Mastodon
Universo Nintendo

Análise – South Park: Snow Day!

Vamos voltar para South Park, mas não se anime muito com a viagem

South Park vem de dois jogos maravilhosos, e um terceiro jogo para essa sequência atual era inevitável. Decidindo mudar o estilo de arte e de jogabilidade, South Park: Snow Day! chegou cheio de apostas. Será que elas compensaram?

Sobre South Park: Snow Day!

South Park Snow Day 01

South Park é uma das séries mais polêmicas e com proporção quase igual de pessoas que amam e odeiam de todos os tempos. Com um humor único que às vezes erra de forma tão profunda quanto acerta, a história se passa na pequena cidade fictícia de South Park, no Colorado, e usa quatro crianças, Eric, Stan, Kyle e Kenny, como personagens centrais de suas sátiras cruéis e, muitas vezes, bem pungentes sobre a sociedade americana e sobre o mundo como um todo.

Criada por Trey Parker e Matt Stone e sendo exibida desde 1997, a série conta com mais de 300 episódios espalhados em 26 temporadas, 1 filme em longa-metragem, vários mini-filmes e uma série de episódios especiais. South Park, apesar de toda a controvérsia, continua sendo uma das séries de comédia de maior sucesso da história da TV dos Estados Unidos, tendo recebido inúmeros prêmios por isso.

No mundo dos videogames, a história é quase tão antiga, tendo começado no Nintendo 64, em 1998, e já somando, com o atual, 10 jogos lançados nas mais diversas gerações desde então. Nem todos os jogos fizeram sucesso, mas os últimos dois maiores, The Stick of Truth e Fractured But Whole, trouxeram uma nova onda de fãs para South Park.

Soubemos que um contrato havia sido assinado em 2021 para um jogo 3D com custo de quase 1 milhão de dólares, que seria um roguelike. South Park: Snow Day mudou da Ubisoft para a THQ Nordic, e depois de alguns teasers em eventos de videogame, o jogo foi finalmente anunciado para todos os consoles e PC em agosto de 2023, sendo lançado em março de 2024.

História

South Park Snow Day 04

A história de South Park: Snow Day! é razoavelmente simples: num dia de neve intensa, as crianças de South Park não terão aula, e os adultos da cidade estão lidando com as consequências da neve intensa

Nesse intervalo, as crianças decidem jogar um novo jogo, e todas se fantasiam e se dividem em três facções: Elfos, liderados por Kyle Broflovski, Humanos, liderados por Eric Cartman e Caminhantes do Pântano, liderados por Stan Marsh. No papel do Novato mais uma vez, você entra na brincadeira e segue inicialmente Eric em sua jornada contra Kyle e Stan.

Eric diz que graças a você ter virado apelão nas duas últimas vezes (ele se refere aos dois jogos anteriores da franquia), mudaram as regras do jogo desta vez (falarei mais sobre isso na Jogabilidade).

Depois de enfrentar algumas missões, vocês eventualmente se juntam para enfrentar o Sr. Hankey, enquanto Eric tem dificuldade de lidar com a possibilidade de a nevasca acabar.

O jogo traz um humor que lembra o de South Park, apenas de longe, com exceção de alguns momentos de brilhantismo. A maioria das piadas é muito segura, e muitas das coisas que fizeram os dois jogos anteriores serem tão engraçados foram deixadas de lado para mais pragmatismo, e isso tirou muito do clima para quem é realmente fã do desenho.

Ainda são Eric, Stan, Kyle e Kenny (sim, o Kenny Mccormick também está, mas aparece mais à frente), assim como Butters, Jimmy, Clyde, Henrietta, e muitos outros, além dos mais variados adultos da série, mas parece que foram polidos. O jogo é para maiores de 18, e o humor até agora estava sendo perfeito nos videogames, não precisavam ter mudado o tom.

Opinião sincera de quem é fã de South Park: a história deste jogo não tem alma de South Park. Parece algo que os criadores só botaram o nome, e lembra o jogo de South Park do Nintendo 64 de todas as formas negativas possíveis.

Jogabilidade

South Park Snow Day 03

Clique aqui e receba as notícias direto do Canal Universo Nintendo no seu no Telegram

Se Stick of Truth e Fractured But Whole eram jogos de RPG com perspectiva 2.5D e traços imitando o desenho, esqueça tudo isso; South Park: Snow Day! é um roguelike com movimentação em 3D.

Você se moverá por áreas pré-determinadas até chegar à mesa na qual as missões serão presididas por Butters, os dois lados que se enfrentarão escolhem e mostram suas cartas, e aí, começa a luta: vocês enfrentam hordas e mais hordas de crianças dizendo “morri” e “sacanagem”, e outras coisas, até que a missão, seja ela derrotar N pessoas, seja ela defender uma área por N segundos, seja concluída.

Em cada batalha ou missão, três outras personagens se juntam a você, podendo ser controladas pelo computador ou por amizades que você tenha na lista do Switch. Após cumprir a missão de cada batalha, você encontra Jimmy, coleta mais cartas, ou melhora as que você já tem, e tudo se repete.

Ao final de cada batalha, e no decorrer da partida, você também junta Rolos de Papel Higiênico, e Matéria Escura, que são as moedas do jogo, que você pode usar para melhorar as cartas que Jimmy te dá, comprar novos poderes, novas armas, armaduras, e muito mais, ou para melhorar seu cérebro e desbloquear e/ou melhorar habilidades.

Cada poder escolhido tem um botão específico, e você ataca, lança flechas ou poderes mágicos, enquanto tenta desviar e sobreviver. Você pode voar usando seu peido, pular para atacar de longe, entrar em montes de neve para se esconder, mas o objetivo final é sentar a porrada em todo mundo.

O jogo avança de acordo com as batalhas vencidas, sendo bastante linear, sem quase nenhuma opção de ramificação para tornar a coisa um pouco mais interessante ou te fazer ter vontade de jogar de novo, porque as batalhas são bem repetitivas, tirando algumas contra chefões.

Você pode juntar até outras 3 pessoas para jogar contigo, mas todo mundo precisa ser pela internet: não dá para jogar com conexão local ou com dois controles.

Parte Técnica

South Park Snow Day 02

South Park: Snow Day! faz um trabalho decente na maior parte do tempo. Você vai encontrar algumas quedas de frame rate enquanto joga, especialmente em momentos em que tem um montão de inimigos, ao mesmo tempo em que, de vez em quando, elementos sumirão e aparecerão na tela aleatoriamente, prejudicando visão e posicionamento em algumas batalhas.

A arte 3D é bem-feita e tenta manter estilo do desenho, mas South Park perde muito da magia ao sair do 2D. Os cenários do jogo estão ali, a cidade foi recriada perfeitamente, mas várias das novas áreas parecem genéricas. Não sei se é porque tá tudo coberto de neve, mas não há muita diferenciação em áreas que não aparecem comumente no desenho. Além disso, o ângulo da câmera 3D não é sempre o melhor, atrapalhando movimentação e jogabilidade em algumas situações.

A dublagem é muito boa, embora algumas pessoas possam estranhar, já que as vozes mudaram. Ao contrário dos dois jogos anteriores, dublados em Miami, e com as vozes de quem dubla os episódios do desenho, South Park: Snow Day! traz uma mistura de vozes conhecidas com muitas novas: Eric e Stan mantêm as vozes do filme Maior, Melhor e Sem Cortes, e as vozes de Butters e Jimmy, que são feitas pela mesma pessoa, vêm direto das primeiras temporadas do desenho, mas todas as outras vozes são novas. No começo, pode haver certa estranheza, mas depois de um tempo, a gente se acostuma, esse é um dos pontos fortes do jogo, inclusive, e cada idioma conta com um pacote de dublagem próprio para ser baixado, de graça, direto do eShop.

A tradução para o português é completa e bem-feita, e os textos se encaixam bem às caixas.

Conclusão

South Park: Snow Day! erra em quase tudo a que se propõe. Se sair de um RPG no estilo de arte de South Park para um Roguelike 3D matou a maior parte do que fez os últimos dois jogos brilharem, mudarem o tipo de humor terminou de enterrar. Pode ser divertido para jogar por um tempo num grupo pela internet, mas acredito que haja opções melhores. A menos que você faça questão de tocar em tudo o que envolva South Park, ou que o preço esteja muito bom, há opções melhores em todos os pontos que o jogo busca cobrir.

Análise feita com cópia gentilmente cedida pela THQ Nordic

Review SOUTH PARK SNOW DAY!
South Park: Snow Day!
Decepcionante
South Park: Snow Day! erra em quase tudo a que se propõe. Sair de um RPG no estilo de arte de South Park para um Roguelike 3D matou a maior parte do que fez os últimos dois jogos brilharem, e mudarem o tipo de humor terminou de enterrar. Pode ser divertido para jogar por um tempo num grupo pela internet, mas acredito que haja opções melhores. A menos que você faça questão de tocar em tudo o que envolva a franquia, ou que o preço esteja muito bom, há opções melhores em todos os pontos que o jogo busca cobrir.
Prós
Dublagem brasileira muito bem-feita e com algumas vozes conhecidas
Inclusão de várias personagens clássicas da série animada
Muitas cartas de poder pra colecionar
Contras
Mudança de RPG para Roguelike não foi uma boa escolha
Mudar o estilo de arte para 3D também não foi
"Limpar" o humor também foi péssima escolha
Batalhas repetitivas
Câmera em alguns momentos atrapalha a movimentação
4.5
você pode gostar também
Comentários