Shuntaro Furukawa, atual presidente da Nintendo global, concedeu recentemente uma entrevista ao jornal japonês Nikkei em que comentou sobre vários tópicos relacionados à companhia. Dentre os assuntos estão o cenário dos jogos rodando em nuvem, a exploração das novas tecnologias como a Realidade Virtual e também como ele vê e trata seus desenvolvedores internos no ambiente de trabalho.
Todos os tópicos foram traduzidos pelo site Nintendo Everything (1, 2 e 3), e você confere abaixo:
Sobre os jogos em nuvem
Com o aumento dos jogos em nuvem, você acha que um hardware caro e dedicado, como o Nintendo Switch, se tornará algo do passado?
Furukawa: É possível que os jogos em nuvem possam capturar o interesse do público daqui a 10 anos. No entanto, neste momento, não acho que o hardware dedicado desapareça. Ainda falta muito para sabermos realmente o resultado. Com isso dito, seria inútil focar apenas em métodos de jogo que só podem ser utilizados em hardware dedicado. Depois que seu público começar a dizer que pode jogar em outros consoles ou smartphones, você estará pronto.
Sobre explorar novas tecnologias como a Realidade Virtual
Sobre empresas como a Apple que entram no mercado com foco em AR e na aplicação agressiva de novas tecnologias pelas empresas americanas.
Furukawa: Algo que não quero que o público entenda mal é que não estamos dando as costas às novas tecnologias — estamos constantemente pesquisando e desenvolvendo. Nossas equipes de desenvolvimento de hardware avaliam todos os tipos de novas tecnologias disponíveis até o momento e consultam nossos desenvolvedores de software. Se eles determinarem que uma tecnologia pode ser usada com um jogo, eles a utilizarão. Não mudaremos essa abordagem fundamental no futuro.
Quanto à RA, esse é definitivamente um dos muitos aspectos em que estamos interessados. Atualmente, estamos pesquisando maneiras interessantes de utilizá-la.
Sobre como o presidente mantém um ambiente de trabalho sem restrições aos desenvolvedores
Seus desenvolvedores precisam continuar dando tudo de si para proteger esse encanto da Nintendo. Como você interage com eles em relação a isso?
Furukawa: Nossa equipe de desenvolvimento está trabalhando avidamente em maneiras pelas quais os jogadores podem aproveitar nossos jogos. É de extrema importância para mim que se mantenha uma atmosfera em que eles possam trabalhar sem restrições, enquanto eu gerencio os negócios.
Você está dizendo que não precisa interferir no trabalho deles?
Furukawa: Eu não me preocupo com seus próprios processos. Não sou o diretor responsável pelo departamento de desenvolvimento e sua equipe, portanto não vejo nenhum valor agregado para interferir pessoalmente. Sempre confio nos profissionais que sabem lidar melhor com essas situações sempre que posso.
Discussion about this post