Mastodon
Universo Nintendo

Análise – New Pokémon Snap

Um passeio fantástico no Mundo Pokémon

Todos nós estamos familiarizados com a franquia Pokémon, o sonho de completar uma Pokédex, desafiar a Liga Pokémon e enfim se tornar um mestre. Pokémon Snap (N64, 1998) apresentou aos jogadores uma nova forma de conhecer e explorar esse universo fantástico: pesquisar, fotografar e catalogar o comportamento de Pokémon selvagens em seu habitat natural, uma proposta singular e amada pelos fãs – inclusive eu.

New Pokémon Snap chegou ao Switch no final de Abril com o dever de apresentar essa proposta fantástica para a nova geração de jogadores, aliando-se a visuais impressionantes e uma diversidade de Pokémon muito superior. Em minha opinião New Pokémon Snap cumpriu esse papel com louvor.

Gostaria de começar essa análise ressaltando que esse título é um presente para os fãs, uma experiência muito relaxante e completa. O jogo se passa na região de Lental, uma região com biomas e ecossistemas diversos, que está muito bem representada no Switch, com gráficos e uma experiência extremamente agradáveis.

A jogabilidade do título é muito boa, apresentando uma performance consistente e controles precisos, ideais para a exploração. O controle do personagem, da câmera e do zoom são bem feitos e ajudam muito a explorar o cenário. Tudo isso garante uma experiência fluida e sem engasgos, algo que eu considero fundamental.

A beleza da região e dos Pokémon são um motivo a mais para fazermos os cliques, completar a Photodex e explorarmos as trilhas, esses elementos funcionam como um convite para que descubramos tudo o que Lental tem a nos oferecer.  Além da ambientação fantástica e dos Pokémon, o título também nos fornece algumas possibilidades para a exploração e ferramentas para tanto, como as frutas fluffruits, uma ferramenta de scan, música e também as Illumina Orbs. 

Cada uma dessas ferramentas ajudam a engatilhar certos comportamentos nos Pokémon, possibilitando cliques inéditos e interessantes. As mecânicas de interação com os Pokémon são, com total certeza, um ponto de sucesso para o título, permitindo experiências únicas tanto com os Pokémon quanto com os cenários. 

A exploração dos níveis se dá por trilhas pré-determinadas, mas é possível descobrir trilhas secretas ou alternativas por meio do uso de suas ferramentas, adicionando novas possibilidades únicas para trilhas conhecidas. Muitas vezes uma trilha previamente conhecida pode mudar totalmente dependendo das ações do jogador, como realizar um scan em alguma bifurcação ou atirar uma Illumina Orb em um Pokémon específico.

Falando em coisas únicas, temos as Illumina Orbs, itens relacionados a um fenômeno único da região de Lental: os Pokémon Illumina.

Os Pokémon Illumina são Pokémon que brilham naturalmente, atirar uma Illumina Orb em algum Pokémon selvagem permite fazê-lo brilhar e desencadeia um comportamento único em certas espécies, remetendo aos Pokémon Illumina. Esse fenômeno adiciona ainda mais beleza para o título e possibilita fotos ainda mais agradáveis e completas, além de compor o grande mistério de Lental: a própria existência de tais Pokémon.

Além de toda a beleza e a experiência única de observar Pokémon selvagens em seu habitat natural, New Pokémon Snap ainda nos presenteia com a investigação sobre o fenômeno dos Illumina Pokémon. O professor Mirror, além de avaliar suas fotos e seu desempenho, lhe dá a tarefa de pesquisar e investigar a existência desses Pokémon.

Não tecerei muitos comentários sobre o desenrolar do jogo para permitir que todos tenham uma experiência tão agradável quanto a que tive ao jogar este grande título, mas digo que o desenrolar da história é muito agradável e vai bem com a proposta do jogo: uma experiência agradável, relaxante e revigorante.

Como disse anteriormente, o título nos permite explorar cenários e locais diferentes durante as aventuras fotográficas, e nossa capacidade de explorar novos cantos e experiências está ligada ao Research Level. 

Esse indicador deriva da avaliação do Professor Mirror, que clasifica as fotos segundo um ranking de estrelas – quanto mais rara a foto, maior o número de estrelas- e um sistema de pontos, que avalia a foto segundo enquadramento, presença de outros Pokémon e outros parâmetros de fotografia. 

Sua avaliação como pesquisador e fotógrafo é específica para cada nível e para cada período de um nível – boa parte dos níveis apresenta uma versão noturna e diurna com diferentes Pokémon e possibilidades de interação. Quanto melhor a sua avaliação maior a possibilidade de encontrar Pokémon raros e cliques lendários.

Meu maior prazer no jogo foi procurar esses raros momentos que são como pedras preciosas, momentos que devem ser lapidados e aprimorados mirando o ponto perfeito.

Também somos apresentados a um sistema de Requests em que outros fotógrafos e o próprio professor fazem pedidos especiais de fotos. Tais pedidos podem incluir poses específicas ou interações únicas entre Pokémon distintos, o que adiciona um desafio a mais para a vida dos fotógrafos de plantão. Esse sistema apresenta meu único porém em New Pokémon Snap, em alguns casos o request não é tão claro no nível de precisão e a tarefa pode se tornar um pouco confusa.

Além disso, o jogo apresenta um recurso de compartilhamento de fotos online, que permite que compartilhemos nossos trabalhos artísticos com o mundo todo em busca de ‘Sweet! Medals’, que funcionam como likes de uma rede social. Também é possível salvar seus cliques na galeria do Switch para compartilhar em suas próprias redes sociais e com o mundo todo.

É realmente muito legal ver as publicações de outros jogadores e muitas vezes se perguntar “Mas como essa pessoa fez esse clique?” e retornar para um nível ainda não completamente explorado.

As produções artísticas do jogo incluem as fotos e customizações delas, em que podemos utilizar stickers e filtros para modificar alguns cliques e torná-los mais chamativos, fofinhos e engraçados. Quanto mais você explora o jogo e cumpre missões, maior a gama de customizações possíveis e maior a vontade de fazê-las.

Minha experiência geral com o jogo foi a melhor possível, me senti realmente convidado para a exploração e para relaxar enquanto observo Pokémon selvagens. Jogar New Pokémon Snap é um prazer e uma satisfação imensos dignos da franquia Pokémon.

New Pokémon Snap cumpre a sua proposta de maneira espetacular e se consagra como um grande título da franquia Pokémon, sendo um must have para o Switch.

Esta análise foi feita com uma cópia digital gentilmente cedida pela Nintendo.

 

New Pokémon Snap
Veredito
New Pokémon Snap oferece uma experiência relaxante e diferente no Universo Pokémon. Um jogo bem construído, interessante e acolhedor, um grande título para o Nintendo Switch.
Prós
Gráficos
Exploração do ambiente
Variedade de Pokémons
Jogabilidade e performance
Interação com os Pokémon
Contras
Sistema de requests poderia ser mais claro
9.5
Fantástico!
você pode gostar também
Comentários