A Nintendo começou a distribuir banimentos para consoles Nintendo Switch 2 cujo donos tenham utilizado o flashcard MIG Switch.
O MIG Switch é um flashcard desenvolvido originalmente para o Nintendo Switch, funcionando como um cartucho que interage com um cartão microSD para armazenar e rodar backups de jogos. Ele emula cartuchos originais, permitindo jogar ROMs sem a necessidade de desbloqueio do console, embora seja frequentemente associado à pirataria. Utiliza componentes que imitam o comportamento de cartuchos oficiais, dificultando sua detecção pela Nintendo, mas seu uso pode resultar em banimentos, especialmente com ROMs piratas, devido à identificação de IDs duplicados.
De acordo com reportes publicados em redes sociais como o X / Twitter e Reddit (2), a Nintendo baniu os consoles de seus serviços online ao detectar que houve uso do flashcard no dispositivo – ainda que tenha sido com backups de jogos cujo usuários possuem em cartucho e tenham feito backup dele (ao invés de se utilizarem de ROMs disponibilizadas na web).
Os usuários afirmam que as Contas Nintendo em si não receberam penalidades, mas que o console acabou expulso dos serviços online da empresa. Também foi dito que essas contas não haviam sido utilizadas com dispositivos desbloqueados, e que pouco depois de uso online ou pedido de download de atualização dos jogos, o banimento aconteceu.
A Nintendo não se pronunciou sobre os acontecimentos, mas deixa claro em seus termos que os usuários que tentam circunver suas medidas de segurança nos seus sistemas estão sujeitos às punições que, dentre elas, está incluído o banimento dos serviços online dela.
Discussões sobre isso post