Universo Nintendo

Análise – Mario Strikers: Battle League

Um jogo firmemente plantado em suas raízes

Mario Strikers Battle League é um título que, para o melhor e para o pior, está firmemente plantado em suas raízes. Eu nunca tive a oportunidade de jogar o Mario Strikers original que foi lançado em 2005, no entanto, sua sequência, Mario Strikers Charged, foi um título que joguei demais quando foi lançado em 2007. Francamente, só não joguei Charged ainda mais porque, na época, o modo online era bastante instável e acabava proporcionando partidas com bastante lag e frustração. Consequentemente, a comunidade ativa logo se desfez alguns meses após seu lançamento. Battle League traz as características históricas da série de uma jogabilidade excelente e de uma experiência online apropriada, no entanto, o ambiente dos jogos online também foi drasticamente alterado nesses 15 anos de ausência da série. 

A jogabilidade de Battle League traz uma série de mudanças e novidades que, principalmente, o tornam a experiência mais competitiva da série até o momento. Praticamente todas as ações do jogador têm um tempo ideal para serem realizadas e conferem uma série de vantagens caso o jogador tenha essa habilidade de execução. Por exemplo, carregar seu chute o torna mais forte e mais difícil de ser defendido, mas o chute mais potente depende de acertar o timing exato de soltar a carga. O passe é realizado com um botão e de maneira bem simples, mas realizá-lo no tempo exato que o jogador está para receber a bola faz com que chutes posteriores sejam mais difíceis de defender pelo goleiro. 

Essas adições podem parecer exagero, mas são bastante apropriadas. Ao invés de seguir um script certo para realizar um gol, jogadores agora devem considerar um aspecto de execução para conseguir vencer. Jogadores casuais irão aproveitar o título mesmo sem essas mecânicas, mas para jogadores mais dedicados será um aprendizado extremamente necessário para conquistar vitórias. 

Os itens agora aparecem como penalidade de uma “falta” (atacar um jogador sem a bola) ou quando a platéia quer dar apoio a um time (usualmente, o que está perdendo). Para evitar um gol, é bastante válido realizar uma falta (ou dez) em uma partida, mas senti que havia um desequilíbrio em termos dos itens que estava recebendo (banana) com os do meu oponente (estrelas). O chute especial, capaz de fazer 2 gols de uma única vez, agora é um power-up temporário que precisa ser obtido em campo. Caso você seja atacado durante o chute especial ou o tempo de especial acabe, perde-se a chance de utilizar o especial. São mudanças que podem parecer pequenas, mas que alteram drasticamente a dinâmica das partidas. 

Em suma, a jogabilidade de Battle League é bastante divertida e ainda dá espaço para o competitivo. Também é possível equipar cada personagem com uma série de partes que alteram seus status. Em minha experiência, uma Rosalina com o status máximo de chute é uma força a ser temida. Um Bowser também. Meus oponentes talvez tenham achado injusto eu fazer múltiplos gols do meio do campo ou com dois segundos de partida. Diga-se de passagem que o goleiro foi a única mecânica que ainda não consegui compreender sobre quando ele defende e quando não defende. 

Os modos de jogo se resumem ao versus básico contra a cpu ou outros jogadores, o modo copa e os modos online. O versus pode ser jogado com um ou múltiplos Switch e comporta até oito jogadores. Deve ser uma experiência incrivelmente divertida com amigos e com pessoas de níveis de habilidade semelhantes, mas até o momento dessa análise, não consegui fazer uma reunião grande assim para testar isso. O modo copa são mini-torneios com 4 times em formato de eliminação dupla, ou seja, o time precisa perder duas vezes para sair do torneio e o time remanescente é declarado campeão. Há 6 copas e, depois de concluí-las uma vez, libera-se uma versão mais desafiadora das mesmas. 

O modo online pode ser dividido em dois modos: O usual contra jogadores em partidas simples e um novo modo com clubes e temporadas. Os clubes são grupos de jogadores e você só é permitido utilizar os personagens customizados por outros integrantes do mesmo clube. Há partes obtidas ao ingressar no modo, portanto, suponho que as temporadas irão fornecer mais partes e até talvez mais personagens conforme avançam. A primeira temporada do título está para se iniciar na próxima semana. Em minha experiência, tive partidas com pouco lag, mas com as mecânicas necessitando timing preciso, qualquer variação é bastante perceptível. A grande maioria das partidas foi perfeitamente jogável, com algumas poucas que tive dificuldade. Não há uma seleção manual de oponentes ou como verificar se sua conexão com o oponente é boa ou não, então sua experiência é completamente dependente do matchmaking do título. 

O pacote oferecido por Mario Strikers Battle League é bastante semelhante ao que foi feito em Mario Strikers Charged, no entanto, as expectativas para um título atualmente são drasticamente diferentes do que eram há 15 anos atrás. Com um crescente número de jogos com excelentes experiências online competindo pelo tempo e dinheiro dos jogadores, Mario Strikers Battle League é um título extremamente raquítico, especialmente considerando que se trata de um lançamento por preço completo de 60 dólares. Mesmo considerando a possibilidade de múltiplos updates grátis, a alta barreira de entrada é certamente algo que vai impedir que o título encontre um público mais abrangente e, consequentemente, coloca a longevidade do modo online em risco. No lançamento, afirmo que é difícil justificar o preço com o conteúdo oferecido e a aversão da Nintendo a descontos também não me traz muitas esperanças que o cenário mude. 

Jogo analisado com código fornecido pela Nintendo.

Mario Strikers
Veredito
Mario Strikers Battle League é um excelente jogo de futebol, mas com um conteúdo absolutamente raquítico pelo preço requerido. O jogo certamente dá mais importância ao online do que títulos anteriores, mas não faz o suficiente para competir com outros grandes jogos online pelo tempo dos jogadores.
Prós
Jogabilidade Excelente
Código online aprimorado
Possibilidade de jogar com até 8 pessoas localmente
Contras
Raquítico de Conteúdo
Online sem opções básicas do que esperamos hoje em dia
Alto preço pelo pacote oferecido
6.5
Bom
você pode gostar também
Comentários