Universo Nintendo

Análise – Mario + Rabbids Sparks of Hope

Uma nova aventura incrível e memorável, aguarda pelos Rabbids, Mario e amigos.

Com lançamento previsto para o final de outubro, especificamente no dia 20, Mario + Rabbids Sparks of Hope é o segundo título de estratégia desenvolvido pelos estúdios Ubisoft com exclusividade para o Nintendo Switch que une o melhor dos mundos das franquias Super MarioRabbids – e eu agora posso afirmar com certeza que de uma maneira mágica.

Sob supervisão da Nintendo e dirigido pelo apaixonado Davide Soliani como Diretor Criativo, Mario + Rabbids Sparks of Hope envolve a participação dos estúdios Ubisoft de Milan e Paris, além de outras subsidiárias internas da companhia em Chengdu, Montpellier e Pune para dar vida à mais um capítulo na aventura entre os carismáticos e bem humorados coelhos e a turma do encanador que é amada não só pelos fãs Nintendo como por aqueles que gostam dos videogames no geral.

Mario RabbidsHora de saber um pouco sobre minha experiência com o jogo nesta análise.

Observações do Redator: Está análise não possui spoilers do enredo e as capturas de tela presentes nesta matéria foram feitas no início da aventura para evitá-los.

Sem Spoilers, O Início

Mario + Rabbids Sparks of Hope inicia a jornada digamos que como uma conexão não conectada à última aventura dos heróis da franquia Super MarioRabbids que vivem um breve momento de paz no Reino dos Cogumelos até que Cursa inicia sua caçada aos Sparks que fazem viagens galácticas para escapar da vilã que por sua vez espalha seu mal em forma de Malumbra e diversos inimigos – convertendo até mesmo alguns rivais conhecidos no meio do caminho para sua equipe.

Apesar da estratégia ser um marco nessa franquia Mario + Rabbids, o fato do jogo vir completamente legendado e com interfaces em Português do Brasil e ter um início que faz o jogador aprender aos poucos as mecânicas mais importantes, torna essa experiência muito menos pesada de se vivenciar e o aprendizado leve mesmo para os não familiarizados com o gênero. Os recursos principais são liberados gradativamente ao jogador a medida que ele avança pelas missões que ficam alocadas no primeiro dos vários mundos disponíveis para exploração, então você consegue assimilar no seu tempo como vai dominar cada um dos aspectos disponíveis.

Mario RabbidsClaro que falar de Rabbids em qualquer jogo se remete diretamente ao momento cômico nas interações diversas que eles possuem com a turma do Mario e mesmo os inimigos – apesar de redundante dizer que o bom humor se faz presente e cativa o jogador durante a história, devo mencionar aqui que o trabalho da equipe de localização nesse jogo (Mario + Rabbids Kingdom Battle não contava com nosso idioma) torna essa experiência muito mais divertida, com frases que só nós brasileiros diríamos de fato.

Jogabilidade

Um pouco diferente do apresentado no primeiro título, Mario + Rabbids Sparks of Hope conta com um combate de estratégia baseado em turnos que possui um dinamismo bem interessante durante as batalhas. Assim que você domina essa mecânica mais dinâmica, o que era estratégia pode ganhar uma boa pitada de raciocínio para resolver alguns quebra-cabeças que você mesmo monta visando sair de desafios em pouco tempo. Aos que preferem um desafio maior, três níveis de dificuldade estão presentes e podem ser alternados livremente antes das batalhas e a movimentação da câmera é livre dentro e fora das batalhas.

Mario RabbidsNão se preocupe com as temidas repetições em batalhas oi coisas que podem gerar tédio após algum tempo de jogo: além do dinamismo tático nos turnos, há variações interessantes nos inimigos que parecem mais ágeis em suas ações, fora os portais que se abrem para que mais inimigos apareçam, um sistema que trabalha fraquezas e resistências, além de objetivos que vão muito além do básico ‘derrote todos os inimigos no campo’ – tem batalhas em que literalmente você só vai querer correr deles ou sua derrota será cravada em pouco tempo.

Por falar em resistências e fraquezas, Sparks não são só bichinhos vulneráveis que são caçados pela nossa querida vilã Cursa – eles são parceiros essenciais para as batalhas que possuem habilidades ativas e passivas potencializando nossos heróis e auxiliando nosso caminho até o fim da campanha. Escolher bem quais equipar nos nossos personagens e prestar atenção nos nossos inimigos sobre quais são ou não efetivas no campo de batalha é uma ajuda e tanto – inclusive, o jogo permite que você faça um sobrevoo de pesquisa de campo antes do início das batalhas para que você estude os inimigos e saiba como vai definir suas táticas contra eles de acordo com o objetivo, uma belezura como estrategista, eu diria. Vale salientar ainda que os heróis contam com árvore de habilidades que são preenchidas com aquisição das Prismas de Habilidade ganhas quando um personagem passa de nível, aprimorando suas técnicas, movimentação e defesa / recuperação de acordo com escolha do jogador.

Mario RabbidsMario RabbidsAs famosas moedas da franquia Super Mario estão presentes e são de boa ajuda aqui também: No modo exploração você anda livremente pelo mundo em que está e coleta várias delas (durante as batalhas também), e além da compra de itens para te ajudar durante os embates, a recuperação dos personagens vai lhe custar uma quantia legal. Estrelitas também serão de vosso interesse por aqui queridos exploradores, uma vez que é com essa réplica gelatinosa dos Sparks que você os alimenta e aumenta seus níveis para que suas habilidades melhorem ainda mais. Além das missões principais, isso tudo que eu citei anteriormente pode ser adquirido em missões secundárias que também contam com outras recompensas legais como skins para as armas usadas pelos nossos heróis.

Complecionistas estão também bem servidos, já que além de revisitar os planetas livremente, vários segredos estão presentes nos mundos que vão de desafios, quebra-cabeças e batalhas mais desafiadoras até a coleta de memórias e chaves que abrem locais escondidos.

Mario Rabbids

Performance e Som

Mario + Rabbids Sparks of Hope conta com uma gama muito legal de cinemáticas envolvendo os protagonistas e antagonistas, todas com boa dose de carisma e bom humor – mas contendo seriedade quando necessário, claro. Nas cenas fica clara a paixão empregada pelos desenvolvedores quanto ao enredo e sempre fica um gostinho do “que venha mais” conforme você avança pela história e é aqui que inegavelmente fiquei cativado pra saber mais sobre a interação entre Rabbids e a turminha do Mario frente ao caos espalhado pela Cursa. Mas isso não se restringe à eles, já que muitos rostinhos novos presentes no game trazem suas personalidades e interações que vai deixando cada ponto de exploração do jogo melhor – mesmo Rabbids que estejam procrastinando aleatoriamente por aí.

Mario RabbidsO jogo foi desenvolvido através da Snowdrop Engine, um motor gráfico proprietário da Ubisoft que se apresenta muito bem na compatibilidade com o Nintendo Switch. Majoritariamente o jogo não apresenta quaisquer problemas de performance que comprometerá a experiência do jogador – ainda assim e principalmente em cinemáticas (excluindo aqui o modo portátil), algumas poucas perdas apresentadas na taxa de quadros são notáveis e eu tenho de citar nessa análise.

A trilha sonora de Mario + Rabbids Sparks of Hope conta com compositores de peso liderando o projeto como Yoko Shimomura, Grant Kirkhope e Gareth Coker, sendo assim, seria praticamente impossível de minha parte esperar que ela não seria categoricamente louvável em cada um dos mundos, cenas e batalhas que explorei (e continuo explorando) durante a minha jornada. Os efeitos sonoros são muito bem feitos e passam um feedback bem legal, além da dublagem – que infelizmente não está em nosso idioma – mas foi muito bem feita e dá uma personalidade ainda maior ao jogo.


Jogo gentilmente fornecido para nossa análise pela Ubisoft Brasil.

Mario Rabbids
Mario + Rabbids Sparks of Hope
Veredito
Mario + Rabbids Sparks of Hope acerta em tudo no que se propõe como um jogo de estratégia dinâmico, carismático e produzido por apaixonados pelo gênero e pelas duas franquias. É uma aposta tranquila e certeira que vale cada minutos do seu investimento.
Prós
História
Personagens
Trilha Sonora
Jogabilidade e Inovações
Contras
Algumas perdas de performance (taxa de quadros) em cinemáticas / batalhas
9.8
Espetacular
você pode gostar também
Comentários