Antes do lançamento oficial do serviço de jogos retrô do Nintendo Switch Online (NSO), havia um plano ambicioso para o que seria conhecido como Switch Virtual Console, com o codinome “Clipper”. O projeto, que começou por volta de 2015, prometia trazer a experiência clássica da Virtual Console de consoles anteriores, mas com um diferencial: oferecer um jogo mensal gratuito para assinantes do NSO.
A informação vazada em e-mails da iQue foi exposta na internet e agora destrinchada pelo Yakumono’s Blog em uma matéria dedicada.
O “Clipper” foi uma colaboração entre iQue, M2 e possivelmente NERD, empresas conhecidas por seus trabalhos anteriores com emuladores e preservação de jogos retrô. O projeto teve um início robusto, com a reutilização de tecnologias como o emulador de NES do 3DS e o emulador de Nintendo 64 do Wii U.
A ideia inicial incluía detalhes interessantes, como:
- Animação retrô autêntica: Ao iniciar um jogo no modo CRT, uma animação de uma TV antiga sendo ligada era exibida, incluindo ruídos e sons gravados dos botões de energia dos modelos Famicom e NES.
- Jogos testados: Uma lista extensa de títulos foi usada nos testes, incluindo clássicos da Nintendo e de terceiros, como Final Fantasy, Mega Man 2 a 6, Ganbare Goemon! e Star Luster.
Funcionalidades planejadas
Entre as funcionalidades pensadas para o Switch Virtual Console estavam:
- Velocidade ajustável dos jogos: Modo lento, normal e rápido, com relatórios de bugs relacionados a essas configurações.
- Netplay com modos inovadores: Ideias para modos online incluíam uma função de “embaralhar” controladores entre até 4 jogadores a cada 30 segundos, acompanhada de mensagens pré-definidas como emojis ou expressões rápidas (“thx”, “sry”, “plz”).
Além disso, o projeto SNES Virtual Console mencionava jogos icônicos, como Street Fighter ZERO 2, com indícios de que a M2 era a principal responsável por essa parte. Para o Nintendo 64, havia um foco nos títulos do Wii U Virtual Console, como Banjo-Kazooie, Blast Corps e Ogre Battle 64, este último com tentativas de corrigir bugs que até mesmo existiam no hardware original.
Recomendação de Compra
Mario & Luigi: Brothership
Lançamento: 7/Nov/2024
O desaparecimento do Clipper
Por volta de maio de 2017, as informações sobre o “Clipper” começaram a desaparecer, coincidindo com a decisão da Nintendo de reformular sua abordagem para jogos clássicos no Switch. Em junho de 2017, a empresa anunciou o “Classic Game Selection”, o embrião do atual Nintendo Switch Online, que oferece uma biblioteca crescente de jogos clássicos para assinantes.
Embora o Switch Virtual Console nunca tenha sido lançado como inicialmente planejado, ele pavimentou o caminho para o serviço retrô do Nintendo Switch Online. Elementos como a inclusão de modos online para jogos clássicos e a curadoria de títulos icônicos permanecem como um legado do projeto “Clipper”. O serviço continua a evoluir, mas a visão inicial para a Virtual Console permanece como um exemplo da atenção da Nintendo aos detalhes e à nostalgia dos jogadores.
A publicação do LuigiBlood em seu blog conta com diversos outros detalhes sobre os planos de emulação e acesso à biblioteca retrô por parte da Nintendo com suas parceiras, confira clicando aqui (em Inglês).
Discussion about this post