[bs-heading title=”Pergunte ao Desenvolvedor Vol. 7 – Splatoon 3” show_title=”1″ icon=”” title_link=”” heading_color=”#e60012″ heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″ bs-text-color-scheme=”” custom-css-class=”” custom-id=””][/bs-heading]
- Conteúdo pré-gravado de acordo com as diretrizes de saúde e segurança da COVID-19.
- Este artigo foi traduzido do conteúdo original em japonês.
Neste volume do Pergunte ao Desenvolvedor, uma série de entrevistas em que os desenvolvedores da Nintendo transmitem em suas próprias palavras os pensamentos da Nintendo sobre a criação de produtos e os pontos específicos sobre os quais eles são específicos, estamos conversando com os desenvolvedores por trás do Splatoon 3 para o Nintendo Switch, que estreia em 09 de setembro.
- Parte 1: Contracultura
- Parte 2: Incorporando os pontos fortes de cada desenvolvedor no jogo
- Parte 3: A sensação de que existe uma pessoa real
[bs-heading title=”Parte 3: A sensação de que existe uma pessoa real” show_title=”1″ icon=”” title_link=”” heading_color=”#e60012″ heading_style=”t5-s1″ heading_tag=”h3″ bs-text-color-scheme=”” custom-css-class=”” custom-id=””][/bs-heading]
Recomendação de Compra
Sonic x Shadow Generations
Lançamento: 25/Out/2024
Bem, acho que temos uma boa compreensão de que tipo de background o mundo Inkling é construído. Acima de tudo, é uma tentativa interessante de ter mecanismos e tal que permitam conhecer as personalidades dos outros jogadores fora das batalhas online. Agora, vamos falar sobre as batalhas online (4), a principal atração da série. Você poderia nos contar como você abordou o multiplayer online para Splatoon 3?
Sato: Primeiro, vamos falar sobre o lobby, que é a porta de entrada para as partidas online.
(4) Qualquer assinatura do Nintendo Switch Online (vendida separadamente) e Conta Nintendo necessária para os recursos online. Não disponível em todos os países. Acesso à Internet necessário para recursos online. Termos se aplicam. nintendo.com/pt-br/switch-online
O lobby? Isso é antes de você entrar em batalhas online, certo?
Sato: Sim. Este é o lugar onde você se encontra com seus oponentes e companheiros de equipe online. O lobby existia em jogos anteriores, mas desta vez nos esforçamos bastante para que os jogadores possam se divertir mesmo enquanto esperam o início da partida. O lobby é uma instalação repleta de tecnologia de ponta no mundo Inkling, e os jogadores podem vagar livremente por este espaço.
Especialmente, a primeira coisa que gostaríamos que os jogadores experimentassem é o teste. Como o nome sugere, este é um lugar onde os jogadores podem experimentar suas próprias armas, mas também podem esperar pelo oponente enquanto aprimoram suas habilidades de tiro de tinta.
Nogami: Você pode se aquecer antes de entrar em batalhas online.
Sato: Além disso, no lobby, imagens 3D de amigos que você encontra ou jogadores que você conhece serão projetadas como fantasmas. Você pode realmente ver o que eles estão fazendo.
Isso significa que você vê o que os outros jogadores que você encontra estão fazendo, projetados em tempo real?
Sato: Sim. Implementamos esses recursos e mecânicas para tornar o tempo de espera divertido para os jogadores, mas acho que os jogadores poderão sentir a presença de outros ali mesmo, antes mesmo do início da batalha.
Em termos de poder sentir a presença dos outros, havia uma função de desenho até o título anterior, não havia?
Sato: Sim, houve. O primeiro jogo Splatoon exibia ilustrações que os jogadores desenhavam e postavam na caixa de correio do jogo, pois estariam vinculadas à funcionalidade Miiverse (5) no Wii U, e os jogadores podiam ver as mensagens dos outros dessa maneira.
(5) Um serviço de rede implementado no sistema Wii U. Era um serviço comunitário onde os jogadores que jogavam o mesmo jogo podiam ter empatia e interagir uns com os outros através de desenhos e mensagens. Este serviço terminou em 8 de novembro de 2017.
Conversamos sobre como isso era semelhante ao grafite na cultura de rua. Eu acho que se encaixa bem com o mundo Inkling. Assim, dado que Splatoon 2 foi lançado no sistema Nintendo Switch, que não possui a funcionalidade Miiverse, incorporamos uma função específica do jogo para permitir que os jogadores postem suas próprias mensagens manuscritas na caixa de correio.
Da mesma forma em Splatoon 3, os jogadores podem deixar uma mensagem manuscrita na caixa de correio.
Nogami: No sentido de que escreves algo enquanto esperas que alguém o leia, podemos dizer que esta é também uma forma de comunicação entre jogadores.
Sato: Sim, concordo. Afinal, acho que a coisa mais importante aqui para nós é criar um mundo onde os jogadores sintam que existem jogadores reais além deles. A sensação de que “há uma pessoa real por trás desse desenho”. Espero que os jogadores tenham a sensação de que existe uma pessoa real, não uma CPU, do outro lado da tela, e que as ações dos jogadores que jogam o jogo tenham um impacto nas ruas do mundo Inkling. Acho que o armário que mencionamos antes é um exemplo. Alguém de algum lugar cria um armário e ele aparece no armário de outra pessoa. Mesmo sem a função de desenho à mão, você pode ter a sensação de que há alguém por aí que decorou um armário como este olhando dentro do armário.
Uma sensação de que há alguém realmente controlando o personagem do outro lado da tela.
Sato: Sim, isso mesmo. No lobby, existem outras funções como as “notificações”.
Se o seu amigo iniciar uma partida, uma notificação será enviada. Uma vez recebidas, as notificações ficam disponíveis na lista de notificações dos jogadores no jogo. Além disso, fantasmas de seus amigos aparecem no lobby, então os jogadores também podem verificar a notificação conversando com eles. Os jogadores também podem entrar na batalha a partir da notificação que os informa que a batalha começou, por isso é mais fácil jogar online com seus amigos.
Então, agora é mais fácil para os jogadores convidarem uns aos outros?
Sato: Sim, esta função de notificação só pode ser usada entre amigos no momento do lançamento, mas planejamos adicionar uma função para que os jogadores possam enviar notificações para aos seus amigos desconectados em futuras atualizações. Para ser mais específico, mesmo que você não tenha se tornado amigo diretamente, você poderá enviar notificações um ao outro digitando a mesma palavra-chave. Por exemplo, se você reunir outros jogadores usando uma palavra-chave específica nas redes sociais, etc., será possível receber notificações de jogadores que viram a postagem e inseriram a mesma palavra-chave. As notificações não se limitam àquelas enviadas por jogadores com quem você está lutando. Há também funções de relatório de status como “Level up!” ou “Rank up!” Acho que isso pode ser usado para criar uma conexão mais casual entre os jogadores.
Nogami: Seria divertido se palavras-chave como #AfterWorkTurfWarClub ou #UniSquidClub começassem a ser tendência.
Entendo. De fato, em jogos online, você pode se sentir ansioso por ser o único a jogar, se não puder ver outros jogadores se movendo em tempo real.
Nogami: Nesse sentido, acho que a coisa mais empolgante para os jogadores pode ser perceber que muitos outros jogadores estão jogando Splatoon 3 juntos. Só de ir para uma cidade cheia de gente você fica um pouco animado, sabe? Eu acho que é semelhante a esse tipo de sentimento.
Sato: Claro, desde os primeiros dias de desenvolvimento da série, sempre colocamos grande ênfase na criação de uma experiência divertida mesmo quando se joga sozinho, e este jogo não é diferente. No entanto, como culminação da série até agora, pensamos em maneiras de aprimorar o suporte para criar ainda mais diversão ao jogar com outras pessoas. Ou seja, através de vários eventos como o Splatoon Koshien (6) e a Monthly League Battle (7), percebemos que as pessoas acham a experiência de jogar juntos para alcançar um objetivo comum muito mais atraente do que esperávamos. E percebi que a empolgação desses jogadores criaria um efeito cascata e, eventualmente, influenciaria positivamente outros jogadores. Portanto, para este título, nos esforçamos ainda mais para tornar mais fácil jogar junto com amigos e outros jogadores.
(6) Um torneio oficial Splatoon Turf War para determinar o melhor time do Japão. As eliminatórias são realizadas em torneios regionais ou online, e as equipes vencedoras disputam as finais nacionais. Já foi realizado cinco vezes até agora.
(7) Um torneio online mensal para Splatoon 2 realizado no Japão em que equipes de quatro competiram em partidas da Liga em uma data e hora designadas. Realizado até junho de 2022.
Da mesma forma, os Splatfests, que levaram ao tema do mundo para Splatoon 3, também são grandes eventos que atraem muitos jogadores.
Inoue: Muitos dos Splatfests anteriores pareciam shows ao vivo, mas desta vez o tema é “Festival”.
“Festivais?” Para o Japão, são aqueles com vendedores noturnos, certo?
Inoue: Sim. A forma como criamos Splatfests desta vez foi adicionando um toque moderno ao tradicional festival em Splatsville, o local principal deste jogo, que existe há anos. É por isso que os carros alegóricos desfilam pela cidade, mas, ao mesmo tempo, garantimos que a apresentação recrie a energia dos shows ao vivo.
Nogami: Existem algumas regiões que colocam seu coração e alma em festivais, sabe? Para o Japão é como o Festival Danjiri (8) em Kishiwada ou o Festival Gion (9) em Kyoto. Talvez o Carnaval do Rio de Janeiro seja um bom exemplo para o exterior. Da mesma forma, os moradores de Splatsville despejam muita energia em seus festivais.
(8) Um festival realizado na cidade de Kishiwada, Osaka, todos os anos em setembro. Diz-se que se originou no século 18, meados do período Edo, como um festival para rezar por uma boa colheita. O destaque do festival é o dinâmico “Yarimawashi”, no qual grandes carros alegóricos chamados “Danjiri” percorrem ruas e esquinas, mantendo sua velocidade.
(9) Um festival realizado na cidade de Kyoto, Kyoto, que se diz ter se originado no século IX, quando as pessoas carregavam santuários portáteis para reprimir uma praga. Vários rituais são realizados por cerca de um mês a partir de 1º de julho, mas entre eles, a procissão de carros alegóricos “Yamahoko Junko”, que acontece no pré-festival, 17 de julho, e o último festival, 24 de julho, atrai visitantes de todo o mundo. país. É uma das atrações de verão em Kyoto.
Inoue: Desta vez, preparamos algo chamado Sneak Peek, onde os jogadores podem aproveitar o período de preparação até o Splatfest propriamente dito. Como no Festival de Gion, acho que a emoção aumenta aos poucos, à medida que mais decorações aparecem na cidade com lanternas nas ruas e carros alegóricos sendo construídos para se preparar para o evento principal da procissão de Yamahoko Junko. Queríamos expressar esse sentimento no jogo também.
Sato: Essa emoção que você sente à medida que o dia do festival se aproxima cada vez mais. O Festival de Gion é mais famoso pela procissão de flutuadores de Yamahoko Junko, mas na verdade começa em 1º de julho. O Sneak Peek para os Splatfests deste título também começa cerca de uma semana antes do evento principal. No Sneak Peek, os jogadores são divididos em times nos quais votaram, e os resultados do Sneak Peek também se refletem no resultado final do Splatfest. Assim, mesmo para os jogadores que têm planos no dia do Splatfest, será mais fácil para eles participarem do evento.
Eu vejo. Ele foi projetado para que os jogadores possam mergulhar nas vistas e na energia específica dos festivais e também para permitir que mais pessoas participem.
Inoue: A propósito, os três membros do Deep Cut, as personalidades das notícias de Splatsville, são descendentes das famílias que supervisionam o festival de Splatsville há gerações. Eles mesmos amam sua cidade natal e também são muito populares entre os habitantes locais.
Nogami: No dia do Splatfest, o Deep Cut desfilará pelas ruas para animar o festival com sua música. Espero que todos tenham a chance de ver isso no jogo. Com muitos aspectos de vários festivais misturados, é um festival perfeito para a cidade do caos.
A música do Deep Cut também é uma mistura de vários estilos?
Minegishi: Sim. É realmente uma mistura de elementos diferentes – perfeito para uma cidade do caos. Shiver e Frye trazem seus próprios vocais de diferentes culturas para as faixas baseadas em EDM (eletronic dance music) criadas por Big Man, a arraia. Enquanto Frye canta com uma melodia que faz você se sentir como se um deserto estivesse à vista, Shiver canta com riffs e corridas que lembram as pessoas do canto tradicional japonês. E adicionar isso em cima de uma batida no estilo brasileiro… é realmente uma miscelânea.
É animado e divertido de ouvir, mas soa como muito trabalho para quem coloca tudo junto.
Minegishi: Sim. Nosso diretor de som compôs a música, e oh meu Deus… Ele realmente deu tudo o que tinha!
Todos: (risos)
Minegishi: A pessoa que fez os vocais de Shiver é um cantor de canções folclóricas tradicionais japonesas. Frye, por outro lado, foi interpretado por um cantor e compositor com experiência em jazz.
Entendi. É interessante que pessoas com habilidades que parecem totalmente não relacionadas umas com as outras estejam se unindo para criar uma peça musical.
Minegishi: Com o tema do caos, sinto que mesmo esses tipos de combinações aparentemente estranhas se encaixam perfeitamente no jogo. Esperamos que mais pessoas aproveitem o jogo enquanto sentem as vibrações do festival e esse mundo caótico.
Nogami: Seria ótimo se os jogadores convidassem sua família ou amigos para experimentarem juntos e se juntarem casualmente ao mundo Splatoon através de eventos como os Splatfests.
Splatoon 3 é um título exclusivo do Nintendo Switch com lançamento global agendado para 09 de setembro, 2022.
Discussion about this post