Mastodon
Universo Nintendo

Análise – Pirate Outlaws

Prepare seu baralho e sua perna de pau para viver uma aventura pirata com cartas!

Pirate Outlaws é um jogo de cartas de estratégia desenvolvido pela Fable Game Studio. Nele, assumimos o papel de um pirata atrás de tesouros e desafios em alto mar. Com elementos de RPG, ele possui muitas formas de combate, estratégia e outros recursos, e recompensa o jogador pelo seu tempo investido. Mas como, você quer saber? Suba a bordo que eu te conto, marujo.

Um novo dia, uma nova aventura

Pirate Outlaws, além de um deck builder, também é considerado roguelike (uma combinação de estilos que eu adoro, diga-se de passagem), pois em cada nova tentativa, o mapa muda e cria-se um novo caminho, que por si só já contaria uma nova história para o jogador, mas Pirate Outlaws inclui vários mapas, cada um com sua história, inimigos e cartas exclusivas.
A história é abstraída aqui, porém, nada impede o jogador de criar uma. Contudo, se você precisa de uma motivação, eu diria que Pirate Outlaws é uma história sobre piratas que saem atrás de outros piratas em busca de tesouros. Por quê? Porque são piratas.

Pode parecer que Pirate Outlaws tem pouca história ou que ela é simples demais, mas se você chegou aqui para conhecer o jogo, com certeza a primeira coisa que te chamou atenção foi o tema de piratas e que tipo de jogo seria esse (foi assim que eu vim parar aqui); o mar chama por você, mandrião.

Ilhas, combates, navios e cartas.

Pirate Outlaws tem como foco o combate através das cartas, mas existem muitas coisas que exigem atenção. Antes do combate é bom se preparar: escolha seu personagem, o navio e as vantagens. De início, temos poucas opções, mas conforme vamos falhando avançando no jogo, vamos recebendo novos recursos.

O combate é bem criativo e cheio de possibilidades; as cartas se dividem em vários tipos, como ataque, defesa, habilidades etc. Certas cartas utilizam munição e outras carregam esse recurso. É um sistema interessante para sobreviver, e gerenciar sua munição é a chave. O único ponto negativo sobre isso é que o baralho inicial não aumenta, o que deixa as primeiras rodadas bem lentas.

Cada personagem tem um deck único que, apesar de conter os mesmo tipos de carta (ataque, defesa e munição), funciona diferente de acordo com o personagem escolhido, como ter chance de dobro de dano (ou tomar metade dele), ganhar tokens para queimar outro recurso, roubar vida do adversário etc. Não tem um personagem que funcione exatamente igual a outro, bem como os cenários, onde em cada um você encontrará inimigos e cartas únicos para aquele mapa.
Para os fãs de jogos de cartas, Pirate Outlaws é um prato cheio. São horas e horas de conteúdo, e não é fácil chegar até o fim: joguei mais de 40 horas até agora e ainda não consegui chegar no fim de nenhum mapa e ainda não liberei nem metade dos personagens.
Aliás, demora um bocado para começar a liberar as coisas, mas depois de liberar os novos mapas, esse processo fica mais rápido.

Parte técnica

Pirate Outlaws tem gráficos bem no estilo pintura, fazendo lembrar cartas náuticas. Uma pena que as animações são limitadas — tudo bem ser um jogo de cartas, a abstração desse recurso faz parte, mas achei um pouco engessado demais, poderia ter mais ação nas lutas.

Por ser um jogo de cartas, senti falta de uma localização para compreender melhor os efeitos delas. Mesmo sabendo inglês, ainda é um pouco difícil, pois às vezes, para achar a descrição de algum efeito, é necessário navegar por vários menus até o glossário. A interface do usuário é um ponto a se melhorar, com certeza.

Em um jogo de cartas, dificilmente você encontra algum problema de performance, e com Pirate Outlaws não é diferente: ele roda muito bem, com carregamentos rápidos, sempre pronto para seguir para uma nova aventura.

Veredito
Pirate Outlaws é um deck builder interessante, com temática de piratas, e um ótimo jogo para ficar horas fazendo diversas tentativas, mas ele passa uma sensação de punitivo demais e limita muito as estratégias do jogador. Porém, ele consegue sempre fazer o jogador tentar mais uma vez.
Prós
sessões rápidas e leves;
grande variedade de cartas e personagens;
diversos mapas;
campanhas procedurais.
Contras
interface dos menus um pouco confusa;
falta de informação em alguns textos, forçando o jogador a ir procurar pelos menus;
barreira de linguagem.
7.5
Divertido
você pode gostar também
Comentários