Mastodon
Universo Nintendo

Análise – Turnip Boy Commits Tax Evasion

Cometer evasão fiscal nunca foi tão divertido

Turnip Boy Commits Tax Evasion tem um nome engraçado e uma premissa bem similar ao que já estamos acostumados no mundo dos games. Entretanto, por trás de seu visual fofinho e seus personagens até cômicos, existe um lado bem diferente do esperado. Com uma história cheia de segredos obscuros e outras coisas mais doidas, que realmente serve como um exemplo daquele velho ditado; “Nunca julgue um livro por sua capa”.

UM JOVEM NABO EM UM MUNDO CHEIO DE REFERÊNCIAS

 

Evasão fiscal é um crime sério Turnip Boy

Turnip Boy Commits Tax Evasion segue a aventura do protagonista Turnip Boy, um jovem nabo que comete evasão fiscal. Perdendo a sua casa, o herói se torna assistente de Onion, o prefeito do vilarejo, e tem que cumprir uma série de ordens para o político para assim poder pagar o débito enorme que o garoto tem.

E se inicialmente a história realmente parece ser algo simples de ajudar o político e recuperar sua casa. Eventualmente, o que parecia ser apenas uma missão simples de ir recuperar itens aleatórios para o prefeito, acaba revelando certas coisas estranhas sobre aquele mundo bonitinho. Sem dar muitos spoilers, existem muitas revelações da narrativa que vão te deixar surpreso de uma forma inesperada, ou até mesmo um pouco perturbado com as implicações que surgem.

Entretanto, o jogo em si pode ser resumido como um enorme shitposting. Esta obra se baseia bastante em linguagem de internet e na cultura de memes dentro da grande rede de computadores. Existem referências a copypastas famosas, e-girls que querem ganhar dinheiro, gados de garotas e até mesmo uma baita de uma referência ao anime JoJo. Isso mesmo, Turnip Boy Commits Tax Evasion é uma JoJo reference.

KA-KAKYOIN!?

Apesar de ser algo que pode ser visto como engraçado e até render algumas risadas a primeira vez que tais referências foram encontradas. A utilização de memes e piadas da internet significa que o texto do jogo pode ser considerado datado em alguns meses, ou extremamente forçado.

Entretanto, Turnip Boy Commits Tax Evasion também utiliza bastante referências a outros jogos e animes famosos para arrancar sorrisos de fãs. Desde os mais óbvios como Zelda a outros inesperados como Tengen Toppa Gurren Lagann. O protagonista da aventura, Turnip Boy, também é bastante estranho. Mesmo não falando uma palavra, o jovem consegue fazer com que os NPCs tenham reações que são no mínimo bizarras, e ele faz bastante ações que podem ser consideradas coisas de anti heróis ou um vilão.

EXPLORANDO O MUNDO DOIDO DOS VEGETAIS

Cuidado com as lesmas, elas são perigosas!

Turnip Boy Commits Tax Evasion é um jogo de ação 2D bastante similar as aventuras de Link nos anos 90s. Turnip Boy navega por um mundo interligado, enfrenta inimigos utilizando uma espada e ataca em 8 direções diferentes com sua arma. A forma de medir a vida do personagem é até mesmo com corações, além de ser possível aumentá-la encontrando outros, iguais a aventura do herói de Hyrule

Explorar os ambientes resultam em o protagonista encontrar itens que ajudaram a avançar a história, além é claro de bastantes inimigos. Os oponentes são criaturas bem comuns do dia a dia, animais vegetarianos. Isso faz bastante sentido, uma vez que o herói é um vegetal.

Além dos mapas, o jovem nabo também investiga dungeons que são bem diversificados. O mais interessante desses lugares, é que eles são locais abandonados por humanos. Dois exemplos são: Uma casa de fazenda e um bunker de sobrevivência. Entretanto, o jogo em si é bastante linear e a ordem e forma de exploração são bem restritas.

The Cake is a lie....opa jogo errado

Além dos inimigos, Turnip Boy Commits Tax Evasion também oferece bastante quebras cabeças como desafios que você deverá superar. Assim como em Zelda, a maior parte desses enigmas requer o uso de um item para ser completado, entretanto, só existe uma solução para eles, o que pode atrapalhar aqueles que gostam de procurar mil e uma formas de resolver tais charadas.

O jogo oferece uma boa variação entre combate e quebra cabeças, ajudando assim a dar uma variedade. Entretanto, tais elementos não são difíceis e podem ser superados sem muitos problemas. Nem mesmo os chefes causam dor de cabeça ao jogador, muitos são apenas inimigos normais só que maiores.

BONITINHO POR FORA, ESQUISITO POR DENTRO

Heh, nothing personal, kid

Turnip Boy Commits Tax Evasion é um jogo bem bonitinho e  utiliza um bom estilo de arte que é charmoso. Os personagens realmente parecem ser criados para um jogo que será jogado por crianças, e podemos notar isso graças a suas aparências e nomes bem simples. Contudo, o visual é apenas uma distração da verdade de que este jogo tem muita coisa “errada”.

Os cenários são bem simples e possuem uma boa variedade, mostrando que existe um mundo até que se aproxima da nossa realidade. Contudo, existe uma falta de locais memoráveis ou que incentivem a exploração do jogador. O jogo em si pouco incentiva que você saia do seu caminho para procurar por segredos.

A trilha sonora do jogo também é bastante interessante, apresentando uma boa variedade de estilos musicais. Entretanto, os efeitos sonoros são bastante esquisitos para um jogo com uma aparência tão fofinha quanto este. O protagonista não fala, mas ele arrota sempre que pega corações para recuperar vida e alguns inimigos chegam a gritar como se estivessem com muita dor, realmente bizarro.

COMETENDO EVASÃO FISCAL DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA

Uma das copypastas mais famosas da Internet dá as caras aqui

Turnip Boy Commits Tax Evasion é um jogo bastante divertido que é recomendado a qualquer fã de jogos no melhor estilo dos Zeldas em 2D. Ele é uma experiência bem simples e curta, e oferece um bom momento de distração entre obras bem maiores e mais complexas. Este jogo inteiro é como uma coleção de memes ambulantes que serve para te distrair após um dia longo e entediante e se você realmente jogá-lo dessa forma, irá se divertir bastante.

Contudo, as implicações mais obscuras e morais levantadas pela história são capazes de fazer com que você fique curioso – e talvez perturbado – com este jogo. Infelizmente, a aventura é bastante curta e isso significa, pouca explicação para os mistérios que surgem durante sua jornada.

O jogo é divertido e conseguiu arrancar algumas risadas de mim. Contudo, sua curta duração e dificuldade extremamente fácil, pode acabar desapontando aqueles que gostariam de jogar algo mais sério com esse estilo de jogabilidade. Entretanto, Turnip Boy Commits Tax Evasion ainda é uma boa experiência e é bastante divertido, então se você tiver algum dinheiro sobrando de suas compras, pegue-o em alguma promoção.

Análise feita com cópia digital gentilmente cedida pela Graffiti Games.

Turnip Boy Commits Tax Evasion
Turnip Boy Commits Tax Evasion
Veredito
Turnip Boy Commits Tax Evasion é um divertido jogo com uma premissa engraçada. Ele é perfeito para uma distração rápida.
Prós
Bons gráficos
Bastante humor
Jogabilidade simples
Contras
Jogo bastante curto
Dificuldade é quase 0
Humor de internet pode ser considerado datado
7.5
Divertido
você pode gostar também
Comentários