Em cada década, há alguns animes e mangás que se destacam. Desde os anos 90, temos várias franquias interessantes sendo criadas do outro lado do mundo, e se tem uma série que explodiu em popularidade nos últimos anos, esta é Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba. Alguém teve a ideia de misturar essa série com Mario Party, e fazer um jogo de tabuleiro, mas será que a mistura ficou boa?
[bs-heading title=”Sobre ” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Kimetsu no Yaiba, também conhecido como Demon Slayer, foi originalmente um mangá que saiu entre 2016 e 2020, e se tornou um anime em 2019, cujos episódios continuam saindo. Ele segue a história de Tanjiro e Nezuko, um garoto que quer ser um Matador de Demônios (Demon Slayer) e a irmã caçula, que foi transformada em um.
Além do mangá e do anime, a série tem 3 filmes em animação e outro jogo, além deste que escrevo hoje. Este, Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board!, foi anunciado ainda sem nome em setembro de 2023, e chegou exclusivamente ao Nintendo Switch agora em abril de 2024.
[bs-heading title=”História” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Não tem. É um jogo de tabuleiro que segue os arcos do mangá/anime, mas, de fato, não tem história nenhuma. Se você quiser saber sobre os porquês de cada demônio, cada mapa e quem é quem das personagens, vai ter que ler ou assistir ao material original.
[bs-heading title=”Jogabilidade” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Se você jogou qualquer jogo de Mario Party, vai se sentir em casa aqui. O jogo é amplamente inspirado, com algumas variações interessantes que, para mim, tornam Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! uma variação bem interessante do padrão de jogos de tabuleiro.
Aqui, o dado é de 6 lados, você se move pelas casas, que podem ser de ganhar ou perder moedas, ganhar itens, comprar itens, adicionar uma pessoa como aliada, entre outros, e o objetivo é chegar ao Ponto de Destino, que vai te dar 20 pontinhos de reputação como Matador de Demônios, o equivalente às estrelas aqui. Quem tiver mais reputação ao final da partida, ganha. Ao final de cada turno durante o dia, começa um minigame, que pode ser individual ou em duplas, e eles são vários e divertidos, e de acordo com o desempenho, moedas são dadas. Essas moedas são usadas para comprar itens ou pagar os diversos meios de transporte disponíveis na maioria dos mapas. Seja barco, seja liteira, seja trem, não faltam opções para você se reposicionar.
Mas não é só isso. Isso é o que acontece durante o dia. Ao chegar ao Ponto de Destino, anoitece, a Nezuko se torna apoio de quem estiver em último lugar (adicionando um dado à rolagem e dando itens ou moedas ao final de cada turno), e demônios aparecem, junto com novos tipos de espaços, como espaços de encontros rápidos com demônios ou espaços para alguém (ou alguéns) ser atacado pelo demônio maior do mapa.
O Ponto de Destino durante a noite é onde o demônio maior está, e pode gerar um encontro ou apenas captar sinais do demônio. Em caso de encontro, 30 Pontos de Reputação e um minigame especial de derrotar o demônio. Caso acabe um turno durante a noite, nenhum minigame se inicia. Nezuko só vai embora quando amanhecer de novo, então, é bem comum que quem começou a noite em quarto acabe subindo bastante.
Em diversos pontos, há personagens da série prontinhas para te dar apoio e algum tipo de ajuda. Ao final da quantidade de rodadas definidas, o Mestre vai escolher dois critérios para dar reputação extra, como quem andou o maior número de casas, quem comprou mais itens, quem caiu em mais casas vermelhas ou quem ganhou mais minigames.
Além do modo de jogo de tabuleiro, você também pode jogar diretamente os minigames disponíveis, que vão aumentando conforme você faz partidas, então, jogue o modo normal e libere mais joguinhos.
Também há uma loteria para você ganhar avatares, banners e papéis de parede para seu cartão de jogador, e também skins para as personagens disponíveis.
Falando nelas, estão disponíveis Tanjiro, Zenitsu, Inosuke e os nove Hashiras, além da Nezuko, já citada como suporte (porque ela não pode ficar fora da caixa durante o dia, então, ela só vem à noite). Faltam personagens femininas, mas é uma situação que é real na história original também.
As lutas contra os demônios maiores são muito bem-feitas e lembram muito bem as lutas contra eles no anime, então, é um ponto extremamente positivo.
[bs-heading title=”Parte Técnica” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! é um jogo exclusivo para o Nintendo Switch, e como tal, o trabalho foi bem-feito. Parabéns à Aniplex pelo ótimo trabalho aqui. Você pode jogar tanto com o controle quanto com os joycons, tanto usando o apoio de botões quanto com movimento.
Os inputs são bem aceitos, e no geral, o tempo de resposta é perfeito. Seja nos minigames, seja nas lutas contra os demônios, será bem raro errar um movimento por causa do controle.
Se tem algo que poderia melhorar é a fluidez do jogo. A inteligência artificial de NPCs aumenta nos minigames, mas não dentro do jogo do tabuleiro, o que às vezes faz com que todo mundo fique num ciclo incessante que não vira dia ou noite, porque quem não é pessoa controlando às vezes se esquece de qual é o objetivo. Além disso, não há forma de pular algumas animações, e enquanto elas são muito lindas, chega uma hora que cansam.
As partidas são de quatro pessoas, e além de NPCs, você também pode jogar com pessoas ao seu lado, ou com pessoas que tenham o jogo em seus consoles, seja localmente, seja online.
Os sons são fiéis, e a dublagem é um espetáculo à parte. Contando com os dubladores originais do anime, é um exemplo de adaptação de algum universo já existente nesse sentido. Da arte à sonoplastia, passando, claro, pela dublagem, tanto em japonês quanto em inglês, você se sente dentro do anime em vários momentos, e até chega a esquecer que é um jogo de tabuleiro, por causa da atmosfera criada.
Infelizmente, não temos opção de jogar em português, então, não teremos a nossa dublagem primorosa no jogo, mas é um jogo cujo conhecimento do idioma não é tão fundamental assim, embora teria sido bem bacana termos ao menos a opção das escritas em português, ainda que não tivéssemos a dublagem.
[bs-heading title=”Conclusão” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! é uma versão anime de Mario Party, e o trabalho foi muito bem feito. Se você é fã da franquia ou fã de jogos de tabuleiro, e quer testar algo diferente, é uma ótima pedida.
Análise feita com cópia gentilmente cedida pela Sega
Discussion about this post