Se você é antenado nesta industria, com certeza ja deve ter escutado falar do mítico Switch Pro, um aparelho com hardware mais potente capaz de melhorar a experiencia do sistema atual de formas significativas.
Com os rumores se intensificando, incluindo o de que a Nintendo está pedindo para desenvolvedoras prepararem versões 4K de seus jogos, resolvi dar uma olhada nas diferentes formas que o Switch poderia evoluir para entregar uma experiência melhor que a atual.
Nota: Tudo aqui apresentado é especulação baseado em melhorias tecnicamente realistas com tecnologia atual. Também levei em consideração que um Switch Pro não receberia jogos exclusivos, isso ficaria relegado ao futuro Switch 2, sendo o Pro apenas ma forma de rodar melhor os jogos atuais.
Recomendação de Compra
The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
Lançamento: 26/Set/2024
Resoluções maiores
Muito se fala de 4K, mas muito também se fala da viabilidade de renderizar 4K em hardware mobile. De forma geral, é muito improvável que o Switch faça isso sem a ajuda de algo como DLSS ou métodos integrados upscale temporal. Para a maioria dos usuários, especialmente o público alvo da Nintendo, a diferença será pouca ou inexistente, então é um caminho totalmente viável.
Porém, algo que não se fala muito é nos ganhos em simplesmente mandar o sinal ja processado em 4K, mesmo que o jogo ainda seja renderizado em qualquer coisa entre 540p e 1080p. A vantagem de fazer isso é manter todo o processamento de imagem no aparelho fonte e impedir que a TV precise reajustar tal imagem para encaixar em um painel de resolução mais alta. Isso ajuda bastante não somente na qualidade final como também no tempo de resposta entre o console e a TV.
Melhorias na tela
Deixa eu começar essa com um fato: 6” a 720p, tal como o modelo atual do Switch, é mais que o suficiente para gerar uma densidade de pixels alta o bastante para ser difícil diferencia-los. Não há ganho prático em aumentar essa resolução para 1080p, tudo que vai gerar é uma sobrecarga desnecessária em performance e uso de bateria.
Dito isso, nada impede a Nintendo de aumentar o tamanho em si da tela. Será difícil mexer nas dimensões do console em si, ja que espera-se que os Joy-Con atuais, por bem ou por mal, sejam compatíveis, mas existe muito espaço não aproveitado na superfície do Switch. Aumentar a tela para cobrir essa superfície é um caminho viável e, a depender desse aumento, o pulo para 1080p começa a fazer mais sentido.
Mas fora isso, ainda há formas de melhorar a experiência. Uma tela OLED seria incrível, mas não sei se seria algo realista dentro do valor final que a Nintendo pretende vender esse sistema. Independente, algo que poderia acontecer é suporte a HDR e, com isso, um brilho maior que ajudaria a jogar em ambientes mais claros.
Ethernet na dock
Atualmente o Switch requer que você conecte um adaptador Ethernet a uma entrada USB 2.0 para usufruir de uma conexão de internet cabeada. O resultado disso é que a própria conexão sofre um gargalo, além da necessidade de comprar um acessório extra.
Se a Nintendo adotar o padrão USB 3.1 como um todo, o Switch terá banda o suficiente para adicionar uma entrada Ethernet de alta velocidade na dock, algo essencial para jogadores profissionais e muito bem vindo para todos nós que não conseguimos uma partida decente em Smash Bros.
Wi-fi estável
Comparado com Ethernet, a grande maioria dos usuário continuará se conectando por Wi-fi. Como todos sabem, a qualidade do chip Wi-Fi no Switch é péssima, então, para muitos, esta seria a atualização mais bem vinda. Um salto realista seria a Nintendo atualizar o módulo para 802.11ax, mas igualmente importante seria uma antena maior. Não há muito o que se falar aqui.
Opções de armazenamento
O Switch atual vem com 32GB de armazenamento. Eu não sei você, mas eu tenho um cartão de 128GB lotado apenas de instalação/atualização de jogos físicos. Portanto, imagino que muitas pessoas, principalmente as que compram jogos digitais, tenham sérios problemas de armazenamento.
A primeira solução aqui seria simples: Aumentar a memória interna do console. Para os menos exigentes 64GB ja seria o suficiente para armazenar seus joguinhos, mas eu creio que o salto para 128GB fica mais equilibrado para todos. E que tal oferecer um modelo um pouco mais caro com 256GB? Ter a opção nunca é algo ruim.
Mas sabe o que seria legal? Suporte a HD/SSD externo onde eu pudesse colocar todos os jogos que não estou jogando no momento e quando quisesse joga-los eu poderia transferi-los para a memória interna ou cartão microSD. Só de não precisar baixar o mesmo jogo duas vezes ja me deixaria bem feliz.
Boost mode
É óbvio que nem todas as desenvolvedoras vão atualizar jogos antigos para tomar proveito do hardware do Switch Pro, então que tal disponibilizar este hardware para melhorar a performance de títulos que usam resolução dinâmica e/ou tem framerates que flutuam bastante?
Implementar um Boost Mode no Switch Pro daria uma nova vida a títulos como Doom e The Witcher 3.
Audio por bluetooth
Se existe algo que eu odeio é usar o mesmo fone sem fio para tudo que carrego comigo (telefone, computador, tablet e relógio), mas precisar carregar um fone a parte, com fio, apenas para o Switch.
O motivo para isso acontecer atualmente é que o módulo Bluetooth do console não aguentaria se conectar a 8 Joy-Con + transmitir audio ao mesmo tempo, então a Nintendo não implementou a função para não causar frustrações. Eu entendo, Nintendo, mas agora você pode incluir um módulo melhor e finalmente tornar a minha vida, e de quem mais queira, totalmente wireless.
Uma eShop mais performática
Enquanto que o sistema operacional do Switch é bem rápido por si só, a eShop deixa muito a desejar. A loja é bem devagar quando queremos mudar de aba e as vezes demora para carregar as miniaturas dos jogado quando estamos navegando numa página. Além disso, é frustrante que seja necessário recarregá-la totalmente toda vez que voltamos à Home, algo que não acontece nem no 3DS.
Com mais memória e uma CPU melhor, espera-se que a experiencia de navegar na loja seja bem mais suave.
Chat por voz global
Coloquei esta em último lugar porque é uma frustração pessoal que tenho com o sistema, onde consoles desde 2005 e até mesmo o PS Vita consegue fazer melhor. Sério, a idéia do aplicativo de telefone foi péssima e ja passou da hora da Nintendo implementar isso nativamente, especialmente num Switch Pro que não teria a mesma limitação técnica do console atual.
Longa vida ao Switch!
De forma geral, há diversas formas que a Nintendo poderia evoluir a experiência atual do Switch, sendo essas apenas algumas sugestões. Espera-se, no entanto, que um Switch Pro acalme os ânimos até o lançamento de um Switch 2 no futuro, em especial diante à nova geração que será lançada este ano.
E você, leitor, o que espera de um Switch Pro?
Discussion about this post