Mastodon
Universo Nintendo

Análise Fox n Forests

Se algo pode definir Fox n Forests é que ele é um jogo 2D de plataforma para Super Nintendo rodando no Switch. Resta saber se ele é um bom jogo de Snes ou se fica no caminho.

Ao iniciar a partida o que fica mais claro é que foi utilizado os visuais do SNES. As cores são limitadas e lembram bastante a paleta do console, a resolução fica bem estourada e os pixels ficam bem aparentes. Isso por si só não ficou ruim, mas os baixíssimos quadros de animação para os personagens e inimigos me incomodaram um pouco. O personagem ao se abaixar usa 1 ou 2 quadros de animação. Mesmo o jogo aparentemente rodando a uma taxa estável de FPS como esse característica fica tudo meio travado.

A jogabilidade é bem fluida e rápida e na maior parte do tempo você vai gostar dela, o que acontece é que algumas habilidades básicas devem ser pegas ao longo do tempo e isso claramente faz falta. A sensação que essas habilidades deviam estar no personagem desde o começo é evidente, como atacar depois de dar pulo duplo.

Algo que é a principal mecânica é a possibilidade de trocar as estacões do tempo durante a partida, isso ocorre para alterar elementos da fase e abrir novos caminhos ou criar plataformas. Esse elemento é bem intuitivo uma vez que cada fase usa 2 estações por vez, ou seja, ao alterar a estação a mudança vai ser logo para a correta.

Um pequeno defeito dessa mecânica é que ao apertar o botão tem uma pequena demora com uma animação para trocar de estação e por isso a troca não pode ser utilizada enquanto o personagem pula. Sempre há uma estação principal e uma outra estação que gasta magia enquanto você permanece nela. O curioso é que logo no inicio já é requerido ao jogador que ele volte para estação secundaria depois de pular e isso não é intuitivo já que a mudança da estação principal para secundária não pode ser feita pulando.

No geral a arte é bonita e bem feita, mas se eu fosse comparar com um jogo de SNES eu diria que é um jogo com visual razoável, principalmente devido aos baixos quadros de animação.

As musicas foram bem curiosas uma vez que sempre que escutava uma musica nova eu lembrava do inicio de outro jogo, isso ficou bem claro logo na primeira musica. Uma vez que a própria produtora define Fox n Forests como um jogo 16-bits, acredito que as musicas são homenagens e muitas delas são bem bacanas e eu consegui identificar pelo menos 4 jogos que inspiraram o compositor. No geral são bem agradáveis e saudosistas.

Acontece que tudo não fica somente no plataforma 2D uma vez que o jogo tenta inserir um elemento Metroid e é ai onde ele se perde. Você vai precisar encontrar sementes obrigatoriamente nas fases e para achar essas sementes você deve adquirir novos poderes e armas, isso mata o jogo. Não estou reclamando do elemento Metroid, estou reclamando que você vai precisar voltar nas fases varias vezes(dependendo da fase) para achar essas benditas sementes para continuar o jogo. Se isso fosse um elemento adicional seria muito melhor, mas como é obrigatório, logo depois da terceira fase você já se encontra travado e precisa voltar e pegar as sementes.

A historia é daquelas bem fracas e realmente eu só li tudo por causa da análise, jogando normalmente eu provavelmente teria pulado tudo o mais rápido possível. O personagem principal tem uma personalidade chatíssima e não tem qualquer motivo para continuar a ajudar o bosque a se recuperar. Alguns personagens as vezes tem umas falas bem curiosas como o guaxinim que é o ponto de checkpoint. Ele fica com uma placa e se você pagar uma certa quantia ele salva o seu progresso. Curiosamente ele sempre tentar quebrar a quarta parede falando coisas curiosas(não vou dizer para não estragar) e muitas vezes é bem legal.

Fox n Forests tem uma boa jogabilidade com musicas bacanas, mas perdeu uma grande oportunidade quando decidiu forçar o jogador a repetir varias vezes as fases. Se fosse pra responder diretamente a um amigo sobre Fox n Forests eu diria que é um daqueles jogos de SNES que ninguém jogou, mas é legal e passar uma tarde curtindo ele ia ser divertido. Se alguém quer saber qual a resposta pra pergunta do inicio do texto… ele fica no meio do caminho.

Eu recomendo o jogo para os fãs de plataforma 2D e para os complecionistas que não vão se incomodar de voltar varias vezes a mesma fase.

O jogo foi gentilmente concedido pela Bonus Level Entertainment para esta análise.
(The game was kindly granted by Bonus Level Entertainment for this review.)
você pode gostar também
Comentários