Olá, survs, killers, matantes e viventes. Dead By Daylight costuma alternar seus capítulos entre licenciados e originais. E depois de dois capítulos licenciados seguidos, Chucky e Alan Wake, chega o capítulo original All Things Wicked, que vem recheado de novidades. Bora pra ele?
[bs-heading title=”O que o Capítulo All Things Wicked traz para Dead by Daylight” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Recomendação de Compra
Pacote Nintendo Switch OLED (Branco) + Mario Kart 8 Deluxe
Lançamento: Ago/2024
Dead by Daylight: All Things Wicked é o mais recheado que um capítulo pode ser. Ele traz uma sobrevivente nova, um killer novo, um mapa novo e um tipo novo de Vantagem: Invocações.
O capítulo se concentra ao redor de Greenville, cidadezinha onde também vivia Mikaela, sobrevivente adicionada no capítulo 21.5: Hour of the Witch. Na verdade, All Things Wicked é o primeiro capítulo a ser lançado que tem sua história ligada a alguém que já tinha sido lançada antes. Também é o único capítulo que liga histórias de pessoas diferentes que vieram para o Reino da Entidade, e o único até hoje no qual o mapa é relacionado a alguém do lado dos Sobreviventes, não a um Assassino.
[bs-heading title=”Quem é Sable Ward?” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Sable Ward é a namorada “melhor amiga” de Mikaela Reid, bruxinha velha conhecida da galera. Ela e Mikaela estudavam ocultismo juntas, mas enquanto Mikaela ficava do lado mais herbal e de bênçãos, Sable estudava o que havia de mais sombrio e profundo.
Ela tem, inclusive, uma tatuagem feita na coxa (Mikaela foi com ela) que é o mesmo símbolo mágico que a amiga de Lisa (Hag) tinha na mão ao morrer, o que levanta várias questões sobre ela (que, acredito, serão respondidas no próximo Tomo, que já foi anunciado que será sobre ela também).
Depois que Mikaela foi levada pela Névoa, na frente de todo mundo, Sable não conseguiu viver sozinha em Greenville, e começou a estudar tudo o que podia sobre os outros desaparecimentos da cidade, até que conseguiu encontrar uma porta para o Reino da Entidade e, não querendo deixar Mikaela “se divertir sozinha” por lá, entrou atrás. Ela é a única sobrevivente do jogo até hoje que veio para a Névoa por vontade própria, não enganação, coação ou sequestro.
Sable Ward traz consigo, além de uma miríade de skins lindas e uma legião de fãs que lotaram as redes sociais de fanarts dela desde o primeiro segundo em que ela foi anunciada, um tipo novo de Vantagem, que são as Invocações. O reino dela é o porão.
Com Invocação: Aranhas Tecelãs, Sable desce ao porão e se ajoelha ao lado do círculo de sal que agora existe lá para passar o total de dois minutos usando seus poderes para reduzir permanentemente 10 cargas de todos os geradores do mapa. Isso significa que é como fazer basicamente 10% de todos os geradores ao mesmo tempo. Enquanto ela usa a Vantagem, qualquer outro sobrevivente pode ver sua aura e se juntar a ela, ajudando a reduzir o tempo. Se uma das outras pessoas tem a Vantagem também, o tempo que leva é cortado ao meio. A pessoa que começou a Invocação fica no estado Quebrado até o fim da partida, porém, e caso a Invocação seja interrompida por qualquer razão, a perda de progresso é quase imediata, precisando recomeçar.
Sua segunda Vantagem é Força nas Sombras. Ao descer para o porão, você recebe o poder de se curar sozinha sem um kit médico, numa velocidade de até 70% da velocidade normal de cura. Ao terminar de se curar, a aura do Assassino é revelada a você por até 10 segundos.
A terceira Vantagem de Sable Ward é Perversidade. Com ela, ser pega no Porão parece ser o melhor negócio possível, porque você consegue se Desenganchar dos Ganchos de lá e ainda mostra por até 10 segundos a aura do Assassino ao se libertar.
Sinceramente, por mais que tenham melhorado a Invocação em relação ao que era no beta (15 cargas não permanentes), o potencial está lá, mas ainda não está perfeita. O tempo que você passa no porão não compensa pelo tempo que você fica sem fazer geradores. Se é um fato que você consegue fazer 70 cargas que não podem ser reduzidas, você gastaria 90 segundos para terminar um gerador sem companhia, ou menos se tiver uma maleta, então, especialmente porque o progresso se perde com qualquer parada, não compensa fazer na grande maioria das vezes.
Perversidade é bem situacional e funciona bem em conjunto com a Invocação, ou para você ser quem vai atrás de salvar a galera da sua equipe que se mete em ficar no Porão.
Já Força nas Sombras é, para mim, sua melhor Vantagem. É como usar as antigas Bênçãos de Cura, mas sem você precisar encontrar um totem e a área segura: você sabe desde o começo do jogo que a área segura é o porão, e, combinada com Botanismo, você se cura mais rapidamente do que se alguém te curar.
Se você comprar o Capítulo, Sable vem com um Espartilho Requintado bem bonitão para ela usar. E ela chega forte para competir com Nea e Feng nas skins disputadas pela galera. Pena que chegou depois do evento do Iron Maiden, ela seria perfeita pra ter uma camiseta deles. Gostei bastante da voz e das falas dela, e me faz desejar que deem retroativamente falas e voz pra Mikaela, pra gente poder ver as duas interagindo no looby.
[bs-heading title=”Quem é O Desconhecido?” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Bem, como o nome diz, ninguém sabe quem é o Desconhecido. De acordo com seu lore, quem tentou compreender, enlouqueceu no processo. Não dá para saber se é um Eldritch Horror, um alienígena, um demônio, um monstro criado, ou qualquer outra coisa, e essa é a magia dele. Seu corpo desconjuntado, seus sons de juntas e carne se desmontando e remontando, sua movimentação estranha, até mesmo a sacanagem de suas vozes pedindo ajuda no meio das perseguições, é uma criatura feita para assustar, e a Behaviour acertou nisso. Se tentaram pela primeira vez com a Draga algo monstruoso, e chegaram perto de acertar, com O Desconhecido, acertaram.
Inclusive, pelo que parece, O Desconhecido não foi para a Névoa por vontade própria, a Entidade esperou o momento em que ele estava para atacar sua próxima vítima e o levou de Greenville. Pelo menos, pode ser que agora os desaparecimentos parem na cidade.
O Desconhecido traz consigo, como todos os Assassinos do jogo, um Poder novo.
Seu Poder é o VDX (Veneno Desconhecido X). De algum lugar dele, sai um troço que parece um lança-granadas, que rebate em algum lugar e explode, formando uma redoma rosa na área de impacto. Quem é atingido pela área fica Enfraquecido, um tipo novo de Status. Quem estiver Enfraquecido e tocar numa dessas redomas perde um estado de saúde, e para se curar desse estado, você precisa encarar o Desconhecido diretamente (enquanto ele encara você de volta, em alguns momentos – mais ou menos como funciona para Revelar o Ghostface).
Além desse poder, ele ainda espalha Alucinações aleatoriamente pelo mapa, podendo se teletransportar entre elas. Para evitar que o Desconhecido tenha tanta mobilidade, survs podem dissipar a Alucinação, mas caso não consigam no processo, ficam Enfraquecidos e levam uma revelação de Instinto Assassino na fuça; como é basicamente instantâneo ir para uma Alucinação, falhar em dissipar uma é quase garantia que o Desconhecido vai até você imediatamente.
Assim como todo mundo que chega pro jogo, o Desconhecido traz com ele três Vantagens (que em inglês, têm todas os nomes começando com “un”, como em “Unknown”, o nome do Desconhecido no idioma original).
Com Liberto, o Desconhecido se alimenta da dor alheia, um pouco como a Entidade (deixando ainda mais no ar a ideia de que podem ser menos aliados do que a gente imagina – nunca quis tanto um Tomo novo, já que o próximo também vai ser sobre ele), e sempre que algum Sobrevivente se machuca de qualquer forma, por até 30 segundos, você ganha 5% de Celeridade ao pular uma janela (e sim, é cumulativo com outras Vantagens que fazem isso, mas não acumula entre si – com feridas seguidas).
Invalidação é a segunda Vantagem dele. Com ela, cada vez que algum Sobrevivente erra um Teste de Habilidade, seja curando alguém, seja reparando Geradores, você ganha um token, até um máximo de 30. Ao chutar um Gerador, você gasta todos os tokens acumulados, regredindo-o numa porcentagem equivalente ao número de tokens e bloqueando-o pelo mesmo tempo em segundos (até 30%, até 30 segundos, para ficar mais claro).
Já Imprevisto é a perk que torna o Desconhecido Indetectável por transferir seu Raio de Terror ao chutar um Gerador. Ao fazer a ação, o Gerador vai começar a emitir os batimentos num raio fixo de 32 metros, enquanto o Desconhecido pode passear por aí por até 30 segundos sem que ninguém saiba onde ele está.
Na minha opinião, Invalidação é a mais situacional de todas, e basicamente inútil em níveis mais altos, a menos que você esteja usando a combinação de Médico + Canção de Ninar da Caçadora + outras Vantagens que dificultem acertar Testes de Habilidade, logo, talvez seja melhor para outros Assassinos do que para o Desconhecido em si. Já as outras duas podem ver bastante uso. Liberto + Enganei Você pode ser bastante perigoso, e qualquer Vantagem que permita que o Assassino ande por aí sem detecção é um perigo.
Se você comprar o Capítulo, seu Desconhecido recebe uma camisa bonita de jardinagem para decorar seu corpo estranho. Suas skins são completamente independentes de gênero, tendo cabeças masculinas e femininas, roupas de ambos os gêneros, fazendo do Desconhecido um ícone fashion que não se importa com as imposições de gênero da sociedade (as vozes mudam de acordo com a cabeça usada, e todas são assustadoras).
[bs-heading title=”O Mapa Novo: Praça de Greenville” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Esse mapa é talvez o mapa mais colorido e, na minha opinião, o mais bonito que a Behaviour já fez. A Praça de Greenville está localizada no Reino da Ilha sem Vida, o mesmo que tem o Jardim da Alegria. Já confirmaram que mapas no mesmo Reino não significam necessariamente são de lugares próximos, então, eu acho interessante que dois lugares que só têm em comum um monte de neons e leds tenham sido enfiados pela Entidade num lugar só.
De qualquer forma, esse é um ponto complicado, porque diferente do que acontece com Lago Toba e Nostromo, que ambos têm Oferendas próprias, aqui, você só pode usar a Lama que te leva para a Ilha e torcer para ser o mapa. Na primeira semana, a proporção tava aparentemente maior para o mapa novo, mas já equilibrou de novo. Isso significa que para jogar com certeza na Praça, só na Partida personalizada.
Sobre a a Praça Greenville em si, alguns pontos de interesse são o cinema, que é um lugar dos mais detalhados que já foram feitos e inclui uma bomboniere, banheiros, sala de projeção e a sala em si, com telão e cadeiras, e um arcade bem legal que faz barulho de tilt quando você derruba o pallet nos fliperamas. O Easter Egg aqui é que, ao reparar o gerador ao lado do projetor, começa a ter um filme na tela, que é o trailer de The Casting of Frank Stone, o jogo single player em desenvolvimento no universo de DBD. Essa projeção inclusive é queimada, e você consegue ver isso na tela, quando começa o Colapso da Reta Final.
Além do cinema, o principal ponto de interesse do mapa é a Estátua dos Fundadores da cidade, na qual as “melhores amigas” Sable e Mikaela assinaram seus nomes. Sabe? A gente faz isso o tempo todo com amigues (/i).
Uma coisa legal adicionada com a Praça de Greenville é um estilo novo de estrutura, que são pallets seguidos lateralmente, algo que aumenta a possibilidade de loops diferentes e muda um pouco as coisas para quem se acostumou às mesmas estruturas de sempre.
[bs-heading title=”Conclusão” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
O capítulo novo de DBD, All Things Wicked é meu capítulo original favorito. Além de uma sobrevivente com uma história incrível e cheia de potencial e uma nova mecânica, o jogo também traz um Assassino que assusta de verdade e tem bastante variedade de possibilidades de usos, além de um mapa muito caprichado. Só não é perfeito porque algumas das Vantagens são bem meh, mas no geral, o melhor trabalho que a Behaviour já fez sem ter material base, e espero que tenhamos mais capítulos ligados a histórias anteriores.
Análise feita com DLC gentilmente cedida pela Behaviour
Discussion about this post