Mastodon
Universo Nintendo

Análise – Fashion Dreamer

Vire influencer de moda e faça sua marca atingir o topo!

Se tem algo que eu gosto é moda. E se tem algo que eu sentia falta era de ter um joguinho legal de moda no Nintendo Switch. Até então, eu matava a vontade mudando roupinha das personagens em Animal Crossing: New Horizons e nos jogos de Pokémon, mas com a chegada de Fashion Dreamer, posso mostrar ao mundo todo meus dons de criar lookinhos. Vamos falar sobre ele aqui.

Sobre Fashion Dreamer

Lá em 2008, a Nintendo lançou, junto com a Syn Sophia, um jogo pro Nintendo DS chamado Style Savvy, cujo objetivo era vestir looks em pessoas e fazer sua butique chegar ao auge. Era possível jogar online, visitar butiques alheias e até competir com elas.

O 3DS recebeu três sequências do jogo, que fez sucesso entre quem gosta de moda, a última delas em 2017. Em 2019, supostamente haveria um jogo novo, mas ele esteve entre uma leva de jogos cancelados, com a esperança de lançá-lo para o Nintendo Switch, e isto nos leva a Fashion Dreamer.

Anunciado sem muito alarde no Nintendo Direct de julho, o jogo foi lançado esta semana no mundo todo, trazido para cá pela Marvelous/XSEED.

História

Fashion Dreamer 03

Você é uma pessoa sem gênero definido cuja missão é tornar sua marca a maior do mundo. Para isso, você precisa criar looks, compartilhar online, aumentar sua fanbase e se tornar uma das principais influenciadoras de moda do mundo.

Basicamente, pessoinha, é isso. Se algum dia, alguma atualização trouxer um modo história, eu atualizo esta seção.

Jogabilidade

A jogabilidade de Fashion Dreamer lembra bastante a da saga que ela sucede, com a diferença que não inventaram (ainda) uma historinha rasa e sem sentido pra te dar motivo pra fazer as coisas. Você vai repetir de novo e de novo e de novo e de novo as mesmas coisas, num loop eterno até chegar no topo.

Você começa definindo a aparência física de sue Muse, porque não tem gênero, apenas tipo A e tipo B, corpos maiores e menores e, daí, você vai atrás das pessoas no seu mapa, curtindo os looks, ou lookits, delas pra adicionar peças ao seu inventário e criando looks para elas, de acordo com as instruções e com as trends do momento (sim, você precisa ficar de olho nelas).

Fashion Dreamer 01

Você pode receber até 3 corações por cada lookit criado, e isso vai aumentar seu relacionamento com aquela pessoa, e também significa que sua foto vai ganhar mais curtidas e te angariar mais seguimores. Sim, cada vez que você monta um look pra alguém, uma foto desse lookit é automaticamente postada na rede social do jogo, e o jogo define um valor aleatório de curtidas e de quantas pessoas novas vão te seguir.

Faça isso de novo e de novo, como falei lá em cima, até conseguir pontos suficientes para criar suas próprias peças (na verdade modificar a cor de alguma peça existente e dizer que é sua criação) e aumentar o status da sua marca. Pra você melhorar sua marca, precisa usar suas peças nos lookits que montar.

Você também pode ganhar pontos extras jogando um dos dois tipos de Bingo disponíveis, ou tirando fotos aleatórias como seu drone. Essas fotos tiradas, aliás, ficam todas automaticamente salvas na sua pasta de fotos do Switch, então, se você tiver pouco espaço, lembra de esvaziar antes de jogar.

Como dito acima, você desbloqueia peças novas curtindo o que outras pessoas vestem, ou ganhando as peças no Gacha do jogo. Pra poder criar coisas, você usa uma pontuação que é baseada no quanto você influencia as pessoas.

Clique aqui e receba as notícias direto do Canal Universo Nintendo no seu no Telegram

O jogo tem um modo online que pode parecer basicamente a mesma coisa, mas na verdade é a principal razão pela qual Fashion Dreamer foi criado: interações.

Fashion Dreamer

Online, você verá as personagens NPC do jogo com lookits criados por outras pessoas, além de ver mais peças disponíveis nos showrooms do jogo. Com isso, você consegue aumentar imensamente sua coleção, especialmente se o jogo te parear com japonesas nível 200, como foi o meu caso, porque elas já tinham um montão de peças extremamente raras, e eu fui lá e adquiri.

Além disso, você pode montar looks para as pessoas online, e elas para você, e você adiciona à sua coleção tudo o que elas te derem. Você também receberá curtidas aos lookits que criar, e essas curtidas aumentam seus pontos no jogo e o nível da sua marca, especialmente se os looks curtidos tiverem peças criadas por você.

Em mais ou menos duas horas, você libera todo o potencial do jogo, e daí para a frente, depende da sua vontade de continuar seguindo o mais do mesmo. De acordo com o site oficial, teremos novos modos de jogo adicionados gratuitamente em dezembro e janeiro, e a Marvelous promete novas atualizações gratuitas posteriores, então pode ser até que eventualmente, um modo história seja adicionado, mas, por enquanto, o quanto você quer esse jogo dependerá do quanto você se dispõe a repetir essa questão de andar, compor look, andar, compor look, e de novo e de novo e de novo.

Um problema para mim é a movimentação de quem você controla como Muse. Parece estar andando numa passarela o tempo todo, então, mesmo “correndo”, é bem lenta, e num jogo onde você passa a maior parte do tempo indo de um lado para o outro, seria legal adicionar uma forma um pouco mais rápida de movimentação.

Há cenários diferentes para se rodar, dependendo do nível que você tá, mas, no geral, o jogo é bastante repetitivo. Isso não é necessariamente ruim, se é um tipo de jogo que te agrada, mas para quem não é o público-alvo, esse jogo pode se tornar chato bem rápido.

Parte Técnica

Fashion Dreamer foi desenvolvido para o Switch, então, roda muito bem na maior parte do tempo. Offline, eu não senti problemas de framerate ou travamentos, mas online, há momentos claros onde ele está carregando cenários, pessoas ou lookits, e derruba um pouquinho o framerate, mas não é nada que incomoda.

A arte do jogo é bem bonita, e as peças são únicas, com texturas muito bem-feitas. Parece, de fato, que a pessoa está vestindo algo de tecidos específicos. Além disso, os filtros nas fotos do drone também são bem realistas quando comparados aos mesmos filtros em aplicativos ou câmeras profissionais.

Os sons são OK. Uma musiquinha de salão de beleza/elevador fica tocando, algumas pessoas falam algumas falas padrão, mas no geral, fique à vontade pra pôr em dia seu podcast favorito ou ouvir o novo comeback de algum artista que você goste enquanto joga, porque ela é meio cansativa depois de um tempo.

Conclusão

Fashion Dreamer não é um jogo para todo mundo, mas para quem é fã de moda, ele entrega exatamente o que se propõe; é um jogo possível de se prender por dezenas de horas em busca do look perfeito.

Análise feita com cópia gentilmente cedida pela Marvelous/XSEED.

 

Análise Fashion Dreamer
Fashion Dreamer
Cumpre o proposto
Fashion Dreamer não é um jogo para todo mundo, mas para quem é fã de moda, ele entrega exatamente o que se propõe; é um jogo possível de se prender por dezenas de horas em busca do look perfeito.
Prós
Possibilidades quase infinitas de looks com mais de 1400 peças diferentes
Alta interatividade online
Base de jogadores boa e em níveis altos bem cedo
Arte maravilhosa
Contras
Falta de um modo História
No momento, repetitivo, com poucas formas diferentes de se jogar
Música ambiente meh
7.5
você pode gostar também
Comentários