Após o excelente porte com muitos extras de Breakers Revenge, chega mais um jogo usando a mesma tecnologia. Estamos falando de Rage of the Dragons NEO que, assim como Breakers, era uma alternativa aos The King of Fighters na era de ouro do Neo Geo.
Por isso, já chame seu parceiro(a) de tag e entre no ringue para conferir a análise!
O que já era bom, ficou ainda melhor
Rage of the Dragons já chamava a atenção por diversas razões na época, como a jogabilidade diferenciada, uma estética própria com clima noir-anime e suas músicas mais agitadas.
Recomendação de Compra
Mario & Luigi: Brothership
Lançamento: 7/Nov/2024
Assim como Breakers Collection, ROTD Neo traz inúmeros extras para aumentar o tempo de jogo, com conquistas e novos modos.
Com personagens originais, um sistema de Tag que funciona muito bem e uma atmosfera que consegue ser bem original levando em consideração os diversos jogos do gênero que eram lançados na época, faz da volta deste jogo uma excelente escolha para os amantes de jogos de luta no híbrido da Nintendo.
Gameplay diferenciado
O que mais chama a atenção em Rage of the Dragons NEO continua sendo sua jogabilidade, até mesmo na época em que foi lançado. Além dos quatro botões tradicionais (2 socos e 2 chutes) para a realização de combos, conectando com golpes especiais e supers, também vem com um inovador combo por sequência, realizado ao pressionar os botões de soco e chute fortes (com uma variação aérea alternativa quando pressionado o botão para cima – pulo).
Era diferente de qualquer outro jogo no Neo Geo da época, e trazia uma nova profundidade ao jogo, já que é possível conectar golpes especiais após a conclusão deste ataque.
A esquiva tradicional que já conhecemos em The King of Fighters e outros comandos, como o blowback e especiais em duplas (como vimos em Neo Geo Battle Coliseum) também estão presentes e podem fazer uma diferença enorme durante as brigas, da mesma forma que os Exceeds em SVC Chaos podiam salvar um round.
Assim como Breakers, a uma excelente opção que deveria ser padrão nos portes atuais de games de luta antigos que é a exibição dos golpes de cada lutador nas laterais da tela. Como esses jogos usam um padrão de imagem 4:3, não polui a imagem central onde ocorre a luta. Sem contar que esse é um excelente jogo para você jogar com seu controle de fliperama favorito de Switch, com button mapping completo nas opções.
Excelente porte, mas poderia ter tido melhoras de qualidade de vida
Se tem algo que os jogos de luta do Neo Geo eram conhecidos (e grande parte dos games desse gênero fora da plataforma também) é a dificuldade estrondosa e barata dos últimos chefes.
No porte de SVC Chaos para as novas plataformas, a comunidade pediu alterações, e foi atendida, com continues ilimitados, uma galeria de finais entre outras melhorias, mesmo com o lançamento inicial tentando reter o jogo como era originalmente.
Em ROTD Neo, temos o último chefe Johann que tem um tempo de recuperação em cada golpe completamente injusto. Ter que reduzir muito a dificuldade para vencer, ou ter que se atrelar a movimentos baratos para vencê-lo (como a famosa rasteira para derrubar, aguardar ele levantar, um pouco antes de ele iniciar o golpe pular para o outro lado e repetir o processo – obrigado Justin Wong!) é maçante e tira o fator da diversão para quem busca uma experiência mais orgânica no modo single player.
Para tentar contrapor essa luta completamente injusta, foram adicionadas opções antes de iniciar o modo arcade para facilitar a jornada, como assistência de vida/tempo e até da velocidade do uso de TAG dos personagens, mas isso acaba afetando todas as batalhas até chegar no último chefe, o que remove o progresso orgânico do jogo, no final deixando o jogador com uma experiência muito fácil, ou extremamente frustrante ao chegar no último chefe. Uma balanço nos golpes ou nos níveis de dificuldade disponíveis teria sido mais interessante.
Novos modos e jogo online
Para incrementar ainda mais esse incrível porte, a desenvolvedora incluiu o famoso jukebox para ouvir a trilha sonora e vozes dos personagens e um novo modo simples, porém divertido e desafiador, que aumenta ainda mais o tempo de jogo para os fãs do game: o modo Desafio do Dragão, uma forma de modo sobrevivência com desafios graduais que vão liberando conforme o progresso do jogador. É simples porém muito divertido. Além disso, temos o modo treino e é possível jogar com o último chefe em todos os modos offline do jogo.
O modo online também traz ótimas funcionalidades, como Rollback netcode para dar mais fluidez e menos lag nas partidas online e um sistema de ranqueamento para não deixar o jogador disputar partidas com adversários muito acima do nível do jogador.
Porém, assim como Breakers Collection, é necessário um certo incentivo para fazer os amantes de jogos de luta continuarem jogando contras de forma online nesses portes na plataforma da Nintendo, já que não há crossplay em ROTD Neo. Ainda sim, continua sendo um ótimo jogo tanto para jogadores single player ou contras no local com os amigos.
Discussion about this post