Em sete anos desde o seu lançamento, a Switch nunca recebeu um jogo oficial de Fórmula 1. Das opções disponíveis na eShop, é notável reforçar como poucas conseguem alcançar uma experiência similar. E, de uma forma inacreditável, New Star GP está neste seleto grupo dos que conseguem ultrapassar a “nota de corte”.
A desenvolvedora, mesma criadora do famigerado New Star Soccer (2012), novamente não dececiona. Com gráficos 3D simples, eles garantem uma jogabilidade muito adequada e adaptada para a Switch.
O conceito do jogo em si é simples. Sem toda a densidade de todos os simuladores realistas (talvez a única falta que tenha sentido foram treinos qualificatórios), mas ainda com um mínimo de profundidade que salva o jogador do marasmo e repetibilidade, a pedida arcade termina por encontrar-se num ponto levemente inusitado, mas inegavelmente positivo.
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Lançamento: 26/Set/2024
New Star GP é simples de aprender e dominar. A física, suficientemente realista para conferir uma imersão maior, é um dos pontos onde o jogo distancia-se mais dos demais arcades. É necessário dominar a pista na totalidade, e não apenas acelerar como se não houvesse amanhã. A customização do carro, obtida durante os GPs, é uma maneira de ter um ajuste fino único para a sua direção.
Durante as corridas, acho que encontraria a minha única – leve – crítica à jogabilidade. Por definição, inicias o jogo sempre em último lugar. Frequentemente, notei como a estratégia de encher o depósito de gasolina logo no começo da corrida é essencial para praticamente teres uma vantagem quase irrealista no jogo. Numa pista curta, podes até mesmo completar toda a corrida sem paradas. No modo para o, esta diferença é um pouco menos percetível, mas certamente é um detalhe que tira um pouco da sensação de competitividade.
As pistas foram de excelente aplicação para o jogo. Mesmo que não seja licenciado, New Star GP contorna os problemas com versões quase idênticas a diversas pistas reais no mundo. Quem já jogou algum simulador mais realista, terá certamente a mesma sensação de correr no jogo, mas de maneira surpreendente, com uma “tradução” para o arcade muito satisfatória. Abaixo, uma lista das pistas disponíveis no jogo, e as suas prováveis inspirações reais.
Nome do GP ingame | Possível circuito inspirado (Versão alternativa) | ||
Valencia | Espanha | Barcelona (Nürbugring) | Espanha (Alemanha) |
Northampton | Reino Unido | Silverstone | Reino Unido |
Bruxelas | Bélgica | Spa-Francorchamps | Bélgica |
Côte D’Azur | Mónaco | Mónaco | Mónaco |
Reno | Alemanha | Hockenheim | Alemanha |
Mar Adriático | San Marino | Ímola | Itália |
Viena | Áustria | A1-Ring | Áustria |
Nápoles | Itália | Monza | Itália |
Danúbio | Hungria | Hungaroring | Hungria |
Cracóvia | Polónia | Sóchi | Rússia |
Mar Cáspio | Azerbaijão | Baku | Azerbaijão |
Golfo Pérsico | Emirados Árabes Unidos | Yas Marina | Emirados Árabes Unidos |
Tóquio | Japão | Suzuka | Japão |
Brisbane | Austrália | Albert Park | Austrália |
Brasília | Brasil | Interlagos | Brasil |
Texas | EUA | Circuit of the Americas (Sahkir) | EUA (Catar) |
Québec | Canadá | Montréal | Canadá |
O conceito de épocas por décadas é outra feature muito apreciável. Com corridas desde os anos 1980 até a década atual, podes acompanhar em primeira pessoa as evoluções dos carros, e como o jogo naturalmente tende a ficar mais complexo e com menor margem para erros.
Além da carreira, o modo multiplayer (apenas local, infelizmente) é uma excelente alternativa. Com controlos simples e um domínio rápido, podes jogar campeonatos predefinidos, ou criar o seu próprio, onde é possível ajustar os parâmetros das corridas, de forma a deixar a disputa mais convidativa para jogadores de primeira viagem.
Creio que a única falta do jogo é a ausência sem razão aparente do sistema métrico para velocidades. Ainda que a faixa que indica a velocidade num trecho da pista seja mais relevante para a corrida, é inegável que nas primeiras vezes, o indicador a registar milhas por hora tende a deixar tudo um pouco mais confuso. É apenas um detalhe, todavia.
Num geral, New Star GP é a alternativa mais sensata dentre os vários “simuladores de F1” disponíveis para a consola. O seu valor um pouco elevado tende a recompensar o jogador com horas de cenários e desafios distintos.
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