Mastodon
Universo Nintendo

Artigo | Coelho no Japão – Pokemon Scarlet & Violet já vale a pré-compra? Tudo sobre os games e Teorias até agora

NOVIDADES de “Pokémon Scarlet” e “Pokémon Violet” lançam no dia 18 de Novembro de 2022 e são os mais novos e importantes jogos da maior franquia de entretenimento do mundo.
Dá pra entender que são jogos relevantes para o Nintendo Switch né?
Nesse artigo compilamos tudo o que sabemos sobre o game até agora, pra você já ir se decidindo se é um game pra você ou não, e também ficar por dentro das principais teorias que estão sendo discutidas até aqui.

Achou uma boa? Então vem comigo, e vamos falar de informações OFICIAS !

PARTE 1 – INFOS CONFIRMADAS

 

0- A Mais importante: MULTIPLAYER!

O jogo poderá ser jogado online explorando o mundo livremente em tempo real com 4 pessoas simultaneamente, Cada um precisa do seu próprio Nintendo Switch no entanto! Pode jogar online, ou local. No multiplayer os jogadores vão explorar juntos, batalhar juntos e fazer trocas de Pokémon.

 

Falei em explorar? Sim!

1- Mundo Aberto Enfim.

Pokémon Breath of the Wild? Bom, parece que sim. A primeira grande coisa sobre o jogo e que tem sido utilizado pelo marketing massivamente, é a questão do Open-World. “Pokémon Scarlet” e “Pokémon Violet” serão os primeiros jogos da série com um mundo 100% aberto para explorar !


Muitos jogadores ficaram frustrados por “Pokémon Legends Arceus” ser um jogo com áreas abertas, e não um de fato Open-World; mas agora sim, temos confirmações de sobra reafirmando que a liberdade será um ponto forte nesse jogo.

Com certeza vai ser um jogo pra se viciar loucamente, já que as capturas, as descobertas de novos Pokémon, e tudo mais, não tem mais limitadores, começou a explorar, pode varrer o mapa de cabo à rabo sem parar….e não vamos parar mesmo.

 

2- História não dita progressão.

Em complemento à primeira grande informação, temos agora com o site atualizado a informação de que nem mesmo a história vai ditar o seu caminho. No trailer, podemos ver 4 treinadores se separando, e cada um segue um caminho diferente. Pelo vídeo e informações do site, podemos esperar que de um modo semelhante à jogos como Breath of the Wild, (ou mesmo o brasileiro Unsighted) é o jogador que vai determinar qual a ordem de locais a sua história pessoal vai seguir.

 

Se tratando não só de Pokémon, mas de um RPG, vai ser bem interessante vermos como a história será contada mesmo com o jogador sendo totalmente livre. Os ginásios podem ser feitos em qualquer ordem? Se sim, eles vão usar o nível do jogador como base? Como irão dar prosseguimento à história?
Estamos muito curiosos pra descobrir tudo isso enquanto exploramos a ainda sem nome nova região. E o melhor, não vamos explorar sozinhos !

 

3- Mais perto de um MMO do que nunca. 

Se você era do grupo de pessoas que comentavam “Pokémon tinha que ter um MMO”, você provavelmente fique feliz com o que falaremos, mas se você dizia “queria visitar de modo online o jogo dos meus amigos e interagir lá com ele”, daí você acertou e pode começar a pular.

Foi confirmado que não só 2, mas QUATRO jogadores podem se reunir num só jogo, trocar Pokémon e batalhar também.

Lembra da cena dos 4 jogadores, cada um indo pra um lugar? Pois é exatamente o que estava acontecendo. Então, se você quer ir pra uma rota x enquanto seu amigo vai pra uma rota y, você pode, e daí, vão capturando e trocando os Pokémon que encontrarem.

 

Esse encontro será possível por conexão online, mas conexão local também, ou seja, sem internet, cada um no seu Switch, um abre a sala, e recebe os companheiros.

Resumindo, leve seu Switch na casa dos seus amigos que tenham Pokémon Scarlet e Violet, e não marque horário pois a jogatina vai ser longa.

4- Novos iniciais, lendários e outras boas surpresas.

Nós já estávamos encantados pelo novo trio de iniciais:

-Sprigatito, de Grama.

-Fuecoco, de Fogo.

-Quaxly, de Água.

 

Mas no mais recente trailer, nos foi apresentado a dupla de lendários de capa, Koraidon e Miraidon. A escolha de qual versão comprar não será fácil, os 2 são maravilhosos, e eles tem um design E nome que nos dá um provável indício da história, mas calma, ainda estamos só no que é oficial.

 

Por último, um trio de novos Pokémon selvagens também foi apresentado no segundo trailer:

-Pawmi, do tipo elétrico, e aparentemente é o roedor elétrico da geração.

-Lechonk, um charmoso E cheiroso porquinho, do tipo normal, talvez daqueles primeiros Pokémon encontrados no início do jogo.

-Smoliv, grama/normal, é um Pokémon azeitona também bem carismático.

 

5- Novos personagens trazendo novidades à série.

Pra acompanhar os novos monstrinhos, novos personagens também foram revelados, e eles tem um design e modelagem realmente elogiáveis. Mas mais do que isso, eles acrescentam ao menos alguma inovação à série.

 

Aparentemente, em vez de um rival, que já tem algum tempo, são mais “companheiros de jornada” que acompanham nossa evolução, teremos agora uma amiga que serve como guia, e ao contrário do protagonista, no começo do jogo, ela já é experiente. 

Nemona exibe não só um design mais maduro, reforçando se tratar de alguém com mais experiência que você, mas também uma mecha verde absurda de charmosa. Já amamos essa personagem.

 

Pela primeira vez, teremos 2 professores, um pra cada versão !

-Sada, será sua mentora em Scarlet.

-Turo será o tutor em Violet…. e provavelmente vão fazer muita zuera com seu nome já que…

A ideia de 2 professores também coloca várias perguntas na nossa cabeça. Os 2 tem o mesmo objetivo, que será passado ao jogador? Realizam a mesma pesquisa? Moram no mesmo local? E se não, o jogador começaria em locais diferentes ? As possibilidades são muitas.

Por fim, mais uma vez o design e nome da dupla deixam o mesmo indício sobre a história… 

Que indício é esse? Bom, vamos passar pra parte onde certas coisas não foram oficializadas, mas estão, como dizem “muito na cara”.

 

PARTE 2 – Indícios.

1 – Passado e Futuro.

Tanto a dupla de lendários quanto a de professores nos remetem ao passado e futuro, ou presente e futuro, enfim. E é tão evidente que fica MUITO difícil não imaginar MUITO, vejam só:

-Koraidon e Miraidon, além de Korai ser “tradição” em japonês, e Mirai ser futuro”, o design, principalmente do Miraidon, é completamente futurista tendo até em sua primeira aparição, um foco em sua parte do corpo que lembra uma espécie de propulsor aéreo… Já o Koraidon tem no peito algo mais parecido com uma roda. Meios de transporte do passado (ou presente) e futuro.

 

Os 2 professores escancaram isso também, já que o nome Turo equivale à 2/3 da palavra “Futuro”, e Sada, “Passado”, mas no feminino. Sendo mais específico, “Passado” em português tem SS, mas em espanhol não, então, esses nomes reforçam que algum país latino de idioma espanhol terá muita influência na região do jogo, o que já tinha dica em termos de nome, pelos iniciais (Sprigatito e Fuecoco). 

O design da roupa dos professores confirma de vez que Scarlet será sobre passado, e Violet sobre futuro, no caso, a roda do Koraidon, deve representar o momento em que a roda foi inventada, eliminando a ideia de presente.

 

2- Paradas Pokémon.

Num passado não muito distante, tínhamos uma loja e um centro Pokémon em cada cidade, e daí passamos pra apenas um local onde entramos e podemos curar e comprar.

Aparentemente, agora nem precisamos mais entrar. 

Diversos locais que lembram uma espécie de “centro de conveniências” podem ser vistas ao longo do trailer. Em um dos momentos, podemos ver que esses centros tem 3 ícones, provavelmente compra (azul), cura(vermelho) e troca(verde), então o centro Pokémon está mais prático do que nunca, nem entrar nele precisaremos mais.

 

3- Encontro Surpresa

A talvez primeira informação que pode dividir as pessoas em “gostei e não gostei” é de que as batalhas e captura -aparentemente- voltaram como eram em Sword e Shield, embora com algumas melhorias de Pokémon Arceus, como um misto, não é em tempo real, pelo que vimos existe aquela  tradicional sequência de eventos “parada, close, animação, e daí batalha”. Porém, a ideia de surpreender furtivamente, vinda de Arceus, embora já com algum uso desde OmegaRuby e AlphaSaphira, também está de volta.

 

Podemos ver que o treinador pega Pokémons de surpresa, e segundo informações, alguns efeitos podem ocorrer, como por exemplo o Lechonk que , segundo o site “se for pego de surpresa, avançará em pânico” juntando info do site com o trailer, podemos deduzir que alguma coisa muda na batalha quando iniciada pelo elemento surpresa, no caso do Lechonk, talvez a sua speed aumente…ou no caso do Pawmi “Este Pokémon cauteloso começará a esfregar suas bolas, preparando-se para descarregar um choque elétrico.” pode ser que o Special.Attack aumente. Algo do tipo, mas é certo de que diferença terá.

 

4- Pokémon seguindo
Em todo jogo vamos pedir pra ter Pokémon seguindo, e esse trecho do trailer dá indícios que teremos a tão amada feature. E não só isso, veremos também os Pokémon dos nossos amigos online.

 

5- Ginásios . 

Outra coisa que não podemos afirmar com certeza, mas que aparenta muito ser, é a confirmação dos tradicionais ginásios, devido à locais que se assemelham muito à eles.

Dá pra chutar que se trata de ginásios do tipo grama, fogo e Terra, mas…veremos.

Agora vamos mudar de caráter, de achismo pra viajar um pouquinho mais, em teorias malucas, mas que podem não ser tão malucas assim.

 

PARTE 3 – TEORIAS

1-  Quebra do espaço/tempo.

Bem ao final do trailer, vemos uma espécie de local preenchido de efeitos e uma pokebola surge.

Esse tipo de informação visual lembra outras representações da ficção sobre quebra de espaço/tempo, filmes como “Dr.Estranho” e até mesmo viagens pelo espaço/tempo do Dialga e Palkia.

Será que durante o jogo, passado e futuro vão conversar? Será que teremos uma campanha se passando em duas timelines ao mesmo tempo? Ou os professores são viajantes do tempo, Sada do passado, Turo do Futuro, e eles foram trazidos pelos lendários pra onde você -o presente- está ? Acabamos de ver a GameFreak brincando com viagem no tempo em Pokémon Legends Arceus, então mesmo sendo só uma teoria, fica difícil acreditar que essa dualidade temporal explícita seja só temática pra design.

 

2- Os 3 iniciais.

Assim que é apresentada, Nemona te pergunta: “Are You these Three’s Trainer”. Em seguida temos uma cena de batalha e outra fala, onde ela diz “eu sei que essa é sua primeira batalha, então vamos só nos divertir”, porém, na batalha mostrada, ela não tem um dos 3 iniciais, ela tem o Pawmi, elétrico.

Por mais que todas essas cenas podem ser em momentos diferentes, será que dessa vez, o amigo não fica com outro dos iniciais, e na verdade, a gente fica com os 3 ?
Isso seria muito útil num jogo onde a ordem de progressão é determinada pelo jogador, então como a gente pode ir pra onde a gente quiser, o jogo daria um pokémon pra cada um dos tipos inicias, impedindo que determinada rota fique muito difícil por ter uma predominância do tipo oposto do inicial que a gente escolheu. Pois antes isso era evitado pelo level design linear, agora, eles não tem como prever quem escolheremos e pra onde iremos. Faz sentido, e ter os 3 de cara seria incrível !

 

3- Montarias lendárias.

Em Pokémon Arceus, vimos que os Pokémon serviam como montaria e isso era essencial para a exploração. Se os lendários possuem rodas e propulsores, seria ir muito longe imaginar que Koraidon serviria de montaria, como uma moto, e Miraidon um transporte flutuante?  Talvez um se destacando por velocidade e o outro altura, coisa do tipo.

Bom, se o jogo realmente teve influência de Zelda, uma moto futurista no meio do mato não seria novidade.

 

 

PARTE 5 – QUAIS POKÉMON TERÃO?

Temos 80 Pokémon Confirmados até agora!

 

Com tantas novidades bacanas, realmente “Pokémon Scarlet e Violet” se tornam dignos mais do que nossa curiosidade, mas também nossa atenção.

O jogo tem tudo pra ser o mais ambicioso game da franquia, com a maior interação multiplayer, e se capricharem na ficção de passado e presente, umas das melhores histórias.

 

Ainda temos muito pra saber, qual mecânica de batalha nova, se teremos algum novo tipo, eeveelution, enfim, O jogo chega dia 18 de Novembro, até lá, tem muito chão com muita novidade!

você pode gostar também
Comentários