- 1: Visando o jogo baseado em movimento mais fácil e convidativo do mundo
- 2: Além de 90% de detecção
- 3: Um senso de continuidade
-
4: Brincar com os outros é inerentemente divertido
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Você mencionou que tornou este título mais fácil de usar para os jogadores se divertirem jogando por conta própria. Quais foram os pontos-chave em que você se concentrou nesse processo?
Shimamura: Desde o início, queríamos que os jogadores aproveitassem as partidas online como a principal característica do modo para um jogador. Sentimos que na série Wii Sports, a diversão que você tem jogando sozinho contra oponentes controlados pelo computador não chega nem perto da alegria que você tem ao jogar com outros. É por isso que quisemos superar este desafio com as partidas online desta vez.
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Entendo. Mas acho que algumas pessoas podem pensar que as partidas online são demais para elas. O que você acha disso?
Yamashita: Em primeiro lugar, se você olhar para o design, verá que colocamos a opção de partidas online no topo do menu. Quando você faz um jogo festivo, normalmente pensa que a ordem no menu seria ‘Jogar com a Família’, ‘Jogar com Amigos’, seguido de ‘Jogar Online’. Mas neste título, queríamos nos livrar dessa sensação de estar pronto para ficar online. Portanto, o menu fica assim.
Morii: Não está escrito de tal forma que ‘Jogar online’ seja o foco principal.
Yamashita: Algumas pessoas disseram que ficariam com muito medo de selecionar se dissesse ‘Jogar Online’. Portanto, tentamos garantir que a palavra ‘online’ não se destacasse muito. Afinal, os jogadores podem jogar com alguém em qualquer uma das opções. A única diferença é se é um familiar ou amigo próximo a você ou outra pessoa em algum lugar do mundo.
Com esta formulação, sinto que certamente começaria a jogar online sem ter medo de nada.
Shimamura: Também queríamos que os jogadores gostassem de jogar contra alguém em vez de se concentrarem apenas em vencer em partidas online. Essa ideia sempre foi importante para nós desde o lançamento do Wii Sports em 2006. É frustrante quando você perde. Por isso, criamos como premissa básica criar um jogo que não incomodasse as pessoas que geralmente não jogam quando perdem e que faça os iniciantes sentirem: ‘Acabei com isso’. Estávamos conscientes desse ponto quando criamos um modo online neste título. Você pode ganhar alguns pontos se você ganhar ou perder. Os pontos que você ganha podem ser trocados por itens do jogo, como roupas para companheiros de esportes.
Eu vejo. Há algum elemento de diversão que não é apenas ganhar ou perder.
Morii: Existem muitos itens diferentes, e trabalhamos bastante nessa parte. Ainda estamos trabalhando em novos itens mesmo após o lançamento e lançaremos cerca de 10 itens* em cada atualização semanal durante o primeiro ano após o lançamento, incluindo roupas, selos e títulos. Achamos que os jogadores vão se divertir apenas coletando os itens.
*Observe que as coleções exibidas e o número de dias restantes para obter os itens variam de acordo com o tempo.
Yamashita: No entanto, como alguns jogadores provavelmente gostariam de ver o quanto melhoraram, estamos oferecendo uma ‘Liga Pro’.
Quando os jogadores se acostumarem até certo ponto com as partidas online, eles serão convidados a participar de uma Liga Pro em cada esporte. Oferecemos várias classificações com base em seu nível. Achamos que algumas pessoas ficariam nervosas se vissem as Liga Pros desde o início, então a projetamos de tal forma que os jogadores serão naturalmente guiados a ela assim que atingirem um certo nível.
Shimamura: Além disso, tentamos algo um pouco diferente e incorporamos uma opção para pausar a Liga Pro. Achamos que você não vê esse recurso com frequência em outros jogos.
Pausar? O que isso significa?
Yamashita: Sempre que há vencedores em competições, há tantas pessoas que perdem e se sentem frustradas. Para evitar que os jogadores se sintam pressionados a vencer, criamos uma opção em que eles podem pausar uma Liga Pro e fazer uma pausa. Jogar com os outros deve ser inerentemente divertido. Por exemplo, quando você joga badminton no telhado durante a pausa para o almoço, eu não acho que você levaria muito a sério, ficando feliz por ter ganhado ou desapontado por ter perdido. Portanto, queríamos trazer aquela sensação de diversão que você tem, independentemente de acabar ganhando ou perdendo.
Entendo. Ganhar pode ser uma maneira de aproveitar o jogo, mas você simplesmente quer que os jogadores gostem de jogar online contra outros. Parece que você pode facilmente jogar online em todos os esportes.
Yamashita: Essa é a coisa. Inicialmente, não dissemos que disponibilizaríamos todos os esportes online. Bem, eu queria que isso acontecesse, mas tentei não dizer isso aos membros da nossa equipe. Na verdade, é extremamente difícil disponibilizar um jogo baseado em movimento para jogar online.
Okane: O controle de movimento é bom porque suas ações são refletidas imediatamente na tela. No entanto, um intervalo de tempo seria inevitável para jogar online porque os dados são enviados online. Portanto, esses dois elementos são contraditórios.
Então isso significa que você não poderia aplicar o programa de multiplayer local para multiplayer online?
Yamashita: Por exemplo, no Tênis onde os jogadores jogam lado a lado em um multiplayer local, o programa reconhece se o jogador torce sua raquete – o controle Joy-Con – depois de girá-la, enquanto a bola está voando, e muda a direção do a bola. Os jogadores podem desfrutar de uma resposta suave ao ver a direção da bola mudar à medida que torcem a raquete e experimentam o jogo respondendo imediatamente ao seu movimento ao bater na bola. No entanto, como haveria algum atraso no jogo online, a bola pode já ter chegado ao adversário no momento em que o jogo reconhece que você ‘torceu a raquete’ e tentou mudar o comportamento da bola. É por isso que não podemos usar o mesmo programa.
Okane: Como era difícil para nós aplicar o conhecimento que ganhamos no multiplayer local para obter uma melhor resposta, tivemos que repensar novas formas de detecção de movimento adequadas para partidas online. Além disso, as áreas que precisavam de ajustes eram completamente diferentes para cada esporte. Tornar cada esporte disponível para jogar online deu tanto trabalho quanto criar um novo jogo online. É por isso que eu disse repetidamente como seria difícil tornar todos os esportes jogáveis online.
Shimamura: Lembro que me perguntaram várias vezes ‘O que é mais importante, o controle de movimento ou a experiência online?!’ durante o processo de desenvolvimento. Eu respondi, ‘Ambos…’ sentindo um pouco de desculpas. (Risos)
Entendo. Tais esforços foram feitos para alcançar uma experiência online suave. Você está satisfeito com o resultado?
Okane: Não é ‘perfeito’, então eu ficaria nervoso até ver as reações dos clientes que jogam este jogo. (Risos) Tentamos jogar o jogo dentro da equipe e trabalhamos arduamente até estarmos todos satisfeitos com o nosso trabalho.
Shimamura: As reações ao teste de jogo online que conduzimos antes do lançamento também nos deram confiança.
Pelo que ouvi até agora, aprendi como você se concentra nos controles de movimento e presta muita atenção aos detalhes não apenas no design e no som, mas também no jogo online para fornecer uma experiência suave aos jogadores. Já que todos vocês estão aqui, vamos jogar o jogo juntos agora.
Yamashita: Então, vamos jogar voleibol, que é um desporto recentemente adicionado a este título.
Shimamura: Vamos!
Yokoyama: Argh! Aqui vai!
Okane: Oops…
Vocês estão todos balançando as mãos para bater a bola.
Shimamura: Isso mesmo. Falando nisso, este é um jogo baseado em movimento, mas você pode jogá-lo sentado. Vamos jogar Chambara sentados.
Morii: Bem, vou usar a nova Charge Sword.
Shimamura: Vou usar as espadas gêmeas então… não vou perder!
Morii: Ow!!!!
Shimamura: Ah não!!! Gah!!
Morii: Jogar Chambara depois do Voleibol é um ótimo exercício. (Risos)
Isso é puro esporte. (Risos)
Yamashita: Jogar boliche lado a lado parece a vida real.
Morii: Vamos todos jogar depois de dizer um, dois, três então?
Todos: Um, dois, três!
Uau! Vocês são todos tão bons quanto eu pensava. Bela reposição!
Shimamura: Mais uma vez. Aqui vamos nós! Morii-san, você é muito bom!
Morii: Hehehe…
Eu sinto que estou vendo todos vocês jogarem por trás em uma pista de boliche de verdade. Todos vocês pareciam estar gostando de jogar o jogo de maneira relaxada. Muito obrigado. Por fim, você poderia nos dar alguns comentários sobre como você gostaria que os jogadores aproveitassem este título?
Yamashita: No Wii Sports, recebemos alguns comentários felizes de todas as gerações, como: ‘Meu avô e minha avó jogavam boliche comigo!’ Neste título, ficaria feliz em ver essas pessoas dizendo: ‘Eu me encontrei jogando online’. Seria divertido e interessante se um super jogador que você encontrasse em uma partida de boliche fosse alguém próximo da idade de seu avô ou avó.
Okane: Acho que todos tivemos a impressão de que Wii Sports é um jogo festivo que todos se reúnem para jogar. No entanto, os programadores trabalharam muito neste título para que os clientes também pudessem desfrutar de uma experiência online tranquila. Muitas vezes tivemos que trabalhar em casa durante uma parte significativa do período de desenvolvimento devido à pandemia. No entanto, fomos capazes de desenvolver o jogo com entusiasmo, pensando: ‘Na verdade, é muito divertido jogar juntos em lugares diferentes como este’, e tenho certeza de que todos vão gostar de jogar também. Também temos um ‘Modo de Avaliação’, que permite que você jogue online mesmo que não seja um membro do Nintendo Switch Online, então tente jogar com sua família e amigos.
Morii: Neste título, temos Sportsmates além dos personagens Mii. Esperamos que você tome nota da variedade única e extensa de roupas disponíveis para eles. Além disso, existem algumas áreas onde usamos uma ‘linha única’ como um conceito de design para expressar a sensação de continuidade. Por exemplo, desenhamos a linha da quadra de badminton como uma linha única, e outra linha que deriva dessa linha é ligado ao boliche ao lado. Espero que você goste de procurar outros lugares onde usamos linhas simples.
Yokoyama: Mudando a forma como o som ressoa em cada instalação e pensando em como soaria considerando a localização de cada instalação, nos concentramos em criar o som em detalhes. Como cada rodada de jogo é curta, criamos este título, esperando que os jogadores façam pequenas descobertas cada vez que jogarem. Também queremos que você tenha uma impressão diferente do som cada vez que jogar o jogo de maneiras diferentes. Portanto, seria ótimo se você pudesse ouvi-lo com atenção quando tiver tempo.
Shimamura: Se você tiver uma cópia desse título em casa, você pode facilmente configurá-lo e jogar junto com outras pessoas, mesmo quando tiver convidados. Mas, nesses casos, geralmente há uma lacuna de habilidade entre anfitriões e convidados, porque os anfitriões estão acostumados a jogar. Se os anfitriões levarem o jogo muito a sério, os convidados podem se sentir desconfortáveis. Por outro lado, se os anfitriões pegassem leve com os convidados, os convidados pensariam: ‘Ah, eles não estão me levando a sério’. Quando duas pessoas com uma lacuna em suas habilidades jogam o jogo, tente jogar online juntas e divirta-se cooperando para jogar contra rivais online. Quando seu time vencer, vocês dois ficarão felizes e, mesmo que seu time perca, vocês podem confortar um ao outro. Realmente parece que você está se juntando a alguém e praticando um esporte. Por favor, não tenha medo de jogar online – é divertido!
Muito obrigado pelo seu tempo hoje.
O Nintendo Switch Sports é um jogo exclusivo do Nintendo Switch disponível globalmente.
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