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Análise – New Star GP

Corra através das eras, tenha pistas dinâmicas. E implore por uma DLC. Ele merece.

Em sete anos desde o seu lançamento, a Switch nunca recebeu um jogo oficial de Fórmula 1. Das opções disponíveis na eShop, é notável reforçar como poucas conseguem alcançar uma experiência similar. E, de uma forma inacreditável, New Star GP está neste seleto grupo dos que conseguem ultrapassar a “nota de corte”.

A desenvolvedora, mesma criadora do famigerado New Star Soccer (2012), novamente não dececiona. Com gráficos 3D simples, eles garantem uma jogabilidade muito adequada e adaptada para a Switch. 

O conceito do jogo em si é simples. Sem toda a densidade de todos os simuladores realistas (talvez a única falta que tenha sentido foram treinos qualificatórios), mas ainda com um mínimo de profundidade que salva o jogador do marasmo e repetibilidade, a pedida arcade termina por encontrar-se num ponto levemente inusitado, mas inegavelmente positivo.

New Star GP é simples de aprender e dominar. A física, suficientemente realista para conferir uma imersão maior, é um dos pontos onde o jogo distancia-se mais dos demais arcades. É necessário dominar a pista na totalidade, e não apenas acelerar como se não houvesse amanhã. A customização do carro, obtida durante os GPs, é uma maneira de ter um ajuste fino único para a sua direção.

Durante as corridas, acho que encontraria a minha única – leve – crítica à jogabilidade. Por definição, inicias o jogo sempre em último lugar. Frequentemente, notei como a estratégia de encher o depósito de gasolina logo no começo da corrida é essencial para praticamente teres uma vantagem quase irrealista no jogo. Numa pista curta, podes até mesmo completar toda a corrida sem paradas. No modo para o, esta diferença é um pouco menos percetível, mas certamente é um detalhe que tira um pouco da sensação de competitividade.

As variações climáticas nas pistas (algumas durante a própria corrida) aumentam ainda mais o desafio

 

As pistas foram de excelente aplicação para o jogo. Mesmo que não seja licenciado, New Star GP contorna os problemas com versões quase idênticas a diversas pistas reais no mundo. Quem já jogou algum simulador mais realista, terá certamente a mesma sensação de correr no jogo, mas de maneira surpreendente, com uma “tradução” para o arcade muito satisfatória. Abaixo, uma lista das pistas disponíveis no jogo, e as suas prováveis inspirações reais.

Nome do GP ingame Possível circuito inspirado (Versão alternativa)
Valencia Espanha Barcelona (Nürbugring) Espanha (Alemanha)
Northampton Reino Unido Silverstone Reino Unido
Bruxelas Bélgica Spa-Francorchamps Bélgica
Côte D’Azur Mónaco Mónaco Mónaco
Reno Alemanha Hockenheim Alemanha
Mar Adriático San Marino Ímola Itália
Viena Áustria A1-Ring Áustria
Nápoles Itália Monza Itália
Danúbio Hungria Hungaroring Hungria
Cracóvia Polónia Sóchi Rússia
Mar Cáspio Azerbaijão Baku Azerbaijão
Golfo Pérsico Emirados Árabes Unidos Yas Marina Emirados Árabes Unidos
Tóquio Japão Suzuka Japão
Brisbane Austrália Albert Park Austrália
Brasília Brasil Interlagos Brasil
Texas EUA Circuit of the Americas (Sahkir) EUA (Catar)
Québec Canadá Montréal Canadá

O conceito de épocas por décadas é outra feature muito apreciável. Com corridas desde os anos 1980 até a década atual, podes acompanhar em primeira pessoa as evoluções dos carros, e como o jogo naturalmente tende a ficar mais complexo e com menor margem para erros.

Além da carreira, o modo multiplayer (apenas local, infelizmente) é uma excelente alternativa. Com controlos simples e um domínio rápido, podes jogar campeonatos predefinidos, ou criar o seu próprio, onde é possível ajustar os parâmetros das corridas, de forma a deixar a disputa mais convidativa para jogadores de primeira viagem.

Creio que a única falta do jogo é a ausência sem razão aparente do sistema métrico para velocidades. Ainda que a faixa que indica a velocidade num trecho da pista seja mais relevante para a corrida, é inegável que nas primeiras vezes, o indicador a registar milhas por hora tende a deixar tudo um pouco mais confuso. É apenas um detalhe, todavia.

Num geral, New Star GP é a alternativa mais sensata dentre os vários “simuladores de F1” disponíveis para a consola. O seu valor um pouco elevado tende a recompensar o jogador com horas de cenários e desafios distintos.

REVIEW New Star GP
Análise – New Star GP
Veredito
New Star GP sem dúvida se consolida como um dos melhores jogos de corrida para a Nintendo Switch. A sua premissa de “simulador-arcade” é muito bem-vinda, e confere ao jogador uma nova experiência, muito agradável, com certeza. Detalhes poderiam fazê-lo ser ainda mais marcante, mas a ausência dos mesmos não tira o brilho do produto final. Talvez apenas alguns arranhões a serem resolvidos no próximo pit-stop.
Prós
Estética simples
Corridas dinâmicas
Simples de dominar
Variedade e similaridade das pistas
Eventos fora das corridas dão mais vida à carreira
Realismo de física e desgaste dos carros
Contras
Falta de indicador em km/h
Não há multiplayer online
Pit-stops quase sempre decidem as corridas
Treinos qualificatórios fazem falta
8.1
Desafiador
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