Visão Geral e História
Nine Parchments é um jogo com maior foco em multiplayer, visão isométrica em um RPG com batalhas em tempo real. Ele é desenvolvido pela Frozenbyte, a mesma produtora responsável pela triologia de Trine.Nine Parchments não tem como foco principal sua história – que é bem simples por sinal. Ela ocorre quando por descontrole de alguns anlunos em uma escola de magia, nove pergaminhos mágicos são espalhados pelo mundo após uma explosão no edifício. O objetivo dos jovens magos é resgatar um por um deles em um mundo vasto de monstros perigosos.
Recomendação de Compra
Final Fantasy I-VI Pixel Remaster Collection
Lançamento: 8/Out/2024
Pouca história, muita ação
Todo jogador de um bom RPG gosta de uma história rica em detalhes, cheias de personagens carismáticos e missões secundárias que levam à entender boa parte do que se passa naquele enredo. Nine Parchments preferiu o caminho mais curto, com narrações e diálogos bem breves entre o personagem que você controla e o “narrador” (que é o proferssor da escola de magia).
Quando se trata de batalhas porém, a ação se torna algo muito bem trabalhado. Os controles são simples, onde cada um dos personagens inicia com três magias em seu leque com a possibilidade de aprender ainda mais conforme avança pelas fases e adquire os pergaminhos. As magias em si variam desde sua natureza sendo água/gelo, fogo, luz, sombria e cura, até seu estilo de ser conjurada – como por um raio initerrupto, à dstância ou invocação no terreno.
A mira para atacar os monstros é controlada com o analógico direito, e você pode usá-la enquanto corre pela área para não ser atacado corpo à corpo ou à distância, por exemplo. Com outros jogadores na equipe, você pode combinar duas magias para um efeito ainda mais devastador, além de diversas outras combinações e estratégias que são facilitadas assim que você percebe as fraquezas e forças dos seus inimigos que vão ganhando dificuldade conforme você avança pelas fases e mapas.
Cenários e Trilha Sonora
Os ambientes dentro do jogo são bem trabalhados, e a visão isométrica das áreas não atrapalha em absolutamente nada, é possível perceber a beleza com que a natureza do jogo foi trabalhada, seja por sombras, folhas, animais, movimentação de plantas com a aproximação dos personagens e até a direção da água – se você quer uma direção melhor do que esperar, tome como base a franquia Trine. Não se preocupe com resolução ou performance, o jogo aqui rodou sem qualquer tipo de queda no fps, mesmo com quatro personagens e vários monstros usando magias ao mesmo tempo. Não percebi diferenças absurdas entre os modos portátil e TV no Switch, e mesmo com o multiplayer, é absolutamente tranquilo utilizar o modo portátil para suas aventuras.
A trilha sonora de Nine Parchments é bem feita para com seu objetivo aqui, ela parece ter sido planejada para intercalar com os sons dos ambientes e a chegada dos monstros, que a altera para um tom mais “obscuro e de suspense” que visa alertar o jogador que em algum lugar dali o perigo está presente.
Os Problemas
Nine Parchments têm boas qualidades, e alguns pontos que apontarei aqui mais como dificuldade que algo grave.
O primeiro deles é o jogo essencialmente precisar ser jogado em multiplayer, pois mesmo que você opte por jogar sozinho, além de ser algo repetitivo após algum tempo, você acaba sentindo que a curva de dificuldade pode ser desproporcional quando comparado à você e mais três pessoas se aventurando por aí. O lado positivo porém, é que para se livrar do problema de você não ter muitos amigos, o jogo permite que outras pessoas online participem de sua aventura mesmo que não estejam em sua lista de amigos – mas muita atenção, já que alguns desses encontros com outros jogadores podem acabar sendo desastrosos dependendo da mentalidade deles.
Veredito
Nine Parchments é um jogo muito bem trabalhado com uma gameplay e mecânica muito intuitiva, além de divertida e prática – mas não espere nada muito espetacular aqui, o básico é o que faz a diferença. Um RPG com magias, aventuras e monstros sempre são bem vindos principalmente quando nos oferecem boas experiências que podem ser aproveitadas entre amigos. Como destaquei acima como “defeito”, recomendo que você jogue a campanha principal no multiplayer, é a melhor experiência possível para se aproveitar o título da Frozenbyte.*O jogo foi gentilmente oferecido pela Frozenbyte para essa análise.
Discussion about this post