Mastodon
Universo Nintendo

Análise – Dead by Daylight: Chucky

O Cara Legal e sua digníssima esposa entram na Névoa para brincar

Olá, caro Sobrevivente. Depois de um tempão fora da Névoa, voltamos para trazer nossas análises sobre os capítulos novos de Dead by Daylight, e nada melhor do que o boneco mais amado de todo mundo, O Cara Legal Chucky, como o caítulo certo para o nosso retorno triunfal. Afinal de contas, o Chucky sempre volta.

Sobre Dead by Daylight: Chucky

DBD Chucky 05

Chucky foi um desafio para os desenvolvedores do jogo porque é um killer único. Diferente de toda a patota assassina de DBD, Chucky tem menos de meio metro. Ao tentarem colocar Chucky numa câmera de primeira pessoa, relatos do time de desenvolvimento dizem que foi um mar de pernas, mato e estranheza, então, mudaram para a inédita câmera de terceira pessoa.

É bastante diferente jogar com um assassino em terceira pessoa, porque você tem um campo de visão muito maior do que o normal, ao mesmo tempo em que a altura do boneco atrapalha em várias ações.

Para compensar o benefício da terceira pessoa para o killer, os passinhos do Chucky são vistos por todas as pessoas jogando, mesmo atrás de paredes, já que é difícil de ver seu raio vermelho de visão.

Na hora de carregar o corpo de qualquer Sobrevivente caído, uma solução que, para mim, foi genial: O espírito de Charles Lee Ray, usando aparentemente as mesmas roupas com as quais “morreu” na abertura do primeiro filme, pega o boneco e o corpo, e carrega até o gancho, desaparecendo ao enganchar ou ao ter sua vítima escapando de suas garras.

No Lore de Dead by Daylight, Chucky foi levado pela Entidade para a Névoa depois dos eventos de Brinquedo Assassino 2.

O que o Capítulo Chucky traz para Dead by Daylight?

O Cara Legal, Chucky, é o Assassino da vez. Não temos sobreviventes ou mapas adicionados.

Sobre o assassino, para quem não conhece a história (sugiro que conheçam, caso não), Chucky é um boneco Cara Legal possuído pelo espírito de Charles Lee Ray, um assassino que, nas horas vagas, estudava vodu. Prestes a morrer, depois de ser pego, falou as palavras do encantamento necessário e teve sua alma transferida para o boneco mais próximo. Seu objetivo final era conseguir transferir sua alma para o corpo de outra pessoa, mas sua forma mais conhecida (e praticamente definitiva) é o boneco mesmo.

No total, sete filmes foram feitos, além de uma série de TV, e para quem gosta de terror clássico com humor fora do comum, Chucky e sua família sempre foram uma boa pedida.

O Cara Legal: Poder e Vantagens

DBD Chucky 01

Além da câmera em terceira pessoa, Chucky tem um modo especial de jogo chamado Esconde-esconde. Neste modo, ele fica indetectável, e os passinhos que ajudam sobreviventes a saberem onde Chucky está aparecem por todo o mapa. O modo tem tempo limitado, mas pode ser ativado várias vezes durante a partida.

Quando no modo Esconde-esconde, Chucky consegue usar duas habilidades especiais: a primeira delas é Rebate. Com Rebate, em vez de quebrar barricadas jogadas em seu caminho, Chucky simplesmente passa por baixo delas rapidamente. A segunda habilidade especial é Cortar e Fatiar. Com ela, Chucky acelera rapidamente perseguindo sua vítima escolhida e termina o movimento com uma facada.

Como toda personagem de Dead By Daylight, Chucky, o Cara Legal, vem carregado de três Vantagens exclusivas: Feitiço: Dois Podem Jogar, Amigos Até o Fim e Pilhas Inclusas.

Com o Feitiço: Dois Podem Jogar, se Chucky for atordoado ou cegado duas vezes (em seu nível 3) durante uma partida, um Totem Simples vira um Totem Enfeitiçado, e toda vez que alguém cegar ou atordoar Chucky enquanto o Totem estiver ativo, essa pessoa ficará cega por 4 segundos.

Amigos Até o Fim retrata muito bem como Chucky é decidido e vai segurar sua mãozinha até o fim da sua vida. Quando ele engancha alguém que não é sua Obsessão, esta tem a aura revelada por alguns segundos, ficando Exposta por algum tempo a mais; caso você enganche a Obsessão, outra pessoa grita, se torna a Obsessão e mostra a aura para você.

Pilhas Inclusas é uma Vantagem que vai ficando mais forte conforme o jogo avança. Cada vez que se aproxima de um Gerador concluído, e por cinco segundos depois de deixar a área, você ganha Celeridade, e consegue perseguir mais rapidamente suas vítimas. Essa Vantagem causou polêmica nos testes beta do jogo e sofreu uma alteração, que a faz ser desligada assim que o último gerador é concluído por Sobreviventes, mas já recebemos a informação de que na próxima atualização, voltará ao que era originalmente, e funcionará até o fim do jogo, mesmo que todos os geradores estejam reparados, e os portões, energizados.

Ele traz com ele 20 add-ons diferentes que podem desde aumentar a duração de suas habilidades, até dificultar ainda mais que ele seja encontrado por Sobreviventes incautos.

Um grande diferencial em termos de ambientação de Chucky em relação a basicamente todas as outras personagens do jogo é a quantidade absurda de falas que ele tem. Tendo contratado Brad Dourif, o ator que faz a voz original do Chucky em todos os filmes e na série, há basicamente umas 300 linhas de voz diferente dele, e o tempo todo, ele está falando algo diferente, e te dando a sensação real de estar num filme do Brinquedo Assassino.

O Memento Mori do Chucky é muito bem feito, e baseado em cenas de várias mortes diferentes, mostrando que foi feito um estudo bem bacana da história para que fãs dos filmes gostassem do Cara Legal no jogo, especialmente depois de esperarem tanto por ele.

Já em relação a skins, são poucas, mas são muito bem escolhidas. Além das skins padrão de Prestígio, que são a cara, a roupa e a faca cheias de sangue, O Cara Legal tem duas skins cosméticas diferentes para usar:

A primeira é chamada De Volta dos Mortos, e traz o visual do Chucky ressuscitado pela Tiffany de A Noiva de Chucky. Essa skin custa 1080 Células de Aura, e torna Chucky bem mais assustador de se encarar.

A segunda é basicamente uma personagem nova. Ao comprar a skin lendária de Tiffany, A Garota Legal, por módicas 1480 Células de Aura, você vai ouvir a voz da perfeita e maravilhosa Jennifer Tilly comandando várias animações únicas, e um tipo diferente de faca, a mesma que ela usa em O Filho de Chucky.

O lado ruim de termos Tiffany como uma skin, não como uma personagem separada, é que o Memento Mori é o mesmo, e a maior parte das animações, também. O que ela traz é suficiente para você sentir que está jogando com outra boneca, mas é muito mais divertido, em termos do que você ouve e da atmosfera criada, jogar com Chucky do que com ela. Poderiam ter gravado algumas linhas extras de fala dela, e dado uma animação própria no Memento, mas é apenas porque eu criei essa expectativa.

Como falamos acima, não tivemos nenhum mapa novo adicionado, o que é compreensível, já que todos os cenários dos filmes e da série de Chucky, como escola, casa, e fábrica, podem ser reproduzidos por mapas já encontrados em DBD.

A única coisa que realmente faltou para mim foi ter o Andy de sobrevivente. Ele acompanhou Chucky em basicamente todos os filmes (só não aparece na Noiva e no Filho, mas é citado) e na série, ele deveria ter acompanhado Chucky na Névoa também, mas embora eu fique curiosa para ver que tipo de Vantagens ele traria para o jogo, que bom que a Entidade deu paz para ele.

Como é ter Chucky em Dead by Daylight?

Chucky é um Assassino muito peculiar. Por ser pequeno e por ter a câmera em terceira pessoa, leva um certo tempo para se adaptar. Eu costumo jogar com Assassinos mais altos, como Wesker e Doctor, e houve vários momentos nos quais eu acertava a jogada, mas não conseguia atingir quem eu perseguia justamente por causa do alcance menor do corpo dele.

Se você dedicar o tempo necessário para aprender a jogar com ele Chucky pode não ser um Cara Legal com Sobreviventes, porque você vai enganchar ume atrás de outre sem parar, especialmente se tiver com a Vantagem de ver a aura da Obsessão, a pressão que você consegue colocar é muito grande.

O fato de ficar indetectável e conseguir passar por baixo de barricadas sem precisar quebrá-las torna os loops mais imprevisíveis, e você consegue encerrar perseguições mais rapidamente, especialmente se conseguir dominar o difícil ataque do Cortar e Fatiar.

Jogar contra o Chucky é uma experiência também completamente diferente. A gente se acostuma a olhar para os horizontes do mapa em busca de qualquer sinal de alguém que tem pelo menos 1.70 de altura (geralmente mais), só que aqui, precisamos olhar para o chão. Especialmente quando ele está no modo Esconde-Esconde, você não vai conseguir fugir se não estiver olhando constantemente para ele.

Embora armários e barricadas sejam divertidos de se usarem contra ele, quando ele começa a passar por baixo e te acertar não é tão legal assim. Sinceramente, todo mundo precisa aprender a combater o Chucky, e enquanto isso não acontecer, vai ser bem divertido morrer contra ele.

Suas Vantagens são bem interessantes para basicamente qualquer Assassino, especialmente quem não tem tanto controle de mapa. Amigos Até o Fim te permite pressionar pessoas diferentes durante o jogo todo, e tirá-las dos geradores e de outras funções, além de evitar que te acusem de tunnelar alguém, enquanto que Pilhas Inclusas, especialmente em combinação com Sem Saída e/ou Ninguém Escapa da Morte (inclusive, a razão da mudança na Vantagem), torna ainda mais difícil de alguém escapar depois que os geradores estão todos reparados e podem te garantir uma morte extra.

Conclusão

O capítulo de Chucky é, eu diria, um dos maiores acertos da história de Dead by Daylight, e mantém o jogo numa maré muito positiva. Depois de garantir Alien e a volta de Stranger Things, era necessário um nome sólido para o Capítulo 30, para celebrar 60 milhões de jogadores, e, apesar de não termos mapa nem Sobrevivente novo, Chucky (e Tiffany) é extremamente divertido e um motivo mais do que suficiente para se adquirir o capítulo novo.

 

ANALISE Dead by Daylight Capítulo Chucky
Dead by Daylight: Chucky
Necessário
O capítulo Dead by Daylight: Chucky era muito esperado e é um capítulo necessário para uma experiência completamente diferente em DBD. Com sua personalidade transferida perfeitamente para o ambiente de jogo, é uma sólida escolha para o trigésimo capítulo do jogo.
Prós
Personalidade do Chucky intacta, especialmente ajudada pelas falas
Jogabilidade única, com câmera em 3ª pessoa
Tiffany Valentine por Jennifer Tilly, simplesmente perfeita
Vantagens úteis para muitos Assassinos do elenco já existente
Divertido de jogar com ele; divertido de jogar contra ele
Contras
Falta de um Memento Mori e algumas falas a mais para Tiffany
Ausência de um Sobrevivente no Capítulo (descansa, Andy)
Curva de aprendizado maior em comparação com todo o resto do elenco de Assassinos
9
você pode gostar também
Comentários