Se você sente saudades dos velhos tempos do 3DS, saiba que não está sozinho. Felizmente, a Nintendo tem lançado títulos dessa era recentemente, o que me poupa de comprar um console só para matar a nostalgia. Um dos jogos que mais amei quando adolescente, jogando no sistema portátil da Nintendo, foi definitivamente Luigi’s Mansion: Dark Moon, conhecido no Japão como o segundo na série Luigi’s Mansion – o primeiro foi lançado em 2001. Para quem está chegando com olhos e mente fresca a essa franquia, Luigi’s Mansion é uma jornada em que Luigi vai a várias mansões para capturar fantasmas em nome da ciência, armado com um aspirador de pó sem fio.
A mesma história
Desta vez, Luigi precisa explorar uma série de mansões no Vale Evershade, capturando fantasmas mais uma vez com o aspirador especial Poltergust 5000, inventado por E. Gadd, para restaurar a paz ao local. Secundariamente, Luigi deve coletar pedaços da Dark Moon e capturar o maior fantasma de todos, o King Boo.
Se você não conhece o primeiro game, ele apresentava um mundo semiaberto ao jogador no GameCube (loucura, na época), permitindo explorar toda a mansão para cumprir missões, coletar novos fantasmas e objetos valiosos, além de descobrir novos locais por ali. O terceiro jogo, exclusivo para o Switch, também segue essa mesma lógica, girando em torno de um hotel aberto que não segura sua mão.
Design e estrutura do jogo
Nadando contra a corrente, o segundo jogo reduziu a exploração do mundo devido à natureza portátil do 3DS, apresentando uma estrutura baseada em missões. Você precisa revisitar muitos lugares duas ou até três vezes para descobrir coisas novas. Esse design é uma faca de dois gumes: por um lado, você se sente recompensado ao completar cada missão e tem um pouco de descanso entre elas; por outro, isso quebra totalmente o ritmo do jogo e faz você ver as mesmas coisas novamente com a promessa de “oferecer algo novo naquela sala”.
A vantagem desse raciocínio é que muitas salas são transformadas em algo muito diferente, criando caminhos distintos para você chegar lá, ligando e desligando dispositivos que antes não estavam por ali. O layout e a aparência das salas também mudam, muitas vezes preparando-as para a introdução de um novo chefe naquela área – ou vice-versa, fazendo você derrotar o chefe primeiro para tornar o quarto comum depois.
Além disso, no final de cada mundo, há um chefe para vencer, o que exigirá uma análise do ambiente, já que você usará principalmente o cenário a seu favor.
Upgrades e modos multiplayer
Você também pode desbloquear melhorias ao coletar muitos fantasmas, o que dá mais motivos para explorar a mansão e derrotar os mesmos inimigos repetidamente. Entre essas melhorias estão recursos como maior potência de sucção do aspirador, que permite um segundo nível do botão A para puxar os fantasmas com mais força. Ou outro que faz o medidor de sucção A encher mais rápido, sugando os fantasmas muito mais rapidamente.
Além da campanha principal formatada como missões, há o modo multiplayer online. Lá, você pode se juntar a até mais 3 jogadores para derrotar fantasmas e competir para ver quem encontra a saída primeiro, ou quem encontra mais Polterpups. Infelizmente, esses modos são restritos ao wi-fi local ou online, ao contrário do terceiro game, no qual você pode jogar na mesma tela com outra pessoa sendo o Gooigi.
É o mesmo jogo, só que bem mais bonito
Em geral, a versão HD melhora os gráficos do jogo inteiro, com texturas e efeitos de luz lindos no Switch. No entanto, em termos de conteúdo e recursos de qualidade de vida (como pontos de salvamento no meio da missão), não há nada de novo. É um ótimo jogo com visuais melhores, mas fora isso Luigi’s Mansion 2 HD é basicamente o Dark Moon de 3DS. É legal ver que ao contrário de muitos produtos, esse aqui não removeu nada do game original, como fazem muitas empresas ao relançarem seus jogos sem o modo online que geralmente existia no produto inicialmente lançado – pra não manter servidores ativos. Mas se você não lembra de como era jogar Dark Moon ou nunca sequer teve contato com a franquia, vá fundo porque a diversão é garantida.
Jogo fornecido para análise pela Nintendo.
Discussion about this post