Mastodon
Universo Nintendo

Análise – Just Dance 2023 Edition

As mudanças e o respiro que a franquia precisava, finalmente chegaram.

O ano de 2022 vai chegando ao fim, mas não sem antes um novo título da franquia de dança mais celebrado por boa parte do público casual que possui um Nintendo Switch ser disponibilizado: Just Dance 2023 Edition. A Ubisoft e seu principal estúdio de Paris (França) trouxeram uma nova versão do jogo anual repleto de novidades – que já eram necessárias – e você confere minha análise do jogo a seguir.

Nota do Redator: Esta análise tem como base a versão 1.0.4 do jogo, então as ressalvas de problemas do lançamento resolvidos serão apenas citados mas não contabilizadas na pontuação final.

A Franquia Just Dance Ganha um Novo Ar

Originalmente lançado para o Nintendo Wii em março de 2012, Just Dance sempre viu muitas evoluções desde sua estreia em consoles Nintendo ao longo dos anos, mas nenhuma delas pode ser comparada ao que presenciei com a chegada de Just Dance 2023 Edition e sua reformulação como uma franquia anual dedicada aos dançarinos de todo o mundo.

Just Dance 2023 EditionAlém de coreografias muito bem elaboradas e da já costumeira (e vasta) trilha sonora com hits de todo o mundo e de várias eras da música, Just Dance 2023 Edition vem com uma proposta diferenciada frente aos seus antecessores, mas também que era um requerimento de alguns anos pela sua base de fãs: deixar de ser um jogo avulso anual para ser tratado como um serviço – recebendo atualizações, temporadas e um pacote de músicas mais robusto em determinados períodos para refletir as paradas musicais dos anos subsequentes.

A Ubisoft absorveu boa parte do feedback da comunidade de dançarinos de todo o mundo e trouxe consigo um último Just Dance anual, oferecendo uma versão base gratuita com a opção de compra da 2023 Edition, que deve seguir ao longo dos próximos anos com expansões como 2024 Edition, etc. Além disso, um outro pedido atendido nessa versão do jogo foi a implementação de um modo multiplayer online para que os jogadores possam dançar com seus amigos e não mais com desconhecidos ao redor do mundo (essa opção ainda existe porém) – avanço que permite uma boa “festa remota” entre amigos.

Jogabilidade

Como em títulos anteriores, não há segredo em se divertir com Just Dance no Nintendo Switch: um Joy-Con para cada jogador ou um smartphone com o aplicativo de controle da franquia e basta selecionar a música / coreografia à gosto. Após a chegada da versão 1.0.4, jogadores da versão para o console da Nintendo conta com vibração dos Joy-Con de acordo com a batida da música e acerto dos chamados “gold moves” – um feedback legal para quem quer uma imersão de leve enquanto coreografa as faixas.

Just Dance 2023 Edition segue a tendência dos jogos mais atuais e também conta com diversas opções de acessibilidade que podem ser alteradas no menu de configurações do jogo. Além disso, o jogador que adquirir a “Edition” do ano correspondente conta com a opção de baixar as músicas na memória do console ou dançá-las via streaming – como acontecia no finado serviço de assinatura Just Dance Unlimited.

Just Dance 2023 EditionAproveitando o gancho do serviço de assinatura, a Ubisoft optou por reestruturá-lo e o renomeou para Just Dance+ a partir desta edição. A assinatura segue com os mesmos meios do antecessor, sendo opções de meses e anual, mas a biblioteca inicial ainda segue reduzida (até a publicação desta análise) com inclusão de músicas das versões anteriores de Just Dance sendo adicionadas semanalmente ao serviço. Para manter “a festa ativa”, a Ubisoft já divulgou um cronograma com seus planos que inclui a vinda de novas temporadas ao longo dos meses com diversa adições de músicas tanto para quem for assinante do Just Dance+ quanto para aqueles que possui o jogo base – uma forma interessante de manter o serviço vivo e convidativo aos jogadores.

Outro destaque que deixo aqui é a interface remodelada e (finalmente) no modo escuro, que traz um ar de renovação e um frescor que a série precisava há algum tempo. Também há uma pequena história que conta a aventura de alguns coaches (instrutores de dança) em um multiverso das danças que é bem legal e trouxe diversas teorias discutidas entre os jogadores conforme as músicas foram sendo completadas, além de uma customização muito mais profunda dos cards de jogadores que aquele sistema anterior dos avatares – incluindo até mesmo comemorações, pontuação e reações para o modo multijogador.

Performance

Quando lançado Just Dance 2023 Edition enfrentou vários problemas que incluíam uma lentidão drástica nos menus, além de quedas na taxa de quadro do jogo não só no Nintendo Switch como em todas as demais versões. Até a data em que estou publicando esta análise, muitos dos bugs foram corrigidos – ainda há espaço para mais polimentos porém, e é o que de fato a companhia promete ao reconhecer as falhas com novas atualizações no futuro.

Just Dance 2023 EditionNo mais Just Dance 2023 Edition é muito bem executado no console da Nintendo durante as músicas, agora que a companhia passou a utilizar a Unity como seu motor gráfico para a base do jogo e coreografias, cenários são muito melhor elaborados e parecem muito mais imersivos também. As expressões faciais dos coaches na tela são um outro show a parte e trazem uma interação bem mais bacana que em jogos anteriores e ao meu ver, decisão acertada da Ubisoft e que deve ser tendência em todas as músicas inéditas daqui em diante.

No modo online para multijogador não enfrentei problemas e o jogo se apresentou muito bem durante as pontuações sendo exibidas em tempo real. Vale o lembrete de que a assinatura do Nintendo Switch Online se faz necessária para usufruir desse modo.


Just Dance 2023 Edition foi gentilmente fornecido pela Ubisoft Brasil para a elaboração desta análise.

Just Dance 2023
Just Dance 2023 Edition
Veredito
Just Dance 2023 Edition traz o frescor que a franquia precisava e uma solução definitiva ao tornar o título anual em serviço. Um jogo obrigatório para os amantes da boa dança e festa entre amigos.
Prós
Boa seleção de músicas
Reformulação do design
Adição do multijogador
Um jogo como serviço contínuo
Contras
Problemas de performance
Poucas músicas na estreia do Just Dance+
8.5
Ótimo
você pode gostar também
Comentários