Shin Megami Tensei V Vengeance é uma atualização típica que a Atlus faz para seus jogos mais populares e inclui uma nova história, mais conteúdo e várias melhorias que, essencialmente, tornam a versão original obsoleta. Aqueles que gostaram da versão original provavelmente vão adorar Vengeance e, de maneira similar, aqueles que detestaram o jogo original também não irão mudar de opinião com Vengeance. Pessoas que ficaram em cima do muro e que queriam que SMT V fosse um jogo melhor, meu caso, podem dar uma chance adicional a nova versão.
Ao iniciar o jogo é possível escolher entre o Cânone da Criação e o Cânone da Vingança. O Cânone da Criação é a história original de SMT V e é possível aproveitá-la com as várias melhorias mecânicas e novas conveniências de Vengeance. O Cânone da Vingança é um novo cenário que envolve uma nova personagem e um novo grupo de inimigos que alteram o curso normal da história de maneiras bem inesperadas. Em termos de narrativa, é semelhante à Shin Megami Tensei IV Apocalypse que também utilizou da base da versão original para contar uma nova história.
Recomendação de Compra
Nintendo Switch – Modelo OLED (Branco)
Lançamento: 08/Out/2021
Pessoalmente falando, para aqueles que não jogaram SMT V ou não finalizaram ele, eu recomendo iniciar pelo Cânone da Criação. A narrativa original de SMT V é fraca e, como é comum na série principal de SMT, envolve uma guerra eterna entre as forças da ordem e do caos e as ações do personagem principal determinam a vitória de um dos lados (ou a rejeição de ambos). O foco de um jogo principal SMT é na exploração de calabouços e SMT V não é diferente nesse ponto, portanto, não espere uma história complexa e intrigante como em outras subséries.
No aspecto narrativo, o Cânone da Vingança é mais interessante que a história original e ele começa a divergir da história original logo no seu início. Acompanhar essas divergências e as consequências tornaram minha experiência com o Cânone da Vingança mais interessante e por isso minha recomendação de iniciar pela rota mais fraca. Aqueles que já fecharam e conhecem SMT V devem iniciar diretamente com o Cânone da Vingança e considerando que cada Cânone tem cerca de 80 horas de jogo, é bastante conteúdo nesse pacote.
SMT VV continua com a tradição da série principal de serem Dungeon RPGs, ou seja, grande parte do tempo de jogo é focado em explorar calabouços, encontrar tesouros, batalhar e melhorar sua equipe de demônios, sendo que outras atividades e até mesmo a história tomam um papel secundário. SMT VV, em especial, tem algumas características interessantes em sua exploração de calabouços. Ao invés de termos calabouços individuais e com mapas menores e mais limitados, existem regiões consideravelmente grandes para serem exploradas e, em cada uma delas, há uma grande variedade de inimigos, quests da história principal, conteúdo opcional e muito mais.
O uso de grandes regiões também permitiu que o level design fosse mais verticalizado e, de fato, nosso protagonista é capaz de pular e explorar vários cantos que seriam inacessíveis somente caminhando. Há muitos segredos escondidos por meio de colecionáveis e objetivos opcionais e isso torna a exploração de SMT VV um dos pontos mais fortes do jogo. As regiões também foram expandidas em Vengeance pelo uso de trilhos especiais que levam o jogador a regiões novas ou servem como atalhos rápidos pelo mapa.
Essas adições pontuais de Vengeance podem parecer pequenas, mas ajudaram a mitigar muitos dos problemas que tive com o jogo original. Minha experiência com o SMT V foi frustrante por uma série de fatores como, por exemplo, a lenta evolução do personagem e demônios, picos de dificuldade em chefes e perda de progresso por causa de algumas derrotas. O mapa expandido e o maior número de conteúdo opcional em Vengeance faz com que o jogador explore e batalhe mais e isso lhe rende mais experiência e demônios mais fortes. Há o Demon Haunt onde seus demônios te entregam itens, ganham status e habilidades após utilizá-los em batalha por algum tempo, ou seja, uma forma passiva de evoluir as criaturas e até mesmo o próprio protagonista.
Com essas novas formas de crescimento, o jogador se torna mais forte de maneira mais eficiente e os picos de dificuldade não se tornaram tão problemáticos. Uma das grandes adições é poder salvar em qualquer local fazendo com que a perda de progresso não seja tão expressiva. Como mencionado anteriormente, essas pequenas adições tornaram a experiência de SMT V melhor e mais fácil de ser aproveitada, portanto, se você não rejeitou completamente o título original, Vengeance merece uma chance.
O sistema de batalha é de um RPG por turnos e utiliza do Press Turn pelo qual a série é conhecida. Para os que desconhecem, o sistema Press Turn permite que o jogador ou o inimigo ganhe uma ação adicional ao acertar uma fraqueza ou um ataque crítico. Essencialmente, é possível dobrar o número de ações em um único turno e isso faz com que o Press Turn seja um sistema extremamente agressivo e que a situação de batalha pode virar de maneira bastante repentina.
SMT V traz algumas alterações pontuais ao sistema geral do combate e nas características dos demônios, mas ainda é uma experiência bastante semelhante aos títulos anteriores da série. Cada demônio e personagem possui afinidade com determinados tipos de ataque, portanto, é mais difícil criar uma única criatura que ataque com muitos elementos diferentes. Os demônios possuem uma habilidade passiva única e uma habilidade de raça que utiliza magatsuhi, esse último sendo uma energia que é carregada gradativamente de acordo com as ações do jogador. Status negativos são menos punitivos e podem acertar fraquezas e gerar novas ações devido ao Press Turn. Buffs e Debuffs são limitados a dois níveis ao invés de três. Num geral, são alterações que tornam o sistema menos explosivo do que em iterações anteriores e, dependendo da sua perspectiva, também o tornam mais limitado, menos quebrável e também menos interessante.
Apesar de ter muitas melhorias, Vengeance ainda tem uma parte técnica sofrível no Switch. Há algumas regiões que a taxa de frames simplesmente despenca de maneira bastante repentina. Para um DRPG com batalhas constantes, o tempo para se lidar com inimigos simples ainda é longo. A distribuição de algumas sidequests ainda é problemática como, por exemplo, encontrar uma quest lvl 70+ enquanto o jogador está no máximo próximo ao lvl 30. Como havia mencionado, Vengeance mitigou muitos dos problemas do original, mas não necessariamente os eliminou e, dentro de minha perspectiva do gênero, melhorou muito um jogo bom, mas não posso afirmar que tornou SMT V em um excelente DRPG.
Jogo analisado com código fornecido pela Atlus.
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