Koa and the Five Pirates of Mara é o segundo jogo da Chibig e o primeiro em parceria com a Talpa Games. O game foge da temática de simulador de Summer in Mara, sendo um platformer 3D ambientado no mesmo mundo do primeiro, onde temos que desviar de armadilhas e perigos no deslumbrante cenário de Mara.
[bs-heading title=”Ilhas de Mara” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
A princípio, fiquei meio perdido ao ser jogado em um mundo novo, onde todos conhecem Koa e já deixam uma missão para ela: recuperar as coisas roubadas pelos cinco piratas. O início é meio corrido pra quem chegou agora nessa franquia (ou seja, eu) e ainda não tem muita ideia de com quem estamos falando ou lidando. Isso não seria problema se Koa and the Five Pirates of Mara fosse bastante voltado para ação em plataforma, porém, ele tenta contar uma história sobre Mara e os cinco piratas (que é até legal), mas isso se perde um pouco se você não jogou o jogo anterior.
Recomendação de Compra
Sonic x Shadow Generations
Lançamento: 25/Out/2024
A história de Koa and the Five Pirates of Mara é bem interessante e fofa, mas poderia ser mais bem aproveitada se tivesse uma pequena nota no começo explicando um pouco melhor do mundo. Sem esse detalhe, ainda dá pra ter uma boa experiência, mas algumas pessoas podem apenas se cansar dos diálogos que aparecem com frequência e simplesmente pular tudo, ainda mais em atividades recorrentes, perdendo, deste modo, parte da história.
[bs-heading title=”Os cinco piratas” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
A jornada atrás dos cinco piratas é bem comum para platformers 3D. Temos um mundo parcialmente aberto e vamos liberando mais mundos pouco a pouco. Para não ficar muito vazio, temos que achar alguns colecionáveis, além de áreas escondidas que podem ser abertas ao completar uma corrida em mundos vencidos. Este é um toque interessante, já que ao derrotar um chefe precisamos voltar à nossa terra natal e abrir mais uma parte com ajuda de um NPC que lê mapas.
Controlando Koa podemos correr, pular, rolar para saltar mais alto e agarrar alguns objetos. São comandos bem básicos, mas com boas possibilidades. Koa and the Five Pirates of Mara oferece uma precisão boa e colisões generosas nas suas plataformas, o que deve ser um prato cheio para aqueles que gostam de fazer speedrun; as fases, inclusive, têm classificação por tempo. Não há uma grande recompensa por terminar a tempo (ainda mais considerando a falta de conquistas no Switch), mas os colecionáveis das fases são um bom incentivo para voltar a jogá-las, uma vez que liberam visuais, upgrades para o barco e ajudam a cidade natal.
Cada mundo tenta se destacar com alguma mecânica única ou com foco em alguma habilidade, como pegar bombas, apertar botões etc. Isso ajuda bastante a não parecer que é sempre a mesma coisa com um mundo diferente – inclusive temos fases aquáticas que são até bem divertidas. Também devo elogiar os controles, que são muito bem feitos nessas fases. As fases de corridas também são bem conhecidas para os fãs de um certo encanador bigodudo.
Com 6 mundos e média 3 fases em cada um deles, Koa and the Five Pirates of Mara tem um ótimo ritmo de jogo. Não é cansativo para aqueles mais ávidos por plataforma. Talvez você consiga terminar o game numa tarde, mas se você é um jogador mais casual, pode abandonar e retomar o jogo sem perder nenhuma experiência.
[bs-heading title=”Parte técnica ” show_title=”1″ heading_color=”#c4100a” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″][/bs-heading]
Koa and the Five Pirates of Mara tem um direção artística muito boa, que pode ser observada logo nos primeiros minutos. Ao abrir o jogo, somos recebidos por uma bela animação e os diálogos contam com vários desenhos dos personagens em diferentes expressões. Contudo, temos uma pequena queda de qualidade nos modelos 3D por conta das limitações, evidenciando alguns serrilhados, mas nada que atrapalhe muito ou tire a beleza de Koa.
A trilha sonora é bem legal e tem um ótimo ritmo. O destaque vai para a trilha principal com o título do jogo, que remete a uma vibe bem tropical que abusa de percussão (toda a trilha sonora é assim na verdade), o que te faz lembrar constantemente que você está num arquipélago visitando as diferentes fases. Com certeza, adicionarei as músicas desse jogo à minha playlist de trilhas de jogos.
No geral, Koa and the Five Pirates of Mara tem um bom desempenho, sem delays, nenhum bug de colisão e tempo de carregamento ok. Recomendado para você que curte esse gênero de jogo.
Discussion about this post