Universo Nintendo

Brasileirão UNITE: Universo Nintendo será a organizadora!

Um dos torneios mais célebres da América do Sul retorna para a sua quinta edição; a primeira com a coorganização da Universo Nintendo.

Enfim, após meses de trabalho e de espera, vocês já podem saber: A Universo Nintendo, junto a Liga dos Campeões, irá organizar a 5ª temporada da maior Liga de Pokémon UNITE do continente.

Mais de 60 times distribuídos por 5 séries irão brigar até o final do ano. Pelo acesso? Playoff? Ou contra o rebaixamento? Só o tempo irá dizer. Para esta temporada, trouxemos diversas novidades, que você confere aqui, em primeira mão:

Datas

Primeiramente, o que interessa a todo mundo. Esta temporada irá ter cerca de dois meses de duração. Abaixo, os prazos:

  • Abertura das Inscrições (1ª chamada): INSCREVA-SE AQUI!
  • 26 de setembro – Encerramento das Inscrições (1ª chamada)
  • 28 de setembro a 05 de outubro – Copa UN
  • 27 de setembro a 07 de outubro – Inscrições (2ª chamada)
  • 10 de outubro – Início da Liga
  • 17 de novembro – Encerramento da Liga
  • 28 de novembro – Copa Premier

Janela de Transferências

Para criar mais inovação e expectativa, esta será a primeira temporada a conter a nova Janela de Transferências. Após a conclusão do primeiro turno da Série A ou alguma data relativamente próxima, a organização irá realizar uma pausa de uma semana em suas atividades correntes para a celebração do Período de Transferências.

Jogadores, que tenham sido transferidos em período anterior, poderão tornar-se habilitados para participação em qualquer uma das divisões. Toda transferência realizada durante o período terá efeito imediato. Nesta temporada, o período vai de 29 de Outubro a 04 de Novembro.

Identidade Visual

A nova identidade visual preza por manter a essência das séries anteriores, porém com uma completa repaginada. Confira a seguir:

Série A
O foco é seguir a proposta anterior, a demonstrar a divisão como o pináculo do Unite regional. A marca também será usada como padrão oficial para representar o coletivo do sistema. De maneira intencional, o logo faz alusão ao troféu da categoria Mestre de forma estilizada, em referência direta à “maestria” dos participantes da divisão. As cores, como no logo anterior, fazem referência ao padrão da Master Ball.

Série B
Remetendo ao padrão de cores da Ultra Ball (apresentada no logo antigo para a divisão), a nova proposta faz referência direta aos troféus inferiores do jogo, demonstrando ser o último passo real para a ascensão máxima.

Série C
A partir da Série C, opta-se por usar uma nova proposta, para dar ênfase velada à diferenciação entre as duas divisões de topo, que reúnem apenas os 30 melhores times do sistema. O decágono padrão das séries inferiores faz referência às dez torres disponíveis no começo de uma partida. Em específico, as cores da divisão, assim como nos demais casos, associam-se a Great Ball.

Série D
Inspirada no padrão de cores da Poké Ball, a primeira a qual um treinador tem acesso no jogo, a divisão adota o vermelho. Em exibições a parte, o logo pode possuir variações referentes ao grupo (um D1 ou D2 no logo, basicamente).

Série E
A divisão mais baixa do sistema, recebe a todos (everyone, em inglés). O símbolo de “E” verde, também é entendido em alguns países como o sinal de classificação indicativa “livre para todos os públicos”. O mesmo verde também representa uma das primeiras cores que um treinador vê, sendo a grama do meio selvagem, antes de possuir qualquer Poké Ball. Por fim, o verde, também conhecido por ser a cor da esperança (que também tem o mesmo E) representa a esperança dos novos times que juntam-se à divisão.

Pontuação

Muitos times que jogam diversos torneios onde empates não são possíveis terminam por se deparar com sistemas de tabelas simplistas, onde as pontuações são sempre divididas apenas em vitórias e derrotas. Todavia, não é comum encontrar e-Sports onde exista nativamente a possibilidade de empates.

Pensado nisso, decidimos inovar. O Brasileirão UNITE também será pioneiro em apresentar um sistema de pontuação nunca antes visto. De maneira a beneficiar o máximo de elencos possíveis, dividimos as pontuações em quatro categorias: Vitórias/Derrotas Completas (2-0), e Simples (2-1), como explicado na tabela abaixo:

Resultado Pontuação Saldo
Vitória Completa (2-0) 3 +2
Vitória Simples (2-1) 2 +1
Derrota Simples (1-2) 1 -1
Derrota Completa (0-2) 0 -2

O modelo novo dá um motivo para que todos os times disputem algo ao decorrer do torneio, e que até a última rodada haja uma disputa incessante pelo acesso ou a temida fuga do rebaixamento. Junto do cálculo de saldo, isso previne com certeza absoluta a ausência de qualquer ocasião de eventuais empates.

Vagas

Baseado na mudança massiva de elencos desde a última edição, a reformulação causará uma redistribuição de vagas inédita. Haverão critérios para definir as novas posições, que serão:

  1. Média de pontos do time, de acordo com o Qualifier oficial de 2022;
  2. Melhores ranqueados de todas as séries nas quatro primeiras edições do Brasileirão;
  3. Copa UN;
  4. Ordem de chegada (a vaga será preenchida na última divisão disponível no momento da inscrição)

As vagas em cada divisão serão distribuídas conforme exibido na tabela abaixo:

Vagas
Caminho de classificação Série A Série B Série C Série D Série E
a. 13 9
b. 4
c. 1 3 16 20 40
d.
Total 14 16 16 20 40

Para esta temporada, teremos uma estrutura de divisões completamente reestruturada. Ouvimos aos jogadores, e garantimos o melhor formato possível. A famigerada Série A seguirá com os 14 membros, como na última edição. Séries B e C contarão com 16 elencos, e a principal novidade: Séries D e E, pela primeira vez, serão divididos em grupos de 10 participantes. Isso garante que as divisões mais baixas sempre irão possuir rotatividade, mesmo sem possuir rebaixados (como no caso da Série E).

Copa Premier

Para o final da época, teremos a maior corrida maluca do sistema. Todos os campeões terão a oportunidade de redefinir completamente a tabela para a próxima edição. Na série D e E, onde há mais de um vencedor, o torneio será realizado também para conhecer o vencedor da respetiva divisão. A Copa será realizada no formato escalonado em eliminação única, conforme na imagem abaixo. Elencos em divisões inferiores deverão jogar mais partidas para chegarem à final.

Caso um elenco vença outro a mais de duas divisões de distância (o Campeão da Série E vence Campeão da Série C, por exemplo), mesmo que o elenco não venha a vencer o torneio, ele terá um lugar assegurado na divisão máxima alcançada na próxima época. Se tal eventualidade ocorrer, o rebaixamento condicional será ativado, e o primeiro elenco fora da zona de descenso será rebaixado para a divisão inferior à jogada na temporada.

 

Copa UN

A Copa UN será o primeiro torneio a ser realizado na época, e também será a via de distribuição principal para os elencos que não estejam entre as 22 melhores médias de CP de grupo. O torneio terá uma taxa de inscrição de 20 reais, e todos os elencos que tenham se inscrito no formulário oficial do Brasileirão e não tenham conseguido a vaga via média de CP estarão automaticamente classificados.

O torneio será disputado no formato Suíço em duas fases: a primeira, com 8 grupos e 4 rodadas. Os quatro melhores 3ºs colocados terão prioridade na classificação para a Série C. Os demais 3ºs, 4ºs e 5ºs colocados serão alocados na Série D, e os times restantes serão distribuídos na Série E.

Destes grupos, o Top 2 será diretamente apurado para a segunda fase, onde os 16 melhores irão brigar pela última vaga na Série A, e as três restantes na Série B, conforme tabela abaixo:

Primeira Fase
Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D Grupo E Grupo F Grupo G Grupo H
1 1 1 1 1 1 1 1
 2 2 2 2 2 2 2
3 3 3 3 3 3 3 3
4 4 4 4 4 4 4 4
5 5 5 5 5 5 5 5
6 6 6 6 6 6 6 6
7 7 7 7 7 7 7 7
8 8 8 8 8 8 8 8
9 9 9 9 9 9 9 9
10 10 10 10 10 10 10 10

 

Participe!

Sim, é basicamente isso que você leu. Queremos a sua participação. Uma das maiores vantagens do Brasileirão é a democracia concedida pelas divisões. Todos os integrantes, independente de série, sempre terão a chance de promoção. E, caso tenha qualquer dúvida, abrimos um canal EXCLUSIVO em nosso Discord para que você pergunte diretamente à organização! Para todas as informações, consulte o Regulamento Oficial.

Também siga-nos nas redes sociais:

Instagram: @brasileiraounite

Twitter: @BrasileiraoUN

Junte seus amigos, forme seu elenco, e não hesite em participar. Conquiste o Futuro. Queremos contar a sua história!

você pode gostar também
Comentários