Mastodon
Universo Nintendo

Análise – Endless Ocean Luminous

Relaxe e mergulhe pacificamente entre as mais majestosas criaturas dos mares

Se você sempre quis conhecer as maiores profundezas oceânicas, mas a falta de condições financeiras, ou a talassofobia, te impediu, Endless Ocean Luminous é o jogo para você… talvez. Vamos checar.

Sobre Endless Ocean Luminous

Conhecida como Forever Blue no Japão, a série Endless Ocean é desenvolvida pelo estúdio Arika e foi lançada pela Nintendo inicialmente no Wii. Seu primeiro jogo foi lançado em 2007, e o segundo, Endless Ocean: Blue World, em 2009, também no Wii.

Depois de tantos anos sem explorarmos o fundo do mar nessa franquia, Endless Ocean Luminous foi anunciado num Nintendo Direct em fevereiro deste ano, e foi lançado semana passada, exclusivamente para o Nintendo Switch.

História

Endless Ocean Luminous

Na história de Endless Ocean Luminous, você é um mergulhador novato que acabou de entrar para a equipe de exploração do fundo do mar cujo objetivo é explorar ao máximo o Veiled Sea (Mar Velado) e encontrar todas as espécies marinhas disponíveis, enquanto tenta explorar uma forma de evitar que o World Coral (Coral Mundial), que é a fonte de vida do Mar morra, o que faria com que todas as espécies que coexistem pacificamente, do menor dos peixinhos ao mais ancestral dos tubarões (mesmo aqueles extintos há uns milhões de anos), desaparecessem.

A parte mais difícil do modo História é… explorá-lo. Tirando as cinco partes do capítulo 01, que é só um tutorial razoavelmente chato, porque é muito truncado e com pouca autonomia, muito texto expositivo e pouca coisa contínua.

Mas se você insistir bastante em escanear 500, 1000, 2000 criaturas marinhas, você consegue desbloquear os capítulos e tentar salvar esse ecossistema inteiro, enquanto descobre tudo sobre uma antiga civilização que habitava a região, graças à Mystery Board (Tábua Misteriosa) que tem 99 segredos diferentes que você desbloqueia ao encontrar tábuas com informações sobre a história do Mar Velado ou obter outras conquistas.

Jogabilidade

Endless Ocean Luminous 02

Endless Ocean Luminous é, talvez, o ápice de jogo “chill”. Tirando o tempo de mergulho, não há pressão para nada. Você mergulha, aponta seu sensor pra tudo o que existir de vida enquanto tenta completar seu Pokédex catálogo de espécies. A cada espécie nova, Sera, a Inteligência Artificial que te guia durante seus mergulhos, oferece falar sobre. Você também pode tirar uma foto, que ilustrará a entrada daquela espécie no catálogo, além de te permitir manejar a câmera para observar cada criatura por todos os ângulos possíveis.

Como supracitado, as espécies não se atacam (o que me faz imaginar que o Coral do Mundo de algum jeito nutre quem vive lá), e nem atacam você. Você pode, inclusive, levar as mais diversas espécies para passear com você no fundo do mar, bastando, para isso, ter nível suficiente para a quantidade de experiência exigida para cada espécie diferente. É divertido nadar com uma baleia azul ou com um tubarão que existiu há umas centenas de milhares de anos, ou com um caranguejo preso no seu tubo de oxigênio.

O modo História é raso, mas a jogabilidade nos mergulhos livres é bem bacana. Você pode optar por explorar o mar por conta própria, mas o ponto alto de Endless Ocean Luminous é, sem dúvidas, o modo online. Você pode fazer mergulhos de até 30 pessoas, que podem se comunicar através de gestos (que você compra com pontos ganhos nas explorações) ou com emojis enquanto exploram criaturas das mais diversas e todo o fundo do mar.

Caso você mergulhe com menos de 30 pessoas no modo online, o jogo preenche seu oceano com até outras 10 pessoas aleatórias da internet. Quando há pessoas nadando com você, elas e você podem marcar tesouros e espécies, e você pode se teletransportar para onde a pessoa está, atravessando o mar em instantes.

Endless Ocean Luminous 04

No modo online, há criaturas marinhas não identificadas, que para serem encontradas, todo mundo precisa se unir para coletar pistas através de espécimes que são distorcidos quando vistos pela lente do Sensor. Ao completarem a busca pelas espécies estranhas, a criatura especial daquele mar aparecerá, e ficará por algum tempo, até desaparecer e voltar alguns minutos depois, ao ser repetido o processo.

Clique aqui e receba as notícias direto do Canal Universo Nintendo no seu WhatsApp

O jogo também tem eventos online, anunciados previamente, nos quais, durante alguns dias, algumas espécies raras aparecem com mais frequência.

Cada mergulho gera uma ID diferente que você pode compartilhar pela internet para que pessoas nadem com você, ou você pode inserir a ID de alguém e ir para o mar com essa pessoa. As minhas sessões mais divertidas foram, definitivamente, jogando com outras pessoas, e explorando o oceano com elas, especialmente quando eu tinha dificuldade de encontrar alguma criatura, ou para encontrar mais tesouros no fundo do mar durante a uma hora que você tem para mergulhar.

Além das criaturas, também há um Pokédex catálogo dos itens que podem ser encontrados no fundo do mar. De lixo puro a tesouros incalculáveis, além das tábuas que contam a história da Mar Velado, há dúzias de coisas diferentes para serem achadas e catalogadas.

Se você é complecionista e gosta de fazer 100%, há bastante coisa para desbloquear por aqui, boa sorte. Mas para algumas pessoas, a ausência total de desafio e o excesso de grind necessário no modo de mergulho livre para poder desbloquear a história pode fazer com que o jogo fique chato depois de um tempo.

Um dos aspectos divertidos, especialmente se há várias pessoas junto, é o de tirar fotos usando os filtros que o jogo traz. Não há muitas opções, mas elas são suficientes para diversos tipos diferentes, e é divertido brincar com filtros diferentes em iluminações diferentes e com espécies diferentes.

Parte Técnica

Endless Ocean Luminous 03

O jogo é maravilhoso nesse aspecto. Não trava, as telas de carregamento são rápidas, e a experiência online é, talvez, a mais fluida que já encontrei num jogo que veio direto da Nintendo.

Na customização, eu gosto muito das diferentes opções de cores dos trajes de mergulho e tanque de oxigênio, e dos usos de adesivos, que te permitem decorar as diversas partes do seu equipamento para se mostrar, especialmente porque elas realmente aparecem para todo mundo do mesmo jeito que você deixou.

No fundo do mar, tudo é lindo, e bastante realista. O jogo não é musicado, os sons ao seu redor são da água se movendo e dos animais que ali habitam. Você ouve cardumes passando por perto e baleias e golfinhos se comunicando.

Os movimentos dos animais são realistas, com animais diferentes se movendo de formas diferentes; mesmo aqueles que são da mesma família se movem de acordo com suas particularidades. Houve uma pesquisa bem bacana aqui.

Voltando a falar da experiência online, que é o coração do jogo, estive em mares com 10 outras pessoas, e não muda nada nos framerates ou na experiência, em termos técnicos, não importa quantas pessoas estejam no mar com você. As conexões foram rápidas, e pessoas entram e saem no meio do mergulho sem problemas ou lentidões, e os stickers aparecem sem atraso para todo mundo, sem contar que os animais aparecem ao mesmo tempo e se movimentam da mesma forma para todo mundo, então é fácil coordenar uma busca às criaturas especiais.

Infelizmente, apesar de o site do jogo trazer todas as informações em português, o jogo não vem no nosso idioma. Mais que isso, para mudar o idioma em que se joga, para qualquer uma das 9 opções, além do inglês, que é a padrão, você precisa mudar o idioma do seu console.

Conclusão

Endless Ocean Luminous é uma experiência tranquila e agradável de mergulhar no fundo do mar e encontrar criaturas majestosas, das menores às maiores, que habitam das regiões mais rasas às profundezas abissais, das mais recentes às mais ancestrais, porém a falta de desafio pode entediar algumas pessoas que busquem algum tipo de aventura real.

Análise feita com cópia gentilmente cedida pela Nintendo

Endless Ocean Luminous
Endless Ocean Luminous
Sossego total
Endless Ocean Luminous é uma experiência tranquila e agradável de mergulhar no fundo do mar e encontrar criaturas majestosas, das menores às maiores, que habitam das regiões mais rasas às profundezas abissais, das mais recentes às mais ancestrais, porém a falta de desafio pode entediar algumas pessoas que busquem algum tipo de aventura real.
Prós
Variedade enorme de espécies e itens para serem colecionados
Tecnicamente perfeito, experiência realista de estar no fundo do mar
Jogabilidade online fluida e divertida
Contras
Falta de desafio pode incomodar algumas pessoas
Muito grind necessário para desbloquear os capítulos da história
Quando faltam poucas criaturas para catalogar, pode ficar bem chato para encontrar as que faltam
7.8
você pode gostar também
Comentários