Universo Nintendo

Análise – LEGO Star Wars: A Saga Skywalker

Um resumo dos filmes mais recentes da saga muito bem executado.

O charme da franquia LEGO retorna novamente com mais alguns capítulos dos eventos recentes de Star Wars, e não poderia ter sido tão bem executado como foi pela TT Games e Warner Bros. Interactive Entertainment em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker — uma verdadeira celebração à franquia das guerras espaciais e com certeza um marco de destaque para a série de jogos LEGO.

Gameplay

Seu jogador começa controlando a princesa que teve sua nave invadida durante um patrulhamento, e é aí que a aventura tem seu início já trazendo boa parte dos comandos que são relativamente de aprendizado simples como todo jogo LEGO precisa ser para se manter como convidativo para os jogadores de todas as idades.

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker traz todo aquele marco de destaque cômico para aliviar a história sem tirar o peso de seus acontecimentos, as interações são muito bacanas mesmo para aqueles que não são fãs ávidos da série de guerra nas estrelas mas curtem uma boa jogabilidade ao melhor estilo de ação.

A resolução de puzzles aqui se mantém, com indicativos “saudáveis” dos próximos passos que o jogador deverá tomar para prosseguir durante sua aventura — nada muito complicado para que, como eu já apontei antes, se torne algo acessível para todos os tipos de jogadores que embarcarem nessa jornada.

Os bons e muito bem vindos elementos de RPG aqui são um adicional bem legal para que seus personagens possam evoluir naturalmente ao longo de sua aventura e claro, são vários aqueles que você pode controlar durante sua jogatina em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, com variações de acordo com o Episódio no qual você tá explorando e o enredo que está sendo abordado.

Cada um dos personagens tem suas características próprias que são essenciais durante a exploração das regiões. No modo história, você fica restrito ao uso daqueles que são protagonistas dos acontecimentos em questão — mas não se preocupe! Uma vez desbloqueado e completado, você terá a liberdade de retornar aos locais já explorados com qualquer um dos personagens desbloqueados para explorá-los novamente, algo necessário para os complecionistas atrás de todos os coletáveis.

Em relação aos mundos retratados aqui, fiquei positivamente surpreendido com a riqueza de detalhes reproduzidos em cada um dos cenários e episódios, um trabalho muito bem executado de pesquisa enter as empresas TT Games, Warner Bros. Entertainment e Lucasfilm, passando uma sensação clara de dedicação de toda a equipe que tratou esse jogo com muito carinho para que fãs de Star Wars fossem muito bem agraciados.

As regiões semi-abertas contam com diversas tarefas interessantes e missões dadas por NPCs presentes nos locais que não podem ser ignoradas caso o jogador queira acelerar o progresso de evolução dos personagens, uma vez que as recompensas para elas são necessárias nesse sentido. Além do mais, histórias paralelas para o enredo e uma exploração maior dos cenários que você não encontraria apenas seguindo o modo história cegamente são abordadas nessas submissões.

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker conta com uma bela árvore de habilidades para os personagens conforme eu disse anteriormente, com várias delas auxiliando muito na exploração e durante os combates contra as forças do lado obscuro da Força.

Aliás, tenho de dizer aqui que o combate é muito bacana também, aquele espetáculo cômico clássico de ir desmontando seus inimigos conforme seus ataques são bem sucedidos, com a  possibilidade disso ser feito tanto de longe quanto corpo a corpo dependendo do personagem que você está ativo no momento. Combos podem e devem ser realizados para que seu personagem consiga destruir o inimigo, fique atento aos detalhes de bloqueio caso você veja que ele não está sofrendo danos com seus golpes — repetir o mesmo botão aqui não é uma opção.

A história aqui dispensa maiores comentários, é cheia de detalhes com aquele ótimo humor sempre presente em toda a franquia LEGO e a personalidade de cada um dos personagens presentes segue bem fiel à aquelas encontradas nos próprios filmes da franquia Star Wars.

Performance

Quando se trata de performance, os jogadores que optaram pela versão do Nintendo Switch podem respirar tranquilos: A versão de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker para o console da Nintendo está muito bem otimizada, eu me arriscaria dizer que o título passa longe dos ports complicados que vimos no passado, a taxa de quadros é muito bem estabilizada mesmo com um número elevado de elementos na tela e o mundo aberto dos vários locais.

A TT Games também optou por usar bastante o recurso de vibração HD Rumble na versão do jogo para o Nintendo Switch, levando uma sensação bônus de imersão para diversos acontecimentos do jogo que deu uma enriquecida bem legal — principalmente durante as batalhas.

O jogo parece contar com uma resolução dinâmica e a já conhecida “neblina” em locais com mundo mais aberto e vista mais distante, para possibilitar que o processamento visual do local não fosse comprometido e menos ainda a taxa de quadros durante a exploração do jogador.

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker também dispensa comentários quanto à trilha sonora, uma vez que toma como base uma franquia que é notória justamente por apresentar um trabalho fantástico de som — e que obviamente estaria presente neste título.

Vale citar ainda que o jogo está completamente localizado em Português do Brasil (legendas e dublagem, com a última necessitando de um download extra) e conta com multiplayer cooperativo para até dois jogadores localmente.


O jogo foi gentilmente concedido pela Warner Bros. Entertainment para a elaboração desta análise.

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker
Veredito
LEGO Star Wars: A Saga Skywalker traz todo o carisma de um jogo da franquia LEGO com a riqueza de detalhes e carinho que um título da franquia Star Wars merece. Um dos melhores títulos LEGO sem sombra de dúvidas e essencial para os fãs.
Prós
Ambientação fantástica
Diversidade nos personagens
Excelente performance e reprodução gráfica no Switch
Enredo dos filmes Star Wars e carisma muito bem representados
Contras
9.2
Essencial
Onde Comprar?
você pode gostar também
Comentários