Ainda em andamento durante a época, documentos entregues pela Microsoft à FTC para auxílio e estudo da compra da Activision Blizzard King acabaram vazando informações confidenciais que deveriam ter sido ocultadas de alguns arquivos antes de envio ao órgão – que os permite consulta pública através do site.
Em um desses arquivos PDF, planos cruciais para longo prazo da companhia estadunidense (até 2028) incluindo lançamento de consoles e jogos, e até mesmo as considerações sobre a aquisição de companhias desenvolvedoras em troca de e-mails acabaram sendo vazadas nessa madrugada de terça (19).
Em um desses e-mails, Phill Spencer, chefe da divisão Xbox, comentava sobre seu sonho de adquirir a Nintendo:
Recomendação de Compra
The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
Lançamento: 26/Set/2024
Takeshi, concordo totalmente que a Nintendo é o principal ativo para nós no setor de jogos e hoje os jogos são o nosso caminho mais provável para a relevância do consumidor. Tive inúmeras conversas com o LT da Nintendo sobre uma colaboração mais estreita e sinto que se alguma empresa dos EUA tivesse uma chance com a Nintendo, provavelmente estaríamos na melhor posição. A situação infeliz (ou feliz para a Nintendo) é que a Nintendo está sentada sobre uma grande pilha de dinheiro, eles têm um Conselho de Administração que até recentemente não pressionou por novos aumentos no crescimento do mercado ou na valorização das ações.
Como a compra imediata da companhia não poderia ser algo viável para a Microsoft uma vez que esse tipo de investida teria sido recusada prontamente pela mesa diretora da Nintendo, o chefe do Xbox então aponta para a compra de ações como uma forma de garantir um investimento a longo prazo:
Digo “até recentemente”, já que nosso ex-membro do MS BoD, ValueAct, tem adquirido pesadamente ações da Nintendo e mantive contato com Mason Morfit conforme ele vem adquirindo. É provável que ele pressione por mais ações da Nintendo, o que poderá criar oportunidades para nós. Sem esse catalisador, não vejo um ângulo para uma fusão mutuamente aceitável a curto prazo entre a Nintendo e a MS e não creio que uma acção hostil seria uma boa jogada, por isso estamos a jogar o jogo a longo prazo. Mas nosso BoD viu o artigo completo sobre a Nintendo (e a Valve) e eles apoiam totalmente qualquer um deles se surgir a oportunidade, assim como eu.
Mais a frente ao citar outras aquisições em estudos na época como a ZeniMax (adquirida, controladora da Bethesda) e a Warner Bros. Interactive Entertainment, Phill Spencer admite que a compra da Nintendo se concretizar seria um “Momento de sua carreira”, mas critica o fato da companhia de Kyoto preservar seus conteúdos de games apenas em seus hardwares:
Adoro essa discussão e valorizo você olhando as oportunidades aqui. Em algum momento, conseguir a Nintendo seria um momento de carreira e acredito honestamente que será uma boa jogada para ambas as empresas. Está demorando muito para a Nintendo perceber que seu futuro existe em seu próprio hardware. Muito tempo…. 🙂
Até o momento, nem a Nintendo ou a Microsoft se pronunciaram publicamente sobre os documentos vazados.
Discussion about this post