Super Monkey Ball Banana Rumble é a mais nova entrada na família Super Monkey Ball, e promete mais diversão do que nunca antes, com diversos modos para se jogar. O quão divertido é?
Sobre Super Monkey Ball Banana Rumble
Super Monkey Ball, ou Monkey Ball, inicialmente, é uma franquia com mais de 20 anos, tendo seu primeiro jogo lançado numa cabine de arcade, com um controle em formato de banana.
Lançado para console pela primeira vez em 2001, para o Nintendo Game Cube, esse jogo fez história ao pôr um fim definitivo à histórica guerra entre Nintendo e Sega já que foi o primeiro jogo feito pela Sega publicado num console de mesa Nintendo.
Há atualmente mais de 20 entradas na franquia, passeando por basicamente todos os consoles que já existiram desde seu lançamento, incluindo celulares.
Recomendação de Compra
Super Mario Party Jamboree
Lançamento: 17/Out/2024
Anunciado pela primeira vez no Nintendo Direct Partner Showcase de fevereiro de 2024, Super Monkey Ball Banana Rumble foi lançado para o Nintendo Switch no mês passado.
História
A história de Super Monkey Ball Banana Rumble é bem simples, mas ao mesmo tempo, divertida, engraçada, leve e com alguns plot twists.
Enquanto tudo anda bem na Ilha Suculenta, um resort paradisíaco praieiro no qual AiAi e sua patotinha estão passeando para um festival, geral recebe a visita surpresa de Palette, uma macaquinha aventureira cujo objetivo é encontrar a Banana Lendária. Esta é um item mágico, objeto de lendas ancestrais, que foi selada através do uso de sete artefatos, chamados Arteslocados.
Para encontrá-la, vocês saem por 200 fases rodando, girando, se batendo e caindo para encontrar os artefatos misteriosos que vão ajudar a localizar o tão sonhado objetivo de Palette. E eu falo vocês porque o modo História permite até quatro pessoas jogando juntas, local ou online, e basta uma delas concluir a fase para que todo mundo passe para a próxima.
Além de toda a macacada, ainda temos personagens diferentes, como a Família Gala e muito mais gente inusitada e divertida de se conhecer. Algumas dessas criaturas tentam te ajudar, outras, impedir que AiAi e sua galera cheguem à Banana Lendária.
Cada mundo tem fases, e cada fase traz desafios diversos, além de missões especiais, que aumentam o fator replay.
Entre os mundos, cutscenes totalmente animadas ajudam a contar a história. Você vai conhecer cada personagem clássica da franquia, além de personagens novas, em filminhos bem fofos, que apesar de não serem dublados em palavras, têm vozes como as de Animal Crossing, dando tom e ajudando a aumentar a personalidade de todo mundo.
Quais mistérios e perigos aguardam AiAi, Palette e todo o resto?
Jogabilidade
Super Monkey Ball Banana Rumble é um party game extremamente divertido e estressante. Isso significa que ele é melhor aproveitado com outras pessoas, seja localmente, seja pela internet. Eu tentei jogar sozinha o modo História, achei chato, me irritei; ao jogar com outras pessoas, me diverti bem mais e avancei em fases que não conseguia passar sozinha.
Os macaquinhos do jogo têm o poder de criarem bolas ao redor de seus corpos, e usarem essas bolas para correrem de um lado para o outro. Daí, o nome da franquia. Esta entrada adiciona um novo elemento, porém, o Giro Acelerado, que te permite dar boosts de velocidade em muitos momentos, te ajudando a ultrapassar adversários ou a pular partes e construir atalhos que te façam chegar mais rápido ao arco dourado, que é o objetivo final das corridas.
Ao jogar a história, você tem acesso ao modo de assistência, para ajudar quem não tem tanta experiência. Nele, você consegue voltar certas partes, tem um guia fantasma, que mostra o caminho, além de uma flecha que indica para onde ir e checkpoints para não ter que recomeçar todos os níveis sempre que cair. Ao jogar desta forma, você não cumpre missões, nem tem seus tempos salvos, mas consegue avançar de fases.
Além do modo Aventura, com as já citadas 200 fases diferentes, o jogo também traz um modo de Batalha. Infelizmente, por alguma razão que não entendo, os modos de batalha são limitados, dependendo de quantas pessoas jogam localmente, e todos mesmo só estão disponíveis para duas pessoas, com alguns liberados para três, outros poucos para quatro.
No modo Batalha, além da corrida normal, há outros modos diversos de jogar, que lembram muito modos diferentes de Mario Kart. O segundo modo é a Caça às Bananas, no qual vocês têm que coletar o maior número de bananas possíveis dentro do tempo disponível. O modo Ca-BUM coloca metade das pessoas com bombas, outra metade sem, e quem tem bomba tem que entregar pra quem tá sem, e quem explodir ao final do tempo, perde. Na Corrida do Gol, cada equipe tem que passar por gols diferentes pra marcar pontos, e quem marcar mais pontos, leva. Já em Robô Esmaga, você precisa se lançar contra robôs gigantes no mapa, causando danos e quebrando-os, e, de novo, quem fizer mais pontos, leva.
No Modo Batalha, até 16 jogadores podem jogar online (incluindo dois localmente com 14 outras pessoas) em partidas aleatórias, e há um passe da temporada, com bônus para número de pontos específicos que você atingir (sem passe premium, até o momento da escrita deste texto).
Um dos pontos mais legais do jogo é a grande quantidade de personalização. Você tem mais de 300 itens, entre chapéus, roupas e sapatos, tipos de bolas mágicas e efeitos ao usar seu Giro Acelerado. Além de toda a macacada disponível, você também pode comprar pacotes extras de personagens que incluem clássicos da Sega, como Sonic, Tails, Knuckles, e outros. Você pode comprar personagens individuais ou pagar mais pelo Pacote de Personagens Sega, que traz seis personagens, além de mais 15 itens pra personalizar seus macaquinhos (personagens Sega no geral não podem ser personalizadas). Há também cinco personagens desbloqueáveis, além das que já vêm no jogo, então, você vai poder mostrar sua personalidade de forma bem livre nas partidas online.
Parte Técnica
Super Monkey Ball Banana Rumble mostra bem o trabalho de uma empresa que fez jogos para todo tipo de console diferente. Por ser um party game de bastante intensidade, é importante que o jogo não trave, nem tenha quedas sérias de frame rate, especialmente online. E ele entrega.
Em mais de 15 partidas que fiz online, nunca encontrei nenhuma lentidão, o servidor demora um tempo pra conectar, mas nunca levei mais de 10 minutos pra encontrar partida, normalmente, menos de 5.
No modo local, o jogo também roda liso, sem nenhum momento de queda de frame rate, mesmo com um monte de coisas, brilhos e explosões acontecendo pela tela, mesmo com a tela dividida para quatro pessoas.
Os gráficos não são os mais lindos do mundo, mas são competentes e atendem ao que é necessário. O jogo não é feio, mas não é muito polido. Mas as cutscenes são bonitas.
Os sons do jogo são animados e combinam com o que acontece, e a música, apesar de não ser nada de mais, também contribui pra atmosfera festiva e divertida.
Não há dublagem em nenhuma língua real, mas as personagens fazem sons como os de Animal Crossing, como já foi dito, e cada uma tem voz, impostação e tom distintos, te fazendo conseguir reconhecer quem fala algo, mesmo que você não leia o que tá escrito.
Quanto a ler, você vai ler tudo em português, porque aqui, foi feito um trabalho primoroso. Todos os textos, menus e legendas são totalmente traduzidos com qualidade e mantendo os trocadilhos, sempre que possível, do original. Um ótimo trabalho de localização.
Conclusão
Se você está procurando um jogo divertido para toda a família, que garanta horas de gargalhadas, xingamentos e quedas, muitas quedas, e que mesmo quem nunca jogou videogame possa jogar, Super Monkey Ball Banana Rumble atende plenamente a esses requisitos, com o bônus de um modo online extremamente divertido e competente.
Análise feita com cópia gentilmente cedida pela Sega
Discussion about this post