A desenvolvedora Game Freak por anos se tem se focado principalmente no desenvolvimento de jogos da franquia Pokémon junto à Creatures Inc. e a The Pokémon Company. Porém, o estúdio recentemente iniciou trabalho com outras IPs, como HarmoKnight, Pocket Card, Jockey, Giga Wrecker Alt e seu atual projeto Town.
Giga Wrecker Alt teve seu desenvolvimento efetuado pela segunda equipe da Game Freak, cujo tem como objetivo trabalhar em títulos originais. De acordo com o programador e diretor Masayuki Onoue, a equipe de produção do “Gear Project” (Projeto de Engrenagem) está sendo priorizada — até “mais que Pokémon de forma geral”.
Em entrevista ao site VGC, Onoue comentou:
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Há duas equipes de produção diferentes aqui, simplesmente nomeadas Equipe de Produção 1 e Equipe de Produção 2. A Equipe 1 é totalmente dedicada ao Projeto de Engrenagem, enquanto a Equipe 2 é para a operação de Pokémon. O que isso significa é que a Game Freak como uma empresa está priorizando o Projeto de Engrenagem, que é a equipe de produção número um, mais do que os Pokémon em geral. Estamos sempre tentando criar algo que seja igualmente empolgante ou mais emocionante que Pokémon.
Há muitas idas e vindas entre o Time 1 e o Time 2. Uma das coisas interessantes é que o Time 2, dedicado a Pokémon, só conhece plataformas específicas. Assim, com a Equipe 2, os engenheiros podem aprender sobre outras plataformas que talvez não tenham tocado antes. Ao misturar as equipes, podemos criar essa sinergia interessante.
Onoue comentou posteriormente sobre como foi possível ele ter trabalhado como diretor em Giga Wrecker Alt. e como foi um “refrescante” sair da posição de apenas um programador dos jogos Pokémon:
Sim, foi uma experiência totalmente refrescante quando mudei de Pokémon para Giga Wrecker. É como uma mudança de paradigma. Quando você é um programador trabalhando em Pokémon, você é um dos muitos programadores. No entanto, como diretor do Giga Wrecker, a experiência abriu meus olhos para os outros aspectos da criação de jogos, até os usuários que jogam o jogo.
É muito difícil esperar que um programador tenha esse tipo de perspectiva, mas como diretor aprendi a tornar o jogo mais atraente e acessível aos jogadores, além de aspectos de marketing também. O Projeto Engrenagem me ajudou a ser mais criativo. Eu já vi todo o processo de criação até o marketing e a venda do jogo para os jogadores. Agora posso trazer esse conhecimento de volta ao time Pokémon e tentar criar algo diferente para Pokémon. É uma boa sinergia entre oProjeto Engrenagem e a criação de Pokémon. OProjeto Engrenagem me ajudou a ser mais criativo… Agora posso trazer esse conhecimento de volta para o time Pokémon e tentar criar algo diferente para Pokémon.
Por fim, Onoue falou sobre os planos da Game Freak para 2019, juntamente com a nova divisão R&D que ajudou na eficiência de produção da companhia:
2019 será muito empolgante, especialmente após os títulos Pikachu Let’s Go, que nos permitiram começar a considerar seriamente o Nintendo Switch como plataforma. Esse foi um marco muito importante para nós antes de passar para o próximo passo. Em termos do número de títulos que estamos lançando este ano, isso aconteceu por coincidência. Não é como se estivéssemos tentando montar tudo em 2019 — aconteceu. “
A R&D é uma divisão recém-criada que está criando a biblioteca básica, que costumava ser criada toda vez que fazíamos um projeto. Isso ajuda a eficiência de nossa produção com certeza. Além disso, estamos analisando o que está acontecendo no futuro, do ponto de vista técnico, e isso é algo que nunca tivemos antes. Eu acho que a divisão de R&D certamente contribuirá para o futuro da Game Freak.
Town é um título de RPG em desenvolvimento pela Game Freak exclusivo do Nintendo Switch agendado para chegar em 2019. A companhia também trabalha paralelamente em Pokémon Sword e Pokémon Shield, novos títulos da franquia principal de Pokémon com lançamento previsto para chegar mundialmente até o fim de 2019 no Nintendo Switch.
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