Mastodon
Universo Nintendo

Análise: Overwatch

Overwatch teve seu lançamento original em 2016 e foi um grande sucesso em todas as plataformas, 3 anos depois o game chega ao Nintendo Switch. O game foi desenvolvido e distribuído pela Blizzard.

Overwatch no Switch é exatamente o mesmo jogo das outras plataformas, mas tem suas peculiaridades. A começar pelo gráfico, que está bem bonito no Switch, é perceptível a perda de qualidade de algumas texturas, mas que é normal e ficou bem aceitável. Apesar da pequena perda de qualidade gráfica, outros aspectos como qualidade sonora, iluminação, jogabilidade e fluidez do game se mantém praticamente iguais comparado às outras plataformas. Tanto no modo portátil quanto no dock, o jogo roda com muita fluidez, mas joguei 90% no modo dock por ser mais confortável para esse tipo de jogo no meu ponto de vista. O único ponto que queria ressaltar aqui é que as vezes demora para o nosso personagem carregar, por exemplo, quando escolho o Soldado 76, a arma dele demora cerca de 5 segundos para aparecer, até que incomoda, mas não tem influência quando a partida está rolando (mesmo que a jogada da partida as vezes saia muito bugada).

Outro ponto importante é o controle a ser usado. Os joycons são ótimos controles na maioria dos jogos, mas Overwatch não é um deles, senti uma certa dificuldade com a mira no joycon, principalmente por ele ser muito pequeno e em um jogo como Overwatch, onde tudo é muito rápido, perda de precisão pode ser algo frustrante, mas vale lembrar que isso vai variar de pessoa para pessoa e pode ser que você não veja mal em usar o joycon. Ainda assim, eu recomendo o uso de um Pro Controller.

Mas o verdadeiro problema de Overwatch no console da Nintendo está no que fez o jogo ser tão popular, o modo online. A começar pela grande demora em achar uma partida em qualquer uma das classes que você queira jogar, mas principalmente na classe Assalto. Verdade também que essa demora costuma variar dependendo do horário em que você pretende jogar, algumas vezes são apenas 2 ou 3 minutos (o que já é muito), mas normalmente demora entre 5 a 8 minutos. Em horários pouco movimentados no servidor, isso pode chegar a 15 minutos e um relato meu é de uma madrugada de sábado para domingo onde cheguei a esperar 23 minutos para poder jogar uma simples partida.

Fora toda essa demora, não é raro você sofrer com lags ou o game achar uma partida, alguém desistir e sair, o game não encontra ninguém para o lugar e depois de algum tempo retornamos ao menu principal para esperar tudo mais uma vez, o que é bem frustrante, já que estamos tratando de um jogo quase que totalmente online e que deveria ser algo bem mais rápido e dinâmico. Todos esses problemas podem ser corrigidos no futuro, mas com o já anunciado Overwatch 2, isso deve demorar ou até mesmo nem acontecer.

65%
Razoável
  • Final

Overwatch no Switch está decente graficamente falando, pouca perda de textura e com muita fluidez em uma partida. A jogabilidade também se mantém, porém o uso de Pro Controller é o ideal para esse tipo de game. Contudo, o modo online que é a proposta do game é um tanto quanto frustrante, com lags, demoras na procura por uma partida (que pode piorar de acordo com a sua classe) e a clara falta de polimento para o lançamento dessa versão. Ainda assim, quem gosta de partidas online, deve gostar do jogo, mas se você tem outro console, considere a versão do Switch uma opção B.

você pode gostar também
Comentários