A WayForward traz ao Nintendo Switch dois games da série Advance Wars, um clássico lançado há 22 anos, produzido originalmente pela Intelligent Systems para o Game Boy Advance. Mas será que este novo título exclusivo para o console da Nintendo consegue brilhar em meio a tantos remasters para a plataforma, de Skyward Sword HD a Metroid Prime?
[bs-heading title=”Uma maestria desde a época do GBA” show_title=”1″ icon=”” title_link=”” heading_color=”#00a7eb” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h2″ bs-text-color-scheme=”” custom-css-class=”” custom-id=””][/bs-heading]
Advance Wars é um jogo que tem a assinatura da Intelligent System em todo o seu DNA, com um sistema progressivo, divertido e desafiador. Em sua superfície, pode ter uma jogabilidade simples, mas sua complexidade está no desafio de se tornar mestre em suas mecânicas.
Recomendação de Compra
Nintendo Switch – Modelo OLED (Branco)
Lançamento: 08/Out/2021
Para o Nintendo Switch, a WayForward traz exatamente os mesmos games, porém com gráficos 3D e novas animações bonitas e fluidas que são de encher os olhos. Todo o charme do jogo original do Game Boy Advance chega com uma qualidade incrível, que ajuda ainda mais no apego aos carismáticos personagens.
E não foi só nos personagens que este remaster ganhou melhorias. A interface e os gráficos 3D estão com artes nítidas, sem serrilhamentos e com movimentos fluídos sem quedas de frames.
Tudo vem acompanhado de uma novidade muito boa: as atuações de vozes, porém, elas só aparecem nos principais diálogos do jogo, e não em todos os balões de conversa.
[bs-heading title=”Jogabilidade simples, porém desafiadora” show_title=”1″ icon=”” title_link=”” heading_color=”#00a7eb” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h2″ bs-text-color-scheme=”” custom-css-class=”” custom-id=””][/bs-heading]
Advance Wars é um jogo de estratégia por turno que inicia de forma simples e de fácil compreensão, passando uma quantidade específica de tropas e unidades diferentes para enfrentar o inimigo. E, como acontece em grande parte dos jogos da Nintendo, sua campanha é progressiva, adicionando cada vez mais elementos, o que exige novas estratégias para ganhar as consequentes batalhas.
Conforme o jogador avança, ele passa por novos desafios, como ter que enfrentar uma névoa que esconde os inimigos do campo de batalha (o infame Fog of War) e passar a conquistar fábricas que permitem a criação de novas tropas e unidades (cuidado, o inimigo também poderá fazer novas tropas!).
Os elementos novos são introduzidos conforme o jogador alcança novas fases durante o jogo, aumentando o desafio de vencer a partida, que se resume em dizimar todas as tropas do inimigo, ou conquistar o quartel-general do oponente.
Para acrescentar uma variedade ao campo de batalha, há também os poderes CO (Oficiais de Comando), da qual, todo comandante, seja do jogador ou do inimigo, pode usar após um determinado período de turnos durante as batalhas.
Aqui é onde reside um ponto de desequilíbrio do jogo: alguns COs possuem uma habilidade muito poderosa se comparado a de outros, o que escala significativamente a dificuldade em certas fases, especialmente no início. A missão 6, por exemplo, é onde muitos jogadores começarão a sentir a pressão ao ver que Eagle, o oponente da fase, pode acrescentar um turno a mais para suas tropas, desequilibrando completamente o balanço do jogo e, dependendo da estratégia que o jogador realizou, fazer a fase se carregar por muitos turnos.
No entanto, o jogo toma consciência disso, trazendo diversas opções para agilizar o campo de batalha, como desativar as animações só do inimigo, ou de ambos os jogadores, para fazer com que a fase tenha uma progressão mais veloz.
[bs-heading title=”Pacote completo para prender o jogador por muitas horas” show_title=”1″ icon=”” title_link=”” heading_color=”#00a7eb” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h2″ bs-text-color-scheme=”” custom-css-class=”” custom-id=””][/bs-heading]
Além da campanha que contém os dois primeiros games da série, o jogo possui diversos modos extras para deixar os aficionados por games de estratégia por turnos vidrados por muitas horas.
As duas campanhas já garantem muito tempo de diversão, mas a possibilidade do jogador criar seus próprios mapas no modo Design Room e jogar contra o CPU ou os amigos, seja local ou online, garante ainda mais horas de diversão.
E para aumentar o senso de progressão do jogo, a loja do Hachi volta com tudo, trazendo extras desbloqueáveis, como músicas, artes conceituais e mapas novos através de um sistema de pontuação, adquirido durante as batalhas.
Discussion about this post