Universo Nintendo

BGS 2022 | Entrevista – Nintendo comenta sobre o mercado brasileiro, planos de localização, lançamentos físicos e mais

Conversamos com Pilar Pueblita sobre a abordagem da empresa em nosso território.

Brasil Game Show está acontecendo no Expo Center Norte em São Paulo durante os dias 06 e 12 de outubro, levando diversas novidades do mercado de videogames, periféricos, influenciadores e marcas participantes da indústria aos mais de 300 mil visitantes estimados.

Pela Universo Nintendo, tive a oportunidade de entrevistar Pilar Pueblita, Gerente de Relações Públicas e Eventos da Nintendo para a América Latina, referente à abordagem da companhia e como ela tem visto o mercado nacional visando trazer novidades para o público brasileiro.

Confira a entrevista a seguir:

Sobre Localização de Jogos Já Lançados no Mercado

Questionei Pilar se a Nintendo além de dar continuidade à localização de seus futuros lançamentos, considera também lançar atualizações para alguns títulos de sua biblioteca visando levar o nosso idioma a eles:

Referente a localização, a única coisa que podemos dizer é que sim, planejamos ter mais e mais jogos disponíveis em Português do Brasil com o tempo, mas não consigo compartilhar nesse momento quais são esses jogos e se lançamentos anteriores receberão patch ou algo relacionado.

Sobre Serviços do Nintendo Switch no País

Sobre os serviços, questionei a Pilar se a Nintendo planeja igualar a disponibilidade de serviços que não estão disponíveis no Brasil (como os ícones, missões e recompensas do My Nintendo):

Para os brasileiros temos alguns serviços já disponíveis no My Nintendo, mas nosso objetivo é disponibilizar em igualdade ao que ocorre na América do Norte quando se trata das recompensas digitais no futuro.

Ainda no mesmo tópico, Pilar comentou sobre as recompensas físicas do programa My Nintendo:

Como algo exclusivo da Brasil Game Show, é a primeira vez que a Nintendo disponibiliza aos brasileiros a possibilidade do resgate de uma recompensa física do My Nintendo. É um ponto de partida, mas não posso dizer ou compartilhar que será algo padrão. É algo exclusivo desse evento [a recompensa via check-in] e que estamos avaliando [seu impacto com os consumidores], mas não posso confirmar nada sobre o que e quando poderá acontecer.

Sobre a Expansão da Divisão Brasileira nas Redes Sociais

Questionei a Pilar sobre a possibilidade da Nintendo continuar expandindo sua presença nas redes sociais brasileiras, citando como exemplo a abertura da conta no Twitter, mas perguntando sobre uma potencial criação de YouTube para o nosso mercado:

Não temos novidades para compartilhar referente ao YouTube nesse momento. Estamos com contas brasileiras da Nintendo no Twitter, Facebook e Instagram e por hora, nosso objetivo é fortalecer a presença nessas redes e a comunicação com o público brasileiro através delas.

Sobre Mídia Física e Hardwares

Também trouxe para a pauta os planos de mídia física para o Brasil, assim como a possibilidade de mais bundles e hardwares temáticos da companhia serem disponibilizados no país:

Como mencionei anteriormente em outras entrevistas seguimos avaliando o mercado nacional e quais opções de produtos podem ser disponibilizadas. Temos o Nintendo Switch – modelo OLED, o Nintendo Switch Lite agora mas, referente à quais tipos de bundles / edições especiais, não conseguirei compartilhar nesse momento.

— Bayonetta 3Pokémon Scarlet Pokémon Violet podem chegar fisicamente ainda em 2022?

Temos 10 jogos planejados para chegar fisicamente no Brasil até o final de 2022 e não consigo te confirmar nesse momento quais títulos além deles serão disponibilizados para compra no Brasil.

Ao site The Enemy, a companhia afirmou que o CEO da Nintendo of America – Doug Bowser – deu ordem à divisão latino-americana para que houvesse uma padronização de lançamentos simultâneos dos jogos em mídia física no Brasil com os demais países das Américas, Europa e Ásia. Uma estimativa para que isso ocorra, de acordo com a Pilar porém, ainda é incerta por conta de algumas burocracias envolvendo Classificação Indicativa, padronização das artes nas capas, etc.


Essa foi minha rápida entrevista com a Pilar, que tem acompanhado de perto toda a movimentação no estande da Nintendo durante a Brasil Game Show 2022.

você pode gostar também
Comentários