Universo Nintendo
  • Início
  • Análise
  • Artigo
  • Guia Ofertas
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Universo Nintendo
  • Início
  • Análise
  • Artigo
  • Guia Ofertas
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Universo Nintendo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Análise – Starlight Legacy

Viaje de volta aos clássicos JRPG dos anos 90

Ary Luz por Ary Luz
31 de maio de 2025
em Análise
0
Início Análise
PUBLICIDADE
104
VISUALIZAÇÕES
PostarPublicarNova Thread

Recomendação de Compra

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom – Nintendo Switch 2 Edition

Lançamento: 05/Jun/2025

KaBuM! Amazon BRA
Capa do Jogo
PUBLICIDADE

Leia Também

Análise – Super Technos World: River City & Technos Arcade Classics

Análise – Super Technos World: River City & Technos Arcade Classics

31 de maio de 2025
Análise – Pipistrello and the cursed yoyo

Análise – Pipistrello and the cursed yoyo

28 de maio de 2025

Nostalgia costuma ser uma arma forte de venda em jogos, e apostando na nostalgia dos anos 90 e 2000, o JRPG Indie Starlight Legacy chegou esta semana. Além da nostalgia, qual é o legado dele?

Sobre

Starlight Legacy 02Starlight Legacy é o segundo jogo do estúdio Decafesoft, que na verdade é uma pessoa só, Justin Matsuzawa, um artista de pixel art, compositor, desenvolver de jogos e pai, que mora no Japão e tem um filho pequeno que dorme no quarto ao lado de onde ele trabalha nos seus jogos. Apesar de não ser sua estreia, Starlight Legacy é a estreia num jogo com mais profundidade e desenvolvimento, já que seu primeiro jogo foi de cartas.

Com o desenvolvimento tendo sido iniciado em maio de 2022, o jogo passou por diversas evoluções até chegar à sua forma final. A demo 2.0 do jogo foi disponibilizada na Steam já em junho de 2024, mas o jogo completo só foi ver a luz do dia em fevereiro deste ano.

PUBLICIDADE

Depois de alguns meses de trabalho extra, Starlight Legacy chegou aos consoles. Uma curiosidade extra, enquanto as versões dos outros consoles foram feitas pela eastasiasoft, a publisher do jogo, o port do Switch foi feito pelo próprio Justin. Com a exceção de uma música do jogo (e as traduções, claro), podemos dizer que a versão do Switch é 100% o trabalho de um homem só, do começo ao fim.

Ele, inclusive, está trabalhando na sequência, que já tem nome: Starlight Legacy: Ryuna Rising. De acordo com ele, o projeto inicial sempre foi de fazer uma trilogia, no mínimo, e o segundo jogo deve ser um processo de 4 a 5 anos, porque ele quer algo grandioso.

História

Starlight Legacy 01Você talvez já tenha ouvido essa história antes, mas fica comigo, tá? Starlight Legacy é sobre encrenca, confusão e caos no Reino de Evaria. Depois de décadas de paz e prosperidade proporcionada pela Árvore da Eternidade, o Rei Lennox, aparentemente do nada, decidiu botar em vigor uma lei que proíbe o ensino de magia na Província Celestial. Revoltados, uma parte do povo da Província criou um movimento separatista, que visa não só separar a Província de todo o reino, como também destronar o Rei Lennox.

PUBLICIDADE

Você começa o jogo controlando Ignus, uma guerreira da Província da Floresta cujo melhor amigo, Teryl, é um soldado contratado do rei. Ignus está de bobeira em seu quarto na sua cidade natal quando Teryl a convida para acompanhá-lo a entregar uma coisa pro rei.

No caminho, descobre-se que o rei tem uma missão para Teryl, que é combate os separatistas, e Ignus vai junto. No meio do corre-corre da cidade grande, você encontra Caden, o líder dos separatistas. Visando derrubar o rei, Caden decide botar fogo na Árvore da Eternidade. Com isso, o ar, a água e a terra do Reino de Evaria vai começar a perder a vida e a pureza, até que o ponto que tudo será destruído. Para evitar isso, Ignus e Teryl ganham a companhia de Frida, uma mercadora, que por ser irmã de Caden, entende que é obrigação dela ajudar a reparar o dano que o irmão dela causou.

A missão de vocês, Guerreiros da Luz Estelar, é ir aos quatro templos onde as Joias da Luz Estelar estão guardadas, vencer os desafios e unir as joias para trazer a Árvore da Eternidade de volta à vida. E aí está um dos grandes pontos altos do jogo: você faz isso na ordem que quiser. Há quatro pontes de acesso para você chegar às outras províncias (todas elas enormes de longas), e você escolhe qual ordem vai buscar as joias. Ter essa liberdade era algo que eu não esperava num jogo retrô.

Starlight Legacy 06Conforme vocês avançam e conhecem outras pessoas, além de todas Províncias de Evaria, vocês vão descobrindo mais sobre a situação do reino, e começa a perceber que nem tudo é o que parece. O desenvolvedor disse no Reddit que a história foi planejada para ser leve, e de fato, não tem muita profundidade, nada é muito desenvolvido, mas tem muita nuance por trás das coisas. Questões raciais, xenofobia, abuso de poder e o valor das tradições, tudo isso está ali, borbulhando na superfície.

PUBLICIDADE

Infelizmente, como dito antes, não tem muito desenvolvimento. A gente sabe que outros reinos existem, mas não sabe nada deles, além do pouco que as personagens falam, sabe um pouco do passado e do presente de Evaria, mas até mesmo as divergências entre separatistas mais extremos e mais moderados poderiam ser exploradas. Muito do que é falado do tratamento do Rei com os Lusórios (derivado do nome anterior da Província Celestial) você não vê acontecer, só ouve falar. A história é curtinha, e o jogo acaba em cerca de 10 horas (um pouco menos, dependendo das suas opções).

As personagens em sua maioria não têm muita profundidade, mas dá pra extrair algumas coisas bem legais. As motivações do rei, a rebeldia da princesa, os mistérios de Ryuna, e algumas personagens específicas trazem vislumbres de coisas legais, mas nada é muito desenvolvido aqui também.

Jogabilidade

Starlight Legacy 07Starlight Legacy é um jogo retrô com muitas opções de qualidade de vida para quem quer um toque de modernidade.

Inicialmente, é seu jrpg de turno padrão: o jogo é muito, muito, MUITO parecido com as primeiras três gerações de Pokémon, inclusive alguns sprites parecem ter sido tirados diretamente de Hoenn (incluindo o mapa do jogo), Kanto ou Johto. Então, você começa no seu quarto no segundo andar, vê sua mãe sozinha no andar de baixo, tem algo a fazer com seu vizinho, tem que ir pra cidade depois da Rota 1 (agora eu vou para Viridian) para começar a aventura de fato. Além disso, a história dos Guerreiros da Luz Estelar e os quatro templos lembra muito o enredo do primeiro jogo de Final Fantasy. Esses dois elementos fazem algumas pessoas estranharem, mas se você seguir em frente, verá que esse jogo tem seus próprios meios de fazer as coisas.

Você explora o mapa de maneira contínua, como nos bons e velhos tempos, sem telas de carregamento entre as áreas, e conforme explora áreas novas, ganha novos meios de transporte, como um tapete voador, uma flauta para voar, uma jangada para cruzar áreas aquáticas ou uma ocarina para chamar um dragão que vai te levar para voar pelo mapa.

Starlight Legacy 04As batalhas são em turnos, e as personagens em batalha podem ser montadas do jeito que você quiser. Pode escolher trabalhar com invocação, magia, dano físico ou proteção. A troca de equipamentos é livre, então, a cada vez que jogar, pode explorar uma experiência diferente.

Não há muito terreno para percorrer entre as áreas, embora haja várias idas e vindas, mas a quantidade de batalhas com encontros ligados é bem grande. O problema de você desligá-las totalmente é que você pode se descobrir com o nível muito baixo e pouco dinheiro, quando encarar algum monstro obrigatório ou precisar comprar novos itens ou se hospedar na Estalagem para dormir e recuperar vida e mana.

O fato de você poder escolher a ordem dos desafios é bem interessante. De acordo com quantos fragmentos da Joia da Luz Estelar você carrega, os monstros sobem de nível e dificuldade, além de novos baús poderem ser abertos, então, você vai ter que revisitar todas as áreas de qualquer jeito.

Todos os inimigos (e vocês) têm elementos, num clássico jo-ken-po de fogo vence gelo, que vence terra, que vence fogo. Você pode mudar os elementos dos seus guerreiros, o que, de novo, favorece muito novas possibilidades. Conforme você avança no jogo, descobre novos elementos.

Starlight Legacy 03Gosto do fato que o jogo não tem Game Over. Ao melhor exemplo da maior inspiração, quando todo mundo perde vida, vocês voltam para a última Estalagem que visitaram.

Sim, ele é um jogo totalmente inspirado nos jogos clássicos, e o público-alvo claramente são pessoas nostálgicas daqueles tempos querendo histórias e aventuras novas, e para isso, ele entrega. Você pode escolher entre o controle clássico e um modo de controle próprio, com botões pra cada ação, pode decidir se quer encontros aleatórios ou não, pode mudar a cor dos menus, e decidir quanto quer grindar no jogo aumentando ou diminuindo o multiplicador de experiência.

Um ponto importante aqui é que, se Starlight Legacy favorece jogadores mais novos com as boas opções de qualidade de vida já mencionadas, ele segue o exemplo dos SaGa, e não te explica absolutamente nada. Não há tutorial, não há explicações. Se vira, que você não nasceu quadrado, é o que jogo te diz o tempo todo. Você vai precisar experimentar muito até descobrir tudo o que pode fazer. Eu acho que foi um pouco de exagero, poderíamos ter algumas pistas (até mesmo o Pokémon mais antigo tinha algumas dicas em alguns lugares específicos), mas gamers que buscam a descoberta total, não tem segurar na mão aqui, é um chute no traseiro para explorar o mundo.

Parte Técnica

Starlight Legacy 05Dentro da proposta oferecida, só elogios. Sim, há muita repetição de elementos do jogo, especialmente o interior das casas e lojas, além de NPCs iguais em toda cidade, mas isso já era comum nos jogos nos quais Starlight Legacy se inspira. Até o morrinho que você pula pra baixo em Pokémon está aqui.

Dependendo do quanto de originalidade você gosta num jogo, pode gerar um incômodo a familiaridade com os elementos visuais e estéticos. Apesar disso, cada cidade, e especialmente cada província, tem um toque próprio, e a maioria delas tem algum elemento que vai te fazer saber diferenciar de outras, caso precise voar de volta para alguma razão.

Os gráficos são muito bonitos, dentro da proposta também. Só senti falta de um pouco mais de variedade nos monstros. Além de vários deles serem bem parecidos com alguns Pokémon, você basicamente tem variante X, Y, Z e por aí vai, dos monstros, conforme eles vão ficando mais fortes.

As músicas foram quase todas compostas por Justin também, e elas são muito boas. Eu normalmente jogo com o som desligado, mas aqui me deu vontade de jogar com som, pra ouvir as músicas, e como elas se encaixam bem em cada momento. A de algumas cidades continua na cabeça mesmo depois de desligar, e se você passar muito tempo no Centro Pokémon na Hospedaria, a música de lá vai ficar repetindo em loop aí dentro.

O jogo é traduzido para vários idiomas, inclusive o Português do Brasil, e a tradução é muito boa, muito boa mesmo. Há uns poucos errinhos, mas nada que distraia, dá de 10 a 0 em várias traduções de jogos maiores. Não sei quem traduziu, mas você está de parabéns.

Conclusão

Starlight Legacy não traz nada de novo, além de uma viagem agradável e nostálgica para os anos 90 e a era 16 bits. Apesar disso, é confortável e charmoso do seu jeito, conseguindo se destacar de outros jogos que seguem a mesma pegada, o que faz com que mereça uma chance de ser conhecido.

Análise feita com cópia gentilmente cedida pela eastasiasoft

Starlight Legacy keyart
Starlight Legacy
Nostálgico
Starlight Legacy não traz nada de novo, além de uma viagem agradável e nostálgica para os anos 90 e a era 16 bits. Apesar disso, é confortável e charmoso do seu jeito, conseguindo se destacar de outros jogos que seguem a mesma pegada, o que faz com que mereça uma chance de ser conhecido.
Prós
Acerta em cheio na nostalgia
Quase um sandbox, de tantas opções diferentes de maneiras de jogar
Mundo com personalidade própria
Opções de qualidade de vida excelentes
Contras
Muito curto para um JRPG
Muitos assets repetidos e semelhantes aos dos jogos nos quais se inspira
Nenhum tipo de ajuda ou tutorial pode espantar jogadores mais novos
7.5
Tags: EastasiasoftReviewstarlight legacy
Postar3CompartilharCompartilharCompartilhar4Compartilhar


PUBLICIDADE
Ary Luz

Ary Luz

Ary Luz joga videogames desde o Atari. Joga Nintendo, PC e Board Games, foco especial em JRPG, fazendinhas, plataformas e jogos multiplayer online. Travesti Professora Pokémon e de Inglês, é Kpoppera e coleciona coleções. Ela/Dela

Outras Novidades

Análise – Super Technos World: River City & Technos Arcade Classics
Análise

Análise – Super Technos World: River City & Technos Arcade Classics

31 de maio de 2025
Análise – Pipistrello and the cursed yoyo
Análise

Análise – Pipistrello and the cursed yoyo

28 de maio de 2025

Discussões sobre isso post

PUBLICIDADE

Popular Recentemente

  • Splatoon Raiders

    Nintendo anuncia Splatoon Raiders para o Switch 2

    109 compartilhamentos
    Compartilhar 44 Postar 27
  • Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom recebem atualizações – Revisão na localização brasileira do jogo

    68 compartilhamentos
    Compartilhar 27 Postar 17
  • Guia de Compras | Nintendo Switch 2 é lançado no Brasil; Segundo lote do novo console é disponibilizado

    560 compartilhamentos
    Compartilhar 224 Postar 140
  • RUMOR | Nintendo Switch 2 – Tentativas de uso do MIG Switch e métodos de desbloqueio por voltagem travam e inutilizam o console

    633 compartilhamentos
    Compartilhar 253 Postar 158
  • Sony é questionada sobre os potenciais impactos do Nintendo Switch 2 para o PlayStation

    52 compartilhamentos
    Compartilhar 21 Postar 13

Análises Recentes

Análise – Super Technos World: River City & Technos Arcade Classics

Análise – Super Technos World: River City & Technos Arcade Classics
31 de maio de 2025
Postar3CompartilharCompartilharCompartilhar5Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Universo Nintendo

© 2024 Universo Nintendo - Site criado e mantido por Felipe Lima e Lamartine Barbosa.

Mapa do Site

  • Affiliate Disclosure
  • Avisos
  • Cronograma de Eventos
  • Diretório de Membros
  • Forum
  • Home
  • Instagram
  • Jogos
  • Meu Perfil
  • Mural de Recados
  • Newsletter
  • Ofertas
  • Página inicial
  • Palavrando Nintendo
  • Pokémon
  • Pontos – Universo Nintendo
  • Pre-Footer 2
  • Sair
  • Sobre o Universo Nintendo
  • Universo Nintendo (Manutenção)

Siga Nossas Redes

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Análise
  • Sobre o Universo Nintendo
  • Ofertas Nintendo

© 2024 Universo Nintendo - Site criado e mantido por Felipe Lima e Lamartine Barbosa.