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Universo Nintendo

Ex-advogado para a The Pokemon Company comenta sobre abordagem da companhia com projetos de fãs

Saiba como a TPC lidava e como ela decidia quais projetos deveria intervir

Temida ao lado da Nintendo quando se trata de jogos feitos por fãs utilizando suas principais IPs, a The Pokemon Company ficou conhecida por intervir e pedir a desistência de alguns projetos relacionados à Pokémon no passado.

Don McGowan, ex-Diretor Jurídico para a The Pokemon Company, concedeu uma entrevista ao Aftermath e comentou quando questionado sobre como era a abordagem da companhia e as tomadas de decisões sobre quais projetos deveriam sofrer intervenções jurídicas:

Eu estaria sentado no meu escritório cuidando dos meus próprios negócios quando alguém da empresa me enviaria um link para um artigo de notícias, ou eu mesmo o encontraria. Eu ensino Direito no Entretenimento na Universidade de Washington e digo isso aos meus alunos: a pior coisa do mundo é quando seu projeto de “fã” ganha [atenção da] mídia, porque agora eu sei sobre você.

Mas isso não é o fim da equação. Você não envia uma notificação de desistência imediatamente. Você espera para ver se eles serão financiados (via Kickstarter ou similar); se eles forem financiados, então é quando você se envolve. Ninguém gosta de processar fãs.

Mais recentemente Palworld se mostrou um sucesso absoluto em vendas, e por ter uma inspiração grande nos monstrinhos da TPC, a marca se manifestou afirmando que investigaria as acusações de plágio. Até o momento, porém, nenhuma medida judicial foi tomada contra o estúdio do jogo.

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