Universo Nintendo

Análise – Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars

Neptunia e SENRAN KAGURA unem forças em um RPG de ação.

Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars é o mais novo jogo da franquia de Neptunia, que conta com mais de 10 títulos lançados, entre outras participações. Dessa vez, Neptunia cai no mundo de Senran Kagura e, juntas, elas criam uma história totalmente inédita para as duas franquias. Será que não ter jogado nenhum jogo das duas franquias seria um bom lugar para começar? Talvez. 

História

 

Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars, apesar de ser um jogo da franquia de Neptunia, se passa totalmente no mundo de Senran Kagura, onde as protagonistas de Neptunia (ela mesma, Noire, Blanc e Vert) se tornam as grandes deusas ninjas que estão em constante confronto com as 4 Honeypa Ninjas (as protagonistas de Senran kagura). Durante uma dessas disputas, um novo inimigo surge: Stemee legion, um grupo de ninjas tecnológicos vindos do desconhecido em busca da dominação desse reino ninja.

 

Juntas, elas põem as diferenças de lado contra um inimigo em comum, tudo isso lotado de clichês de anime e algumas piadas que quebram a quarta parede, além de cenas ao estilo light novel com uma ótima dublagem e animação. O problema é que isso se estende demais, do prólogo até o início da primeira missão foi mais de uma hora de diálogo. Os personagens não são bem apresentados, então, se você não está inserido nas franquias, pode ficar um pouco perdido. Contudo, por ser uma história original, isso não gera tanto impacto. O maior incômodo é que isso acontece com uma certa frequência; as cenas são longas e parecem não ter fim, afinal, são 10 personagens interagindo, e isso acaba levando mais tempo que deveria. Depois de alguns capítulos, isso acaba ficando cansativo e naturalmente pulamos o áudio dos diálogos ou até mesmo eles inteiros (o que não vai fazer falta, porque toda a informação pertinente estará disponível quando o jogador for selecionar a missão seguinte).

Jogabilidade

 

Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars tenta mesclar a jogabilidade das duas franquias: RPG de ação de Neptunia com o beat’n’up de Senran Kagura, o que resultou na criação de algo bem datado e fraco. Com apenas um botão para fazer combos, projéteis que dão dano mínimo e uso limitado, além de um pulo extremamente pesado e sem liberdade para combos, parece um jogo da quinta geração de consoles. Claro que isso não é tudo que Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars tem para oferecer, o game também conta com um sistema de técnicas que custam stamina, mas elas não fluem bem durante o combate e não seguem bem os golpes normais. Isso obriga o jogador a sempre escolher uma das duas técnicas para se focar no combate. Tem também o sistema de Furikazan Drive, em que podemos escolher entre 4 modos e usos limitados, porém, um deles é bem vantajoso e possui uma regeneração de vida bem generosa.

 

Para poder se fortalecer entre as missões da história, contamos com uma boa quantidade de recursos. Side-quests vão aparecendo na vila conforme avançamos, as personagens aprendem novas técnicas e sobem de level e temos um sistema de jóias que nos permite aprimorar atributos – esse sistema é bem interessante e nada complicado: quase todas as jóias usadas podem ser compradas e algumas caem em combate, evitando a repetição infinita de missões (terminar sem repetir nenhuma). 

Comparado aos outros títulos das duas franquias, Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars tem uma jogabilidade bem lenta, principalmente por ficar bloqueando o caminho, por colocar mais diálogos desinteressantes no meio da fase ou até mesmo por mostrar o aparecimento de algum monstro “novo”, isso somado ao cenário vazio, com inimigos bem espaçados e pouco inteligentes, que quebram muito a imersão de combate e só servem para alongar o tempo de jogo.

 

Gráficos e trilha sonora

 

Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars novamente nos apresenta algo datado, apesar de ser lançado originalmente em 2021. Os cenários usam texturas em 3D muito esticadas, com pouca definição e personagens com roupas sobrepondo partes do corpo das personagens em posição padrão.

Pelo menos capricharam nos cenários e character design durante os diálogos: são todos desenhados, e tanto o filme de abertura quanto o de encerramento também estão formidáveis (principalmente o de encerramento, que faz muitas referências a games). É uma pena serem apenas duas, alguns eventos do jogo seriam melhor em animação.

 

A trilha sonora, por sua vez, é ótima. Como o tema é ninja, usam e abusam de instrumentos como shamisen, taiko, biwa e koto para criar uma trilha sonora da época feudal do Japão, o que consegue dar um bom ritmo ao jogo, mesmo com tantas interrupções. Com um total de 26 músicas, é um grande repertório e talvez seja a melhor parte do game.

Veredito
Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars é um bom RPG de ação, porém tem um ritmo lento e com mecânicas datadas. Talvez seja um bom jogo para quem não conhece as duas franquias, mas não para quem já jogou os anteriores.
Prós
Boa trilha sonora
Cutscenes desenhadas
Contras
Jogabilidade datada
História rasa com diálogos que não têm fim
Texturas do cenários ruins
Interrupções que estragam o ritmo de jogo
6.5
Fraco
você pode gostar também
Comentários