Em uma entrevista concedida para a DenfaminicoGamer, o criador da série, Yuji Horii, disse que a ideia de fazer um jogo em estilo mundo aberto foi considerada no começo do desenvolvimento.
Apesar de Dragon Quest XI ter um pouco de jogabilidade em mundo aberto, a progressão é feita de modo linear como é tradicional na série. Você pode conferir os comentários de Horii abaixo:
Bem, primeiro pensamos em aceitar o desafio inédito de fazer o jogo em estilo mundo aberto. The Legend of Zelda: Breath of the Wild teve um grande sucesso com a mesma proposta. E pensar que Dragon Quest teve a mesma ideia inicialmente.
Ah, o novo Zelda foi divertido. Os jogos que estive vidrado nos últimos anos foram Candy Crush e este Zelda [risadas].
Porém, levando em conta que este seria o trigésimo aniversário de Dragon Quest, decidimos que, devido às estórias lineares que criamos, o conceito de mundo aberto poderia acabar interferindo nisso, então abandonamos a ideia.
Jogos de mundo aberto oferecem bastante liberdade, mas eles podem acabar sendo uma faca de dois gumes. Pode ser difícil para alguns jogadores saberem o que fazer a seguir. E eu também acredito que seja difícil criar um fluxo para uma grande estória num mundo que te deixa ir para qualquer lugar desde o começo.
Discussion about this post