Mastodon
Universo Nintendo

Análise – NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS

Isso já virou carne de vaca

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS é o lançamento mais recente da série de luta inspirada no anime e mangá de Naruto, disponível em janeiro de 2024 para Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. O título reúne os personagens de Naruto e Boruto, as duas gerações de ninjas que protagonizam as histórias. O título mantém o mesmo nível de qualidade dos games anteriores, mas também apresenta alguns problemas e limitações.

É o jogo mais atualizado de todos

Lutas tem modo simplificado
Lutas tem modo simplificado

A qualidade de NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS é a mesma de antes, embora as animações, os recursos e a maioria dos aspectos visuais do título pareçam ser reutilizados do jogo anterior. Os golpes, os combos, os efeitos, os cenários e os personagens são bem feitos e fiéis ao anime e mangá, dando uma sensação de imersão e fidelidade ao jogador. Porém, tem esse problema de reciclagem.

O elenco de personagens é enorme (ou tenta parecer que é), o que permite escolher entre diferentes grupos de ninjas. Mas eu vejo bastante espaço para melhoria em termos de agrupamento e filtros – gostaria de ver os ninjas agrupados pela vila a que pertencem, o que é mais fácil de escanear com os olhos e descobrir de qual vila eles são.

Versão de Switch e modo simplificado

Gráficos são decentes
Gráficos são decentes

A versão do Switch do título é bastante decente, embora possamos notar quedas de resolução e de quadros aqui e ali. No entanto, isso não é nem de longe um fator que prejudica a experiência. Há uma versão simplificada dos controles, através da qual você pode selecionar o que é automatizado e o que não é, o que é excelente para os iniciantes e pessoas que não estão tão familiarizadas com os jogos de luta e ainda assim querem se divertir ingressando no gênero. Além disso, golpes especiais de cada personagem são muito fáceis de realizar agora, sendo apenas um botão de distância. Essas opções tornam o título mais acessível e divertido para quem está começando ou não tem muita habilidade.

É gratificante avançar no modo história e desbloquear novas coisas para os seus personagens, especialmente skins e trajes clássicos. No entanto, a maioria desses itens já estavam desbloqueados no título anterior, mas eu entendo o ponto de bloqueá-los novamente. É o famoso fator “esforço e recompensa” que quiseram adicionar aqui.

Mais do mesmo

Elenco de personagens é bem repetitivo, ainda que extenso
Elenco de personagens é bem repetitivo, ainda que extenso

Não há nenhum modo novo, como um exploratório, onde você pode andar livremente e ir atrás de missões para adquirir e cumprir. Eu sinto falta de ideias colocadas em prática nos antigos títulos de Naruto, como Naruto Ultimate Ninja de PS2. Aqui, tudo o que temos são cenas sem graça e estáticas que funcionam mais como um resumo – isso, para a história de Naruto. Enquanto isso, a história de Boruto é quase a mesma, com algumas cenas em 3D aqui e ali, deixando você escolher um personagem e dominar sua proficiência com eles.

Os desenvolvedores deveriam ser mais criativos em termos de cenas e falas em batalha. Fica extremamente repetitivo duas ou três vezes depois que você usa o seu Rasengan e ouve o mesmo grito de Naruto dizendo “Rasengan!”. Isso pode parecer algo menor, mas teria definitivamente adicionado um grande detalhe e mostrado algum cuidado com os fãs.

Há também uma chance perdida no quesito inovação. Pense na série Dragon Ball, em que você pode se transformar em batalha e revelar uma nova forma de um personagem. Em vez disso, você pode selecionar a forma de um personagem desde o início, o que tira um pouco da novidade e do fator surpresa.

Adquirir skins especiais é bacana
Adquirir skins especiais é bacana

O elenco de personagens é essencialmente o mesmo do título anterior, com algumas adições, ainda faltando algumas figuras icônicas e nunca vistas, como Kurenai, Anko e Konohamaru adulto. Esses personagens são queridos pelos fãs e nunca deram as caras. Alguns personagens são inchados demais, ocupando muitos espaços, como Naruto, que tem quase 10 variações.

Finalmente, o modo online é lento dependendo de quem você joga contra e de que região eles vivem, mostrando que o título definitivamente não tem nenhum código de rollback para resolver esse problema. As conexões são baseadas em peer-to-peer (direta em ambos consoles), tornando a partida quase impossível de jogar quando você é pareado com alguém de outro continente ou país.

Um segmento já cansado da franquia

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS é um título de luta excelente, que agrada tanto aos veteranos quanto aos novatos, com uma jogabilidade refinada, gráficos incríveis, modos variados, etc. O game tem uma história envolvente, mas saturada, um elenco diversificado e um modo personalização extenso. No entanto, o título também tem alguns pontos negativos, como os personagens via DLC, os figuras icônicas não existentes e a falta de personagens desbloqueáveis. No mais, a última edição de Naruto Ultimate Ninja Storm é uma boa opção para os fãs assíduos de Naruto, que vão se divertir muito com esse lançamento. Porém, ele ainda assim deixa a desejar muito.

Jogo fornecido para análise pela Bandai Namco.

 

Naruto Ultimate Ninja Storm Connections capa
NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS
Veredito
NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS é o mais novo jogo da série Storm, mas confesso que comecei a sentir falta dos velhos tempos nos quais tínhamos coisas mais inovadoras na franquia, como um mundo pra explorar no estilo Yakuza da SEGA.
Prós
Gráficos e performance decentes
Vários personagens
Modo história concede skins e dinheiro pra comprar skins, itens, jutsus, etc
Personagens novos nessa edição (via DLC)
Contras
Lag no online torna ele quase injogável
Muitos personagens tem várias versões, o que faz tudo ficar inchado
Muitos personagens da série ainda não estão aqui
Modo história chato demais
Falta de inovação ao longo da série
Conteúdo bastante reciclado
6
Mais do mesmo, e no mau sentido
você pode gostar também
Comentários