Um dos desafios de acessibilidade enfrentados pelos falantes da língua portuguesa é a falta do idioma nos jogos desenvolvidos e publicados pela própria Nintendo ou de parceiras que utilizem suas IPs.
Recentemente, uma campanha idealizada pelo @Herlons e levantada por outros fãs com impulsionamento de grandes portais, influenciadores e famosos clamava justamente pela localização para o Português de Brasil e Portugal dos os recém anunciados Pokémon Scarlet e Pokémon Violet.
A divisão portuguesa da Eurogamer teve uma oportunidade de entrevistar também recentemente Jorge Vieira, líder da Nintendo Portugal, para saber um pouco mais sobre os bastidores de como é o trabalho de estudo e localização das IPs na própria Nintendo.
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Jorge Vieira comentou:
A localização é um tema que não passa somente por cada país. Obviamente, se a decisão dependesse de nós aqui em Portugal, teríamos os jogos localizados, mas é um processo que seguramente necessita de muita gente intervindo na decisão. Não é tão fácil como às vezes leio, com alguma ingenuidade, que é pegar três ou quatro pessoas, traduzir e está tudo bem.
É um processo sistemático que terá de cumprir com um certo padrão de qualidade a nível não só da tradução como da revisão, algo que envolve muitas pessoas e é um processo que leva tempo.
Eu compreendo especialmente aquela observação que normalmente fazem, especialmente aqui em Portugal, de que as pessoas não percebem porque no tempo do 3DS e Wii U a Nintendo teve tantos jogos first-party localizados em Português e gostaram muito. Ainda me lembro de Paper Mario: Color Splash no Wii U, ainda hoje as pessoas me dizem que a tradução estava fantástica, ‘conseguiram mesmo capturar o espírito do jogo’ e obviamente que depois perdemos isso com o Nintendo Switch e que aqui no fundo acaba sendo uma decisão de negócios, uma questão de volume de vendas que na prática justifica ou não a localização.
Ele também comentou sobre a localização de alguns jogos mais recentes da Nintendo, como Mario Party Superstars que conta com o Português do Brasil:
Agora retomamos esse sentimento recentemente, com Mario Party Superstars no ano passado, localizado para Português do Brasil. Também ajuda muito a questão no mercado brasileiro a Nintendo estar ativa novamente e recuperando um espaço que já ocupava no passado e obviamente volta a ser uma aposta. Na prática, são peças que lentamente vão se encaixando e não é uma decisão no momento. É um processo que demora o seu tempo.
O que posso prometer à comunidade de fãs da Nintendo aqui em Portugal é que fazemos sempre o nosso lobbying, ou seja, todos os anos a questão da localização é muito importante para nós. Mesmo sabendo que muita gente, mesmo tendo a opção da localização, prefere jogar o jogo em Inglês ou Japonês ou na sua língua original, obviamente compreendo que para pais ou tios com crianças mais pequenas a questão da língua ainda é uma barreira, é algo importante.
Quantas mais opções tivermos, melhor. Se tivermos a opção de ter o jogo em Português, mesmo no caso do Português do Brasil, Mario Party Superstars no ano passado foi um caso exemplar disso, mesmo sendo em Português do Brasil ajuda muito, especialmente com as crianças. Mas também temos questões muito nossas, já tive de explicar internamente sobre o acordo ortográfico, das diferenças do Português para o Português do Brasil e obviamente é um tema [a ser tratado].
Jorge também promete que a questão segue em pauta internamente, mas que no caso de Pokémon a situação é mais complicada por se tratar de três companhias diferentes e não só da Nintendo:
(…) Mas prometemos que a questão não está esquecida, continuamos a trabalhar nisso e vamos ver. O nosso objetivo é no futuro ter cada vez mais jogos localizados
Além de Mario Party Superstars, outros jogos localizados em Português neste ano serão o Nintendo Switch Sports (lançamento em Abril) e o Mario Strikers: Battle League (lançamento em Junho).
Pokémon Scarlet e Pokémon Violet são jogos exclusivos do Nintendo Switch com lançamento agendado para o final de 2022.
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