Uma informação surgiu recentemente no site da câmara legislativa e começou a preocupar todo o cenário de jogos eletrônicos no Brasil. Uma proposta de projeto de lei pleiteada pelo deputado do partido PSL Júnior Bozzella, a PL 1577/2019, foi registrada em 19 de março desse ano e prevê “criminalizar o desenvolvimento, a importação, a venda, a cessão, o empréstimo, a disponibilização ou o aluguel de aplicativos ou jogos eletrônicos com conteúdo que incite a violência e dá outras providências“.
Esse novo projeto parece seguir os ânimos acalorados levantados principalmente pelos massacres recentes no Brasil e ao redor do mundo, onde alega-se que os jogos eletrônicos influenciam diretamente as ações desses criminosos. Diferente da maior parte das tentativas anteriores em que se visavam apenas a restrição ou regulamentação desse conteúdo, esse novo projeto de lei de fato pode frear nosso mercado de jogos de forma brusca, visto que criminalizar tal conteúdo poderia erradicar de nosso país títulos como o Wolfenstein, Doom, Fortnite, Paladins, Mortal Kombat e diversos outros títulos que trabalham com a mesma temática violenta.
Por hora a PL segue apenas como um registro no site e na câmara legislativa, aguardando sua tramitação para que o congresso a discuta, ainda assim já é preocupante para o nosso mercado de jogos que pode ver uma mudança drástica e perigosa dependendo do resultado.
Discussion about this post