Pokémon Sword e Pokémon Shield inauguram a chegada de uma nova geração de monstrinhos nesse ano, e dentre suas maiores implementações para a franquia é possível citar o livre controle da câmera em 3D pela primeira vez, assim como uma área em 3D aberta de fato, passando a sensação de mundo aberto que boa parte dos RPGs atuais trazem.
Ao jornal Metro, quando questionado sobre as implementações que permitem o controle da câmera de forma livre e uma abordagem de mundo aberto semelhante ao que jogos modernos utilizam, o diretor Shigeru Ohmori comentou:
Eu acho que é justo dizer isso. Quando tentamos fazer grandes mudanças na série, queremos fazê-lo um pouco mais gradualmente. Toda vez que fazemos um novo jogo, queremos mudar a fórmula e fazer coisas novas, mas se você fizer muito de uma só vez, parece que pode não ser um jogo Pokémon.
Por isso, tentamos implementar coisas novas de forma gradual, para tentar satisfazer algumas das solicitações dos fãs para experimentar coisas novas e, se tudo correr bem, incorporaremos isso no futuro. Então, sim, eu acho que você poderia dizer que o Wild Area é a nossa resposta para alguns dos pedidos de uma área mais aberta, e nós vamos continuar a fazer coisas novas gradualmente, à medida que avançamos com a série.
Ohmori foi questionado então, sobre qual grande mudança a Game Freak estava disposta a considerar para Pokémon Sword e Pokémon Shield. Ohmori respondeu com uma observação:
Recomendação de Compra
Final Fantasy I-VI Pixel Remaster Collection
Lançamento: 8/Out/2024
Nós, é claro, na fase conceitual, pensamos em muitas mudanças, possivelmente mais radicais, que poderíamos querer experimentar. Mas muitas delas são apenas idéias na época e acabamos não as incorporando. Mas nos inspiramos no atual ambiente de jogos, jogos que os jogadores modernos desfrutam.
Há muito tempo atrás, por exemplo, era tradicional ter uma câmera para a jogabilidade 2D, com muito mais movimento fixo, mas agora os jogos 3D são a norma e poder circular livremente com a câmera é algo que as pessoas estão acostumadas a ter e somos capazes de incorporar isso e mais.
Então isso realmente volta ao que achamos que os fãs de Pokémon estão realmente ansiosos para tentar e, por exemplo, as batalhas em tempo real — já pensamos nisso antes, mas continuamos, pelo menos para esses jogos, com o sistema baseado em turnos que é o que os fãs de Pokémon gostam mais.
Quando questionado se algumas dessas funções poderiam ser implementadas em algum spin-off, Junichi Masuda encerrou essa parte da conversa aformando que eles possuem muitas ideias, mas que não há nada para anunciar nesse momento.
Discussion about this post