Através de sua conta na rede social Bluesky, o dataminer Watermelon divulgou recentemente uma interessante descoberta ao explorar os arquivos do Nintendo Switch Online Playtest Program.
De acordo com o dataminer, instruções para opções de resolução em 4K estão disponíveis no código do jogo, assim como suporte aos Mesh Shaders que também foi adicionado recentemente com atualização do software restrito à uma beta fechada para assinantes por hora.
Recomendação de Compra
Final Fantasy I-VI Pixel Remaster Collection
Lançamento: 8/Out/2024
Me when the new g3d2 version in the NSO Playtest software added meshlet support on the console without mesh shaders.
— Watertoon (@watertoon.bsky.social) November 5, 2024 at 10:28 AM
O interessante dessas informações é levar em conta que estamos diante de algo inédito para ambos recursos.
Sabia-se de jogos mais recentes que um modo debug apresentava opções relacionadas à resoluções maiores que os 1080p (HD) presentes no Nintendo Switch atual, mas não haviam vestígios de instruções diretas para a opção de output em resolução 4K até então.
Em relação aos Mesh Shaders, o Nintendo Switch atual não comporta uso de tal tecnologia, o que nos levaria a crer que a Nintendo está preparando suas desenvolvedoras internas para implementar o uso da técnica de renderização geométrica avançada nos seus futuros projetos diretamente para o sucessor do Nintendo Switch.
O uso de Mesh Shaders não é inédito no mundo dos games, e em uma explicação de forma breve e sucinta, é uma técnica que viabiliza uma renderização muito mais precisa da geometria (vértices e triângulos) dos projetos de jogos 3D sem que haja um comprometimento elevado do processador comum e/ou gráfico do hardware.
Saberemos com detalhes se essa função estará presente no próximo hardware após seu lançamento, assim como dos softwares da Nintendo ou de empresas parceiras que optarem pela utilização da técnica.
Discussion about this post