Já que o nosso mundo está à beira de um colapso ambiental, e nosso país está em chamas, Loddlenaut te dá a oportunidade de fugir para outro planeta e tentar limpá-lo e salvar a vida nativa de lá. Bora para GUP-14
Sobre Loddlenaut
Loddlenaut é um jogo que iniciou como um projeto de Ricardo Escobar e Jin-Young Sohn em 2019, e cujo Kickstarter foi lançado em 2021 e quase 1200 investidores fizeram o jogo atingir mais de 53 mil dólares de investimentos, de um valor necessário de 35 mil. A primeira demo ficou disponível em dezembro de 2022, e a equipe fez parceria com a Whale Dolphin Foundation, e parte das vendas dos jogos são revertidas para a Fundação.
O jogo lançou para PC em novembro do ano passado, e cumpre a promessa de ter versão para o Switch a partir de amanhã, num preço bem camarada.
História
Em Loddlenaut, você assume o papel de um mergulhador não identificado que tem a missão de trazer o planeta GUP-14 de volta à vida, depois que a megacorporação GUPPI, que “produz e vende de tudo de refrigerantes a espaçonaves” fez dele seu lixão particular.
GUP-14 é essencialmente um oceano em mundo aberto que você pode explorar do jeito que quiser, embora haja um guia oferecendo te ajudar pelo processo, se você escolher ligá-lo.
Durante seus mergulhos, você precisa ficar atento ao seu nível de oxigênio enquanto remvove latas, garrafas, equipamentos eletrônicos. microplásticos e lodo de diversas áreas. Você encontra navios afundados que pode transformar em habitats, e as águas turvas precisam ser limpas.
Recomendação de Compra
Super Mario Party Jamboree
Lançamento: 17/Out/2024
No processo, você vai evoluindo e melhorando seus equipamentos de limpeza, sua mochila a jato, seu tanque de oxigênio e outros mais, para tornar sua vida mais fácil, e o processo mais rápido.
Durante sua estada em GUP-14, você vai conhecer Loddles, que são animais parecidos com axolotes e que assumem formas diferentes de acordo com a alimentação, cuidado e habitat. Depois de cuidar e fortalecer seus Loddles, você pode levá-los para passear contigo enquanto limpa novas áreas, ou pode deixá-los habitando áreas que você acabou de limpar, e observar como eles se desenvolvem nelas. No total, são seis biomas diferentes para você explorar.
Complete sua Pokédex de Loddles Loddlepedia, recicle seu lixo para ter materiais para construir e melhorar novos equipamentos, brinquedos para seus loddles ou comidas especiais para eles.
Ao mesmo tempo, você consegue encontrar crachás de funcionários da GUPPI e montar um pouco do quebra-cabeça do que aconteceu em GUP-14 antes de você chegar lá.
A versão do Switch, além da já citada Loddlepedia, traz também a atualização Goddles, que traz três novas cavernas, cada uma com um loddle de mutação genética nova, além de uma gruta especial que traz três Goddles míticos (daí o nome da atualização), e te permite também rastrear lixos no mundo todo, além de expandir seu inventário, adquirir a versão final de todos os equipamentos e, por fim, uma cena final nova.
Todas as atualizações, correções de bugs e expansões atualmente presentes na versão de PC estão presentes nesta versão do jogo.
Não é um jogo muito longo, levando de 5 a 10 horas para ser terminado, dependendo do quanto você estiver curtindo, mas é uma jornada bastante agradável, e extremamente recomendado para autistas de todas as idades; a combinação de cores e sossego é maravilhosa para autorregulação.
Jogabilidade
Loddlenaut é um jogo extremamente casual e confortável que se inspira grandemente em vários jogos antigos, começando pelos Tamagochis clásssicos.
A jogabilidade básica envolve você nadar pelas águas de GUP-14 com sua arma de limpeza, que pode ser usada para sugar lixos soltos no oceano, além de poder limpar lodo usando um raio. Conforme você evolui sua arma de limpeza, pode limpar coisas cada vez maiores e mais complexas.
Você tem sua caverna-base em GUP-14, onde pode reciclar todo o lixo que adquirir nas limpezas, melhorar seus equipamentos, criar novas estruturas, criar Loddles até que atinjam a maturidade e respirar à vontade.
Ao sair da caverna, seu nível de oxigênio começa a cair, e embora você tenha lugares que consiga usar para repor, como plantas que soltam bolhas e aros que você pode espalhar pelo mundo (que também são usados para limpar os Loddles), o oxigênio é a única coisa que pode interromper suas explorações, te mandando de volta para a Caverna quando acaba.
Durante seu passeio oceânico, a mochila das suas costas pode ser melhorada para te impulsionar mais rápido e por mais tempo, e você pode até arrumar uma motinho para rodar nos chãos por aí e limpar mais rapidamente grandes áreas lodosas. O bom é que o jogo não joga tudo de uma vez em você. A cada área nova, quando há a necessidade de algum equipamento específico, ele é liberado. Assim, você só vai ter disponível para fazer as coisas que forem necessárias para uso, não se confundindo com excesso de opções.
O jogo não tem muito segredo: você limpa tudo o que estiver sujo, e quando acabar numa área, vai para a próxima, desbloqueia novos equipamentos e limpa a próxima, e segue assim, até que todas as águas de GUP-14 estejam limpas. A parte mais interessante e diversa é a de alimentar os Loddles diferentes, fazer carinho neles e ver todas as variantes deles que há. Com a adição da Loddlepedia, fica mais fácil saber de quantos você precisa para pegar todos.
Parte Técnica
Loddlenaut é um jogo simples, prático, e que funciona. Parece pouco, mas há muitos ports pro Switch pouco otimizados, mesmo de jogos indie, que fazem o jogo “crashar” e fechar sem aviso prévio. Muitos jogos grandes têm isso, e Loddlenaut, não. Além disso, não observei nenhum momento de lentidão ou queda da taxa de frames, a escolha de gráficos pixelados (que você pode escolher o quanto aumentar a pixelização) foi acertada, porque com as cores e o ambiente, funciona, e é bonita e confortável.
As variedades de Loddles me surpreenderam, porque eu descobri o quão variados podem ser os tipos de bichos inspirados em axolotes, e como eles estão no meu top 3 de animais favoritos, eu fiquei muito contente jogando esse joguinho.
O jogo está disponível em uma porrada de idiomas diferente, e o português é um deles. Diferente de muitos jogos indie que optam por usar tradução automática com edição, Loddlenaut claramente foi traduzido por alguém profissional da área, porque a localização está impecável. Há um ou outro ponto que seria difícil de traduzir por serem coisas intraduzíveis, mas ainda assim, as escolhas feitas foram, no geral, muito boas. Encontrei algumas poucas coisas sem tradução, mas nada que interfira na experiência de alguém que não fala o idioma: qualquer criança alfabetizada consegue saber exatamente o que fazer com os textos de instrução, e qualquer pessoa não alfabetizada consegue ser ensinada facilmente o que fazer, já que tudo é muito prático, visual e coloridamente marcante.
Os sons do ambiente são muito bons, agradáveis e confortáveis sensorialmente, mas a música de elevador que toca durante a jogatina é um pouco cansativa depois de um tempo. Eu optei por desligar a música e continuar com os outros sons ligados, porque são muito satisfatórios.
Conclusão
Loddlenaut foi uma grata surpresa. Apesar de breve, a experiência em GUP-14 é extremamente agradável sensorialmente, e trata de um tema extremamente sério e presente, que é a preservação ambiental, de forma leve e tranquila, com muitos monstrinhos alienígenas bonitinhos para serem encontrados e catalogados.
Análise feita com cópia gentilmente cedida pela Secret Mode
Discussion about this post