Mastodon
Universo Nintendo

Análise – Where Are My Friends?

Às vezes, somos surpreendidos com alguns títulos que de cara nos fazem pensar que não são merecedores de nossa atenção, mas, com poucos minutos, demonstram que estávamos completamente enganados e nos revelam uma experiência bem divertida. Esse é “Where Are My Friends?”, um título com vários gêneros.

Você inicia em uma nave espacial e é convidado a explorar a nave para fazer algumas atividades. Eu nunca tinha ouvido falar do título ou assistido a algum trailer antes de jogar e, quando o tudo começou eu fiquei entediado com a exploração da nave me perguntando se o jogo seria assim e, para minha grande surpresa, ele não é.

Depois de algumas atividades na nave, você vai se deparar com uma roda onde você pode escolher entre quatro amigos do personagem que aparentemente estão sumidos (bom… esse é o título) e precisam de ajuda. Cada amigo que você escolher representa um modo de jogo, e aí foi que mudou totalmente de figura.

Um excelente plataforma 2D com mecânicas de portal se esconde aqui

Cada modo é jogado em um gênero diferente. Sempre no início da análise, falo sobre qual é o gênero, mas este eu tive que explicar tudo isso pra dizer que são vários gêneros. Em um momento, você vai estar num plataforma 2D semi impossível, e no outro, num Point & Click. Até mesmo o gênero Runner, que é tão popular nos aparelhos móveis é representado.

O que eu preciso dizer é que todos os modos de jogabilidade são bem divertidos e empolgantes e requerem destreza para terminá-los (principalmente o plataforma 2D), e eu me diverti bastante.

A arte visual é simples, mas muito bonita e claramente feita toda à mão, com um estilo artístico bem diferente e ficou bem interessante. As músicas são legais e deixam o jogo bem agradável.

É importante citar que eu estava totalmente vidrado no até terminá-lo e foram muito agradáveis as horas que passei com ele. No momento, ele custa 6 dólares na eShop americana.

O que eu falei sobre o jogo até agora é que foi uma boa experiencia, divertido, com musicas bacanas e arte diferente e legal. Realmente me surpreendeu e as mecânicas encontradas nele são bacanas e a pequena história é curiosa.

Você é desafiado nesse labirinto de enigmas com plataformas

Acontece que não poderia deixar de citar nessa análise os defeitos, e praticamente todos eles estão ligados a questões técnicas. Infelizmente, durante duas missões ele teve bugs que foram graves e, em outra missão, ele teve glitches que incomodavam.

Essa parte preta deveria ser uma textura que sumiu.

Numa das missões, o personagem ficou preso no check point e não andava de jeito nenhum e, depois de uns 30 segundos agarrado, ele se soltou da “cola” no chão e pude continuar a fase. Nessa mesma fase, eu caí em um abismo, mas, ao invés de morrer, o personagem caiu em um chão abaixo do cenário e eu tive que voltar para o último check point. Nessa fase novamente, tinha vários glitches, fazendo com que parte do cenário sumisse. Nesse último caso, não atrapalhava porque o cenário que sumia era o buraco, ou seja, na verdade facilitava. Em uma outra fase, o bug foi mais grave porque tinha uma plataforma que deveria funcionar depois que você ativava um interruptor, o que não aconteceu. Eu fiquei um tempão procurando o que fazer até que decidir fechar o jogo e abrir de novo e então, de repente, a plataforma funcionava.

O personagem foi pra debaixo da tela uma vez. Pelo menos deu pra tirar uma ótima foto.

Ainda que sejam problemas pontuais e que não aconteceram em nenhuma outra parte, foram problemas que impediam o progresso até que você reiniciasse ou voltasse para o último check point.

Esse jogo realmente conseguiu me deixar em dúvida de qual nota dar a ele. Em primeiro lugar, eu gostei da experiência e o preço dele é bem em conta, mas ele tem bugs que não deveriam estar na experiência. Em respeito a todo o público do portal, relatei cada problema que tive e posso dizer que o título valeu a pena. Mesmo com esses defeitos, eu me diverti.

Por isso, quero deixar bem claro que é uma escolha de vocês o que achar do que foi apresentado. Eu não posso dar uma nota excelente para um jogo com dois bugs graves e também não queria expor uma nota ruim porque é legal e não merecia cair no limbo.

Um Point & Click bem divertido e com soluções curiosas

Where Are My Friends? foi uma experiência que me deixou com um bom sorriso no rosto e tem um bom desafio e com uma pequena atualização poderia ser um daqueles jogos indies que indicamos para exploradores de jogos desconhecidos.

Eu recomendo para pessoas que gostam de títulos indies e novas experiências e não recomendo para pessoas que não querem se frustrar com a dificuldade ou com possíveis bugs. Dessa maneira, queria deixar claro que levaria uma nota maior sem os bugs.

* Jogo fornecido pela empresa Beard Games Studio

você pode gostar também
Comentários