Mastodon
Universo Nintendo

Análise – Two Point Campus

Two Point Games presents

A universidade mais maluca de todos os tempos está de portas abertas! Two Point Campus é um sucessor espiritual de Two Point Hospital, seu antecessor altamente inspirado em Theme Hospital, no qual gerenciamos, dessa vez, uma universidade de cursos diversos em vez de um hospital e seus pacientes. Apesar de ser um jogo completamente feito do zero, o quanto ele se diferencia de Two Point Hospital?

Anos letivo

Aulas malucas

Two Point Campus tem o foco absoluto em universidade, cursos e alunos. Aqui, precisaremos manter os alunos engajados e fazê-los melhorar suas notas, até que estes finalmente saiam da universidade para ingressar no mercado de trabalho. Diferentemente de Two Point Hospital, aqui temos a necessidade de construir dormitório para que os alunos passem o tempo ali, além de barzinhos e outros locais sociais para que eles também consigam construir relacionamentos com outros alunos e criem seus círculos de amizade. Esse último funciona como missões secundárias que chegam por email a todo tempo na caixa de entrada, o que nos concede um outro tipo de moeda para que possamos desbloquear itens especiais.

O núcleo da jogabilidade é bem direto ao ponto e consiste em: construir salas e seus respectivos cursos, contratar professores para lecionar, cuidar das necessidades fisiológicas de todos levantando cômodos correspondentes a tal coisa (banheiros, salas de descanso, etc), e afins. Fora isso, também podemos iniciar novos cursos nos slots disponíveis de cursos em nossa universidade, o que acaba sendo iniciando no próximo ano letivo e liberando a respectiva sala para ser construída. No mais, também podemos dar eventos como festas, abrindo o calendário e selecionando o tipo de evento e data.

Cursos disponíveis

Uma vez que finalizamos um local do mapa, podemos retornar mais tarde ou simplesmente continuar jogando para obter uma pontuação de até três estrelas, o que aumenta o fator replay do produto. Também temos a escolha de continuar prosseguindo para os próximos locais do mapa e tendo a dificuldade elevada, além da complexidade das coisas a serem realizadas e cursos, salas e etc a serem construídas.

Seria isso só uma re-skin?

Salas de lecionar

Sinceramente falando, quem já jogou Two Point Hospital vai se sentir muito em casa, e talvez isso eu possa dizer num mau sentido. Apesar de diferenças claras como os cursos em si, possibilidade de colocar objetos do lado de fora do campus, eventos programáveis e um investimento em relacionamento entre alunos, é inegável que o sucessor espiritual em questão tem bastante similaridades.

Como alguém que jogou o game anterior, afirmo que não senti tantas diferenças assim em relação ao TPH. De qualquer forma, encaro o título como uma versão melhorada no sentido de mecânicas, melhorias de qualidade de vida e pequeno retoques aqui e ali em relação ao antecessor.

Eventos agendáveis

Em termos de performance e qualidade do port do Switch, a franquia Two Point manda muito bem. Apesar da remoção de sombras e muitos efeitos visuais para segurar os quadros por segundo por volta de 30, considero que os gráficos são bem aceitáveis (especialmente no modo portátil), e não sofri por engasgos ou quedas de resolução que tornaram o jogo feio em momento algum.

Um Two Point Hospital mais complexo e melhorado

Para quem jogou horas a fio Two Point Hospital e se cansou de tanto olhar para a mesma coisa por vezes seguidas, super recomendo Two Point Campus se você for do tipo que ainda deseja mais da série. Apesar da semelhança absurda entre um jogo e outro, algumas diferenças mínimas talvez possam justificar um título totalmente novo. Caso você ainda esteja se divertindo com Two Point Hospital, provavelmente seja uma boa ideia continuar investindo seu tempo nele, até que tenha se cansado e esteja pronto para algo parecido, porém, melhorado.


Jogo fornecido para análise pela SEGA.

Two Point Campus Capa
Two Point Campus
Veredito
Apesar de ser divertidíssimo, Two Point Campus é mais uma iteração de seu antecessor do que qualquer outra coisa. Se você já extraiu ao máximo de Two Point Hospital, Two Point Campus é uma ótima pedida.
Prós
Divertido como seu antecessor
Port de qualidade
Fator replay altíssimo
Melhorias bem-vindas em relação ao TPH
Contras
Se você já jogou o anterior, vai ver poucas novidades por aqui
9
você pode gostar também
Comentários