Mastodon
Universo Nintendo

Análise: Everspace

Everspace é um shooter espacial previamente lançado para PC, PS4 e XONE e que chegou ao Nintendo Switch em Dezembro de 2018. Foi produzido e distribuído pela Rockfish Games.

Everspace se destaca pelo belo visual no Nintendo Switch, tanto no dock quanto no portátil e não fica muita coisa atrás das demais versões. Há sim falta de polimento visível principalmente na TV, mas nada que incomode muito e deve agradar a maioria. Mas o que pessoalmente, mais me incomodou, foram as explosões dignas de Nintendo 64, foras alguns serrilhados que são bem aparentes.

O game apresenta uma jogabilidade leve e bem fluída, com controles bem precisos. O que talvez possa passar a impressão de que o jogo seja fácil, o que não é nem de longe. A começar que o estilo do game é o famoso “roguelike” onde se você morre, volta do início. Porém, a cada vez jogada, você mantém o dinheiro ganho e compra upgrades para sua nave ou até mesmo outras naves. E mesmo que exista um modo “Easy”, o game ainda se mostra bem difícil. Se olharmos de uma forma linear e se conseguíssemos passar os estágios na primeira tentativa, o jogo seria um tanto quanto curto, mas a necessidade de jogar várias e várias vezes faz com que o game dure muitas e muitas horas no melhor estilo roguelike.

Voltar do início até faz sentido para a história, que é cheia de controvérsias e sempre aparecem coisas novas a cada partida jogada. O game possui sim um final, mas mesmo após o término, uma coisa ou outra ainda deve aparecer. Podemos dizer que cada “capítulo” do game é mostrado a cada estágio novo alcançado pela primeira vez, mas ainda assim é uma história totalmente esquecível e que tem como uma única proposta de justificar o que o jogador está fazendo. Há ainda um sistema de consquistas in-game que oferece mais desafios ao jogador. Na versão de Switch do game, já temos incluso a DLC lançada ao jogo base, do PC.

O combate espacial é muito bem feito e alterna entre tiros e perseguições, viagens pelos buracos de minhoca e muita exploração. A inteligência artificial bem trabalhada garante que você se estresse por morrer muitas vezes no começo e outras depois de passar pelo seu recorde. Com recursos explorados, é possível realizar trocas com naves cargueiras que aparecem aleatoriamente pelo mapa ou até mesmo consertar sua nave, ou parte dela. Para quem gosta de customização na nave, ficará feliz por aqui, já que o título apresenta variadas customizações na nave.

O jogo foi gentilmente concedido pela Rockfish Games para esta análise.
(The game was kindly granted by Rockfish Games for this review.)
você pode gostar também
Comentários