Repassar, por meio de texto, as qualidades de um bom jogo de plataforma é uma tarefa árdua. O que usualmente separa os excelentes de todos os demais são, geralmente, características intrinsecamente ligadas à jogabilidade como level design e mecânicas. No caso de Mario, série e personagem mais consagrados do gênero, diferenciar seus lançamentos mais fracos dos excepcionais se torna um desafio ainda maior. No caso específico de Wonder, não é uma tarefa muito árdua por se tratar de um dos melhores títulos da longa história do encanador e, também, um título absolutamente lotado de charme.
Por motivos históricos e de comparação irei utilizar New Super Mario Bros U como referência. NSMBU é um título que adoro e, assim como Wonder, completei ele com todos os colecionáveis possíveis. O principal destaque de NSMBU foi aliar a clássica jogabilidade de Mario com um conjunto de ideias no level design que tornou o título uma experiência extremamente agradável de se jogar. Em termos de jogabilidade, é o título que considero como um dos melhores Mario 2D. Em termos de apresentação, o título estava atrelado aos moldes utilizados pela série desde o New Super Mario Bros original, lançado no Nintendo DS. Visualmente não era um título impressionante, sendo seu principal ponto forte a jogabilidade.
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Super Mario Wonder, por sua vez, expande o conjunto de ideias presentes em NSMBU de maneiras extremamente inesperadas e, também, mantendo o alto nível de qualidade na jogabilidade. A grande novidade na jogabilidade está nas insígnias e na Wonder Flower. As insígnias garantem habilidades específicas ao serem equipadas como, por exemplo, utilizar um cipó para se prender em paredes ou poder utilizar uma parede para fazer um salto na vertical e, assim, alcançar locais mais altos com facilidade. Em uma primeira impressão, as mudanças podem parecer pequenas, mas permitiram que o level design fosse mais ousado por comportar mais mecânicas de movimentação. Wonder não é um título particularmente desafiador salvo algumas fases, então veteranos de plataforma 2D talvez gostassem que o título tivesse ido além na ousadia de suas fases.
A Wonder Flower, por sua vez, é um novo item presente em todos os níveis principais que altera um trecho de maneira inesperada. Realmente, não há mais nada a se descrever do item, pois a grande maioria das alterações é única e foram pensadas para surpreender o jogador (e, efetivamente, conseguem) de maneira constante. Algumas envolvem música, outras garantem transformações, outras alteram a jogabilidade completamente. A Wonder Flower é exatamente o que faz de Super Mario Wonder digno de seu nome e um título tão especial. O jogador nunca sabe o que esperar ao entrar em um nível e, com certeza, sairá maravilhado ao sair do mesmo. O ato de constantemente surpreender o jogador é uma tarefa dificílima e que Wonder executa com perfeição.
Outra grande diferença quanto a seus predecessores está, também, em sua apresentação. Utilizando de um novo estilo visual e uma enorme atenção ao detalhe que traz um charme singular ao título e que torna Super Mario Wonder como o título 2D mais visualmente distinto desde o saudoso Super Mario World.
Por exemplo, ao entrar num cano, Mario deixa seu boné para trás e o puxa com a mão. Se estiver em sua forma de Elefante, a nova transformação, ele fica brevemente preso antes de sair do outro lado. Ao correr e pular demonstra suas diferentes feições. Cair em queda livre mostra o boné de Mario sofrendo a resistência do ar e muito mais. Esses pequenos detalhes em cada animação e a composição visual dos níveis e mundos fazem do título um espetáculo visual que não é visto em um Mario 2D desde Super Mario World. Em seus títulos 3D, especialmente Super Mario 3D World e Odyssey, o espetáculo visual é algo consistentemente presente e, finalmente, temos o equivalente para os títulos em 2D.
Outro novidade de Super Mario Wonder está no uso do online. Ao entrar em um nível, é possível observar os fantasmas de outros jogadores que também estão jogando no mesmo nível. Dessa forma, é possível acompanhar os movimentos dos demais jogadores para encontrar segredos ou até mesmo pedir ajuda para ser resgatado caso venha a morrer. Existem algumas fases que foram pensadas nessa mecânica de vários fantasmas procurando por diferentes segredos e são, de fato, divertidas, mas devem se tornar fases bastante frustrantes para aqueles que não assinam o Nintendo Online.
O online é uma experiência interessante e diferente do co-op local de 4 jogadores, mas, infelizmente, também não comporta a criação de uma sala para jogar com amigos ou o compartilhamento de fantasmas úteis para ajudar a guiar jogadores. O co-op local faz com que a tela siga um único jogador, demarcado com uma coroa, e com os demais tentando acompanhar essa pessoa. É um modo bem divertido e caótico e que, surpreendentemente, tem poucas quedas de frames mesmo com 4 jogadores.
Jogo analisado com código fornecido pela Nintendo.
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