Mastodon
Universo Nintendo

Análise Dream Alone

Todas as vezes que chega algo novo fico empolgado, uma vez que tenho uma certa facilidade para conhecer novas experiências e adoro experimentar coisas novas. Dream Alone me pareceu uma proposta parecida com Limbo pelo seu trailer e isso me deixou curioso para começar a partida.

Ao iniciar desse jeito fica claro que eu estava bastante receptivo, Limbo mesmo sendo um jogo simples foi divertido. Acorre que Dream Alone pelo seu trailer tinha uma proposta similar e a verdade é que não é isso que acontece.

Primeiramente saiba que Dream Alone é um jogo de plataforma 2D com uma proposta de ser um pouco mais sangrento.

A piada sobre o mais sangrento fica logo no menu onde você pode desligar ou não a opção de sangue no jogo. Se você está se perguntando porque piada, é simples de responder. A diferença consiste que na hora da morte do personagem vai aparecer uma manche de sangue sobre a tela que na pratica é uma mancha vermelha de tinta. Achei bem estranho isso uma vez que ativar uma mancha na tela ou não é algo que não agrega nada ao jogo.

Ao iniciar tem uma animação que conta um pouco da historia e ela é bem feita. O jogo começa e de repente o visual do cenário sombrio aparece, seu personagem pode ser controlado e logo o jogo antes mesmo de começar se demonstrou algo surreal.

A tela fica o tempo todo fechando e abrindo uma imagem preta, eu achei que era um erro, mas não é. Alguns jogos piscam a tela algumas vezes para criar uma tensão em cima do jogador. Isso é um elemento relevante em jogos de terror e muitos usam isso muito bem como em DOOM, em curtos períodos pode ser bem utilizado.

O que me deixou realmente aborrecido é que isso fica o tempo todo. Você joga Dream Alone com a tela piscando o tempo todo. Eu achei que era algum erro e terminei recorrendo a um vídeo de outra pessoa com os primeiros minutos e confirmei que não era um defeito na minha copia do jogo.

Eu sei que estou me estendendo demais nesse assunto, mas eu queria dizer que eu praticamente não consegui jogar uma vez que me dava dor de cabeça esse efeito. Depois de varias tentativas consegui termina-lo para escrever a análise.

Sobre o level design eu tenho que tecer muitas criticas. A primeira é que as armadilhas do jogo são puramente tentar decorar, algumas nem tem elementos visuais que possam definir se tem uma armadilha no local e você vai ter que decorar onde elas ficam se quiser avançar.

O personagem por algum motivo empurra objetos na velocidade mais lenta possível e quando isso é exigido de você é um exercício de paciência.

Uma vez que a tela pisca o tempo todo e tudo lhe mata, é possível que a cada minuto ocorra uma morte surpresa.

Existe um elemento de troca para um universo alternativo que muda o cenário e ele era minha parte preferida uma vez que nele a tela não pisca, mas ele dura poucos momentos já que tem um tempo limitado para permanecer assim. Isso também é um grande problema uma vez que não cuidaram bem desse sistema e existem partes no jogo que se você não tiver “poder” suficiente você vai ter que se matar para voltar uma parte e chegar no local com o poder necessário.

Outra coisa que me incomodou bastante foi a musica… na verdade a ausência dela. O jogo conta com o som de chuva forte como trilha sonora, basicamente é isso. Em alguns momentos uma musica aparece, mas são bem raros.

Eu realmente não gosto de fazer análises para criticar algo ou para desmerecer o duro trabalho de pessoas que muitas vezes se dedicam por muito tempo para criar algo. Eu até demorei para escrever essa análise, pois tentei dar uma segunda chance ao jogo(ou ver se saia uma atualização). Acontece que da primeira vez eu fiquei com uma dor de cabeça terrível jogando e na segunda tentativa ela voltou e isso me fez desistir de termina-lo uma segunda vez.

Infelizmente eu não posso recomendar esse jogo para nenhum jogador, simplesmente fique longe. Talvez se você quiser punir alguém ele é uma boa pedida.

O jogo foi gentilmente concedido pela Fat Dog Games para esta análise.
(The game was kindly granted by Fat Dog Games for this review.)

você pode gostar também
Comentários